terça-feira, agosto 13, 2013

Bolo de caramelo

English version

Caramel cake / Bolo de caramelo

Já lhes contei sobre o meu amor por bolos simples: eles são gostosos purinhos, com uma xícara de chá no inverno ou com um copo de leite gelado nos dias mais quentes e, com a ajuda de frutas cozidas e sorvete de baunilha ou chantilly podem se tornar sobremesas deliciosas.

Este bolo é bem simples (do jeito de que gosto), entretanto a cobertura de caramelo o transforma em algo ainda mais delicioso: pode até não ser lindo, mas é bem saboroso. Vocês sentirão vontade de raspar a panela depois de espalhar o caramelo sobre o bolo, mas é melhor aguardar alguns minutos – acreditem em mim. :D

Bolo de caramelo
do delicioso Gourmet Today: More than 1000 All-New Recipes for the Contemporary Kitchen

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
2 xícaras + 2 colheres (sopa) de farinha para bolos, peneirada – peneire, depois meça (ou substitua por 210g de farinha de trigo comum + 40g de amido de milho)
1 colher (chá) de fermento em pó
¾ colher (chá) de bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) de sal
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara (200g) de açúcar cristal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 ovos grandes, temperatura ambiente
1 xícara (240ml) de buttermilk*

Cobertura de caramelo:
1 xícara (240ml) de creme de leite fresco
½ xícara (88g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
1 colher (sopa) de glucose de milho
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Bolo: pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre o fundo com um quadrado de papel manteiga e unte o papel também.
Em uma tigela média, peneire juntos a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal.
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo. Junte a baunilha. Acrescente os ovos, um a um, batendo bem a cada adição e raspando as laterais da tigela. Em velocidade baixa, junte o buttermilk e bata somente até combinar (a mistura pode parecer talhada). Acrescente os ingredientes secos em três adições, batendo até que cada uma delas seja incorporada.
Espalhe a massa na forma preparada e então levante a forma e jogue-a na pia algumas vezes para eliminar as bolhas de ar da massa (esqueci de fazer isso). Asse até que o bolo cresça e doure, 35-40 minutos (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 10 minutos e então desenforme sobre a gradinha. Remova o papel com cuidado e inverta o bolo novamente sobre outra gradinha e deixe esfriar completamente.

Cobertura: coloque o creme de leite, o açúcar mascavo, a glucose de milho e 1 pitada de sal em uma panela grande, de fundo grosso, e leve ao fogo médio, mexendo até dissolver o açúcar. Deixe ferver até que a cobertura atinja entre 98 e 100°C em um termômetro culinário, 12-14 minutos. Retire do fogo, junte a baunilha e derrame sobre o bolo. Deixe secar por pelo menos 30 minutos.

* para fazer 1 xícara de buttermilk: coloque 1 colher (sopa) de suco de limão em uma xícara medidora de 240ml, complete com leite integral em temperatura ambiente e aguarde 10-15 minutos para sorar; use todo o conteúdo da xícara na usa receita

Rend. 8-10 porções – para o bolo, fiz exatamente a receita acima e assei em uma forma redonda de 20cm, de laterais altas; foi a segunda vez que preparei este bolo e da primeira havia sobrado muita cobertura, por isso fiz apenas metade da receita acima (e não demorou quase nada para chegar à temperatura recomendada na receita)

9 comentários:

Nem acredito que é saudável disse...

Está divinal! Que tentação!
Não sei se espero pelo final de semana para o fazer....

beijinhos

Sara

Susana Machado disse...

Simplesmente lindo! Que bolinho delicioso!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Léia disse...

Hummmm Patricia que maravilha esse bolo.Arrasou e me deixou com vontade.Beijos querida.

Fernanda Antunes disse...

Ah Patrícia, Patrícia... não sei se você é linda porque sabe fazer bolos ou sabe fazer bolos porque é linda, rsrs...
Beijo meu, do marido e um especial do meu bulldog Frank Pilantra que fica muito feliz quando faço suas receitas que tem frutas, pois sabe que vai ganhar um pedacinho delas durante o preparo ; )

Ameixinha disse...

Acho que caramelo é o meu sabor favorito, essa cobertura está sublime :)

Patricia Scarpin disse...

Fernanda, que coisa mais querida esse seu comentário! Alegrou o meu dia. <3

Natalia disse...

Patricia onde encontro o açucar mascavo claro?
qual voce usa?

obrigada beijos

Patricia Scarpin disse...

Natalia, uso o Mãe Terra.
Bj!

Natalia disse...

obrigada :)
bjo

Related Posts with Thumbnails