quinta-feira, agosto 15, 2013

Torta patchwork de morango e maçã

English version

Patchwork strawberry & apple pie / Torta patchwork de morango e maçã

Como se o vício em livros de culinária não fosse suficiente também tenho paixão por revistas de comida – Donna Hay, Gourmet Traveller e a Delicious Australia são as minhas favoritas, mas há outras que adoro e que uso bastante, também. A BBC Good Food sempre vem com receitas deliciosas de gente como Mary Berry e James Martin e as fotos são lindas (recomendo muito uma visita ao site da revista).

Meses atrás uma torta de morango e gooseberry foi publicada e a cobertura de patchwork era super bonita – me lembrou uma torta de morango, água de rosas e avelã que fiz anos atrás. Como gooseberries não existem aqui no Brasil eu as substituí por algo tão azedo e saboroso quanto: uma maçã Granny Smith – o resultado foi excelente.

Torta patchwork de morango e maçã
adaptada da deliciosa Good Food magazine

- xícara medidora de 240ml

Massa:
1 ovo grande, temperatura ambiente, clara e gema separadas
225g de manteiga sem sal, amolecida
1 colher (chá) de extrato de baunilha
¼ xícara (50g) de açúcar cristal
¼ colher (chá) de sal
350g de farinha de trigo

Recheio:
400g de morangos maduros, sem os cabinhos, cortados ao meio ou em quatro partes se forem muito grandes
75g de açúcar cristal
1 maçã Granny Smith grande, descascada, miolo e sementes removidos, picadinha
1 pitada de canela em pó
3 colheres (sopa) de semolina ou farinha de amêndoas

Massa: coloque a gema, a manteiga, a baunilha, o açúcar e o sal no processador de alimentos e pulse até obter uma mistura cremosa. Junte a farinha pulse somente até que uma massa comece a se formar – não bata demais. Transfira para uma superfície levemente enfarinhada e junte a massa com as mãos. Faça duas porções com a massa, sendo uma delas um pouco menor do que a outra, formate cada uma delas em um retângulo. Embrulhe com filme plástico e leve à geladeira por 2 horas.

Enquanto isso, prepare o recheio: coloque os morangos e o açúcar em uma panela larga e cozinhe por 5 minutos, misturando ocasionalmente, até que as frutas soltem seu suco e uma calda comece a se formar. Escorra em uma peneira sobre uma tigela e deixe esfriar completamente (reserve a caldinha para servir com a torta depois).

Unte levemente com manteiga uma forma para torta com fundo removível de 35x10cm. Com o rolo, abra o pedaço maior de massa e forre a forma com ele. Faça furinhos em toda a massa com um garfo e leve ao freezer por 40 minutos.
Pré-aqueça o forno a 200°C e coloque uma assadeira grande, de beiradas baixas, para aquecer. Forre a massa na forma com um pedaço de papel alumínio e encha-o com feijões secos. Asse sobre a assadeira por 15 minutos. Retire do forno, remova os feijões e o papel alumínio e volte a massa ao forno, assando por mais 10 minutos ou até que o fundo esteja dourado. Abra o segundo pedaço de massa e corte quadrados de 4cm nele. Leve à geladeira por 5 minutos.
Espalhe a semolina/farinha de amêndoas no fundo da torta (isso vai ajudar a evitar que a massa fique empapada). Adicione a maçã e a canela aos morangos, misture, e então espalhe sobre a semolina. Arrume os quadradinhos de massa displicentemente sobre o recheio e pincele com a clara de ovo. Cubra as laterais da torna com tiras de papel alumínio (não fiz isso) e volte-a ao forno por 30 minutos ou até que a cobertura da torta esteja dourada e crocante. Sirva morna com chantilly e a calda reservada.

Rend.: 6-8 porções

Um comentário:

Priscila - Receita Esperta disse...

Hummm... que delicia!
Essa torta ficou com um aspecto fantástico.

Beijinhos, Pri
http://receitaesperta.blogspot.com.br/

Related Posts with Thumbnails