Monday, September 09, 2013

Cookies cítricos de aveia + o livro que terminei de ler

English version

Zesty oaty cookies / Cookies cítricos de aveia

Demorei um pouquinho para começar a ler “Garota Exemplar”, mas quando o fiz não conseguia largá-lo: eu estava com o livro nas mãos a todo momento, mesmo que fossem cinco minutos enquanto o elevador não vinha. Viciei mesmo na história muitíssimo bem escrita de Gillian Flynn. Enquanto lia o livro pensei no quão perfeita Rosamund Pike é para interpretar Amy e no quão errado para o filme é Ben Affleck – gostei bastante de “Argo”, entretanto não acho que Affleck sirva para o papel de Nick Dunne (ou de Bruce Wayne). :S

Se vocês, como eu, são fãs incondicionais da fantástica trilogia Millennium e estão procurando por um livro que os mantenham acordados até as três da manhã deem uma chance a “Garota Exemplar”; E se vocês adoram baking tanto quanto eu e não passam um final de semana sequer sem preparar um bolinho deem uma olhada no livro lindo da Amber Rose – já fiz várias receitas dela e foram todas um sucesso, como estes biscoitos macios de aveia, cheios de raspas cítricas e especiarias – eu os considero uma versão mais gostosa e saudável das famosas barrinhas de cereais.

Cookies cítricos de aveia
um nadinha adaptados do simplesmente maravilhoso Love, Bake, Nourish (comprei o meu aqui)

220g de manteiga sem sal, amolecida
1 ovo grande
90g de farinha de trigo
150g de mel
70g de açúcar demerara
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
½ colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de gengibre em pó
¼ colher (chá) de cardamomo moído
raspas da casca de 1 limão siciliano
raspas da casca de 1 laranja
70g de passas claras
80g de damascos secos, picadinhos
1 pitada de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
140g de aveia em flocos

Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga por uns 2 minutos ou até ficar cremosa. Junte o ovo, bata, e raspe as laterais da tigela – se a mistura parecer talhada, acrescente 1-2 colheres (sopa) da farinha. Bata até a mistura ficar clara e fofa. Com o auxílio de uma espátula, gentilmente incorpore o restante da farinha e todos os outros ingredientes – não misture demais; a massa é molinha mesmo. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por2 horas.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Faça bolinhas com 2 colheres (sopa) niveladas de massa e coloque-as nas assadeiras preparadas deixando 5cm de distância entre uma e outra. Pressione levemente com as costas de um garfo. Asse por 10-12 minutos ou até que dourem nas extremidades.
Deixe esfriar completamente nas assadeiras sobre uma gradinha.

Rend.: cerca de 25

13 comments:

raquel a. said...

Esse livro tá na minha fila eterna de livros pra ler. Comprei depois de ler uma resenha falando que ele era incrível mas antes de cair dentro, preciso me dedicar a uma leitura que estou enrolando desde maio. Já pensei em desistir mas é questão de honra terminar esse livro (isso acontece com você?).

Adorei os cookies!

Beijo!

Susana Machado said...

Que lindas bolachinhas!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

valeria rezende said...

Olá Patricia. Também viciei neste livro, não conseguia larga-lo. Meu marido concorda com vc com relação ao Batman.
Abraços!

Sofia Arcângelo said...

Que bolachinhas apetitosas! Beijinhos :)

Patricia Scarpin said...

Raq, aconteceu com "The Great Gatsby", mas eu parei de me torturar e larguei. Acho que timing é importante nessas coisas (livros, filmes, seriados), então me decidi respeitar o meu timing. :)
Bj, querida!

Valeria, é bom demais, não? Bj!

Cláudia Vasconcelos said...

