Já lhes contei sobre o meu amor por bolos simples: eles são gostosos purinhos, com uma xícara de chá no inverno ou com um copo de leite gelado nos dias mais quentes e, com a ajuda de frutas cozidas e sorvete de baunilha ou chantilly podem se tornar sobremesas deliciosas.
Este bolo é bem simples (do jeito de que gosto), entretanto a cobertura de caramelo o transforma em algo ainda mais delicioso: pode até não ser lindo, mas é bem saboroso. Vocês sentirão vontade de raspar a panela depois de espalhar o caramelo sobre o bolo, mas é melhor aguardar alguns minutos – acreditem em mim. :D
Bolo de caramelo
do delicioso Gourmet Today: More than 1000 All-New Recipes for the Contemporary Kitchen
- xícara medidora de 240ml
Bolo:
2 xícaras + 2 colheres (sopa) de farinha para bolos, peneirada – peneire, depois meça (ou substitua por 210g de farinha de trigo comum + 40g de amido de milho)
1 colher (chá) de fermento em pó
¾ colher (chá) de bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) de sal
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara (200g) de açúcar cristal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 ovos grandes, temperatura ambiente
1 xícara (240ml) de buttermilk*
Cobertura de caramelo:
1 xícara (240ml) de creme de leite fresco
½ xícara (88g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
1 colher (sopa) de glucose de milho
1 colher (chá) de extrato de baunilha
Bolo: pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre o fundo com um quadrado de papel manteiga e unte o papel também.
Em uma tigela média, peneire juntos a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal.
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo. Junte a baunilha. Acrescente os ovos, um a um, batendo bem a cada adição e raspando as laterais da tigela. Em velocidade baixa, junte o buttermilk e bata somente até combinar (a mistura pode parecer talhada). Acrescente os ingredientes secos em três adições, batendo até que cada uma delas seja incorporada.
Espalhe a massa na forma preparada e então levante a forma e jogue-a na pia algumas vezes para eliminar as bolhas de ar da massa (esqueci de fazer isso). Asse até que o bolo cresça e doure, 35-40 minutos (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 10 minutos e então desenforme sobre a gradinha. Remova o papel com cuidado e inverta o bolo novamente sobre outra gradinha e deixe esfriar completamente.
Cobertura: coloque o creme de leite, o açúcar mascavo, a glucose de milho e 1 pitada de sal em uma panela grande, de fundo grosso, e leve ao fogo médio, mexendo até dissolver o açúcar. Deixe ferver até que a cobertura atinja entre 98 e 100°C em um termômetro culinário, 12-14 minutos. Retire do fogo, junte a baunilha e derrame sobre o bolo. Deixe secar por pelo menos 30 minutos.
* para fazer 1 xícara de buttermilk: coloque 1 colher (sopa) de suco de limão em uma xícara medidora de 240ml, complete com leite integral em temperatura ambiente e aguarde 10-15 minutos para sorar; use todo o conteúdo da xícara na usa receita
Rend. 8-10 porções – para o bolo, fiz exatamente a receita acima e assei em uma forma redonda de 20cm, de laterais altas; foi a segunda vez que preparei este bolo e da primeira havia sobrado muita cobertura, por isso fiz apenas metade da receita acima (e não demorou quase nada para chegar à temperatura recomendada na receita)
terça-feira, agosto 13, 2013
Bolo de caramelo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
11 comentários:
Está divinal! Que tentação!
Não sei se espero pelo final de semana para o fazer....
beijinhos
Sara
Simplesmente lindo! Que bolinho delicioso!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/
Hummmm Patricia que maravilha esse bolo.Arrasou e me deixou com vontade.Beijos querida.
Ah Patrícia, Patrícia... não sei se você é linda porque sabe fazer bolos ou sabe fazer bolos porque é linda, rsrs...
Beijo meu, do marido e um especial do meu bulldog Frank Pilantra que fica muito feliz quando faço suas receitas que tem frutas, pois sabe que vai ganhar um pedacinho delas durante o preparo ; )
Acho que caramelo é o meu sabor favorito, essa cobertura está sublime :)
Fernanda, que coisa mais querida esse seu comentário! Alegrou o meu dia. <3
Patricia onde encontro o açucar mascavo claro?
qual voce usa?
obrigada beijos
Natalia, uso o Mãe Terra.
Bj!
obrigada :)
bjo
Patrícia...
O que é esse caramelo??? Eu mesma vou responder: o melhor e mais fácil que ja vi no mundo!!
Não consegui parar de comer... e o marido também. E olha que ele prefere quitutes de chocolate :D
Como sempre, obrigada por compartilhar suas delícias.
Beijo,
Virgínia
Oi, Virgínia! Obrigada a você por vir aqui me contar o resultado da receita, adorei saber que foi sucesso aí na sua casa.
Beijo!
Postar um comentário