Olá. Sigo o teu blogue e adoro as receitas, tanto como as fotos e os textos.
Se gostas de ler e ficar presa nas palavras. Se, como eu, pegas num livro que esteja a interessar nem que seja para ler duas linhas, então aconselho o livro "Antes de adormecer" de S. J. Watson. MUITO BOM!
E as cookies... Maravilhosas ;-)
Beijos
Cláudia (Portugal)

Giselle said...

Patricia, tudo bem?
Desculpe, mas vou falar mais de livros =)
Então vc já tinha falado que ia começar esse livro, mas vc deu a sugestão de ler ele no idioma original.
Bom eu terminei meu curso de inglês de 6 anos e fiquei um tempo em contato com o idioma apenas por séries, filmes e alguns textos da internet, peguei pra ler meu primeiro livro em inglês. Se chama A Long Way Down do Nick Hornby (Tu já leu algo dele?). Gosto muito do autor e também pq esse livro está em fase produção para virar filme. Acredito que seja normal a leitura no começo ser meio complicada, e também travo em algumas palavras, ainda mais que Nick é britânico, cheio de referências pop e muito bem humorado com algumas palavras.
Resumindo! Eu adoro o idioma e queria saber se você realmente indica Gone Girl pra ser meu segundo livro em inglês, já que li resenhas que falam que ele no começo é uma leitura bem devagar, só depois que o livro melhora e tal.

Então é isso

Obrigada pela atenção

Giselle

Patricia Scarpin said...

Giselle, desculpas pra quê? Eu gosto muito de falar de livros. :D

Eu li "Gone Girl" em inglês, sim. E achei a leitura bem tranqüila. As primeiras páginas demoram um pouco pra pegar o leitor, mas logo vc se envolve e não consegue mais largar o livro. Acho que vale a pena ler no original, a Gillian Flynn escreve muito bem!

Bj!

Patricia Scarpin said...

Giselle, esqueci de responder: nunca li Hornby, mas uma amiga querida gosta muito.

Bárbara Pustai said...

Tô precisando mesmo ler um livro que me pegue de jeito :) Com certeza vou colocar na minha lista! Um beijo!

Helena Urpia said...

Amo esse blog, na minha humilde opinião ele é simplesmente o melhor da internet. Não sei o que é melhor, as receitas de dar água na boca, fotos maravilhosas ou os comentários pessoais, haha.

Sou apaixonada por cookies e adorei esse, mas tenho umas dúvidas, espero que possa me ajudar.

- Posso usar limão tahiti em vez do siciliano?
- Não tenho gengibre em pó e cardamomo, posso deixar de usa-los ou a receita se alterará significadamente?
- Açucar demerara pode ser substituido por mascavo? Se sim, a mesma proporção?

Obrigado pelas receitas ''maravilindas'' haha. :)

deviagemsa said...

Ai Patrícia, a cada dia que passa amo mais o seu blog! Não só pelas maravilhosas receitas e fotos, mas também pelas indicações de livros e séries que encontro por aqui!
Acabei de ler Garota Exemplar e amei! No início fui bem devagar, mas confesso que por volta da página 100 praticamente devorei o livro, é muito bom!
E hoje comecei a assistir a "Breaking Bad" e já estou adorando!
Beijos!!

Patricia Scarpin said...

Helena, tudo bem? Obrigada pelo carinho! Que bom que vc gosta do blog, fico feliz com isso. :)
Vamos às duas dúvidas:
- pode, sim, usar o limão tahiti
- pode deixar as especiarias de fora, mas o sabor dos biscoitos vai mudar, ok?
- a textura dos dois tipos de açúcar são diferentes. Caso não encontre demerara, use o cristal.

Beijo!

Izabella, obrigada! Que bom que vc gosta dos textos, é sempre bom achar alguém que compartilha dos meus gostos. :D
Comigo aconteceu a mesma coisa, o livro demorou um tiquinho para engrenar mas depois eu não conseguia largá-lo. :D
Depois me conte mais sobre o que achou da minha série favorita, viu? :)
Beijo!

Related Posts with Thumbnails