sexta-feira, janeiro 11, 2013

Brioche recheado com brie e reclamações do Oscar

English version

Brioche with brie / Brioche recheado com brie

As indicações ao Oscar foram anunciadas ontem e, como sempre, há algo de muito errado com elas: Leonardo DiCaprio, um dos atores mais talentosos que já vi nas telas foi ignorado novamente, já que a Academia preferiu fazer o que fizeram com Judi Dench em 1999 e indicar Alan Arkin no lugar de Leozinho – não me entendam mal, eu amei “Argo” mas não preciso ver “Django Livre” (chega logo, 18 de janeiro!) para ter certeza de que a performance de DiCaprio é melhor e muito mais profunda do que a de Arkin – e pra comentar filmes que já vi de fato o vilão de Javier Bardem em “007 – Operação Skyfall” merece aquela vaga de ator coadjuvante muito mais do que Arkin.

Bem, eu e minhas reclamações do Oscar – isso nunca vai mudar. :) Entretanto, há algo de que não poderia nunca me queixar: as receitas de Paul Hollywood – são todas ótimas! Vocês não acreditariam no quanto este brioche é fofinho e delicioso, e não se preocupem se não tiverem brie ou outro queijo em casa para rechear os pãezinhos: o brioche é tão fantástico que vale a pena fazê-lo puro – e é claro que sempre dá pra espalhar uma geléiazinha nele ainda morninho. ;)

Brioche recheado com brie
um nadinha adaptado do absolutamente maravilhoso How to Bake (comprei o meu aqui)

- xícara medidora de 240ml

500g de farinha para pães + um pouco extra para polvilhar (usei farinha de trigo comum)
1 ¼ colheres (chá) de sal
¼ xícara (50g) de açúcar cristal
10g de fermento biológico seco
140ml de leite integral morno
5 ovos médios*
250g de manteiga sem sal, bem molinha
250g de queijo brie, cortado em 12 pedaços iguais
1 ovo, ligeiramente batido com um garfo, para pincelar

Coloque a farinha na tigela grande da batedeira (você vai usar o batedor em formato de gancho). Coloque o sal e o açúcar sobre a farinha de um lado da tigela e o fermento do lado oposto. Junte o leite e os ovos e misture em velocidade baixa por 2 minutos. Passe para a velocidade média e misture por 6-8 minutos ou até que uma massa macia e elástica se forme. Junte a manteiga e continue misturando por mais 4-5 minutos, raspando as laterais da tigela periodicamente para garantir que a manteiga se incorpore completamente à massa – esta será bem molinha. Cubra a tigela com filme plástico e leve à geladeira por uma noite ou por pelo menos 7 horas – assim a massa ficará firme o bastante para ser moldada.
Forre uma assadeira grande, de beiradas baixas, com papel alumínio.
Tire a massa de brioche da geladeira e transfira para uma superfície levemente enfarinhada. Sove 3-4 vezes e então divida em 12 porções iguais. Faça uma bolinha com cada porção, rolando-a sobre a pia com a mão em concha rapidamente. Abra um buraquinho na massa e coloque o pedaço de brie. Feche as pontas para selar o queijo dentro do brioche e role-o nas mãos para arredondar. Repita o procedimento com a massa restante e tente fazer isso rapidamente pois a massa fica bem grudenta em temperatura ambiente.
Coloque as bolinhas na assadeira preparada deixando um espaço entre elas. Cubra com um pano de prato limpo e seco e deixe crescer por 2 horas.
Pré-aqueça o forno a 190°C.
Pincele os brioches com o ovo batido e asse por 15-20 minutos ou até que dourem bem. Sirva morninhos.

* eu só tinha ovos do tipo grande em casa e usei 4; ao notar que a massa estava meio seca, adicionei o 5º ovo

Rend.: 12 unidades

9 comentários:

tatiane disse...

Pat, que coincidência, tava com a página aberta aqui fuçando o How to Bake, agora vejo seu lindo brioche - acho que a compra já está decidida!
beijão

Monica Uehara disse...

Nossa, Patricia! Estes brioches devem ser tudo de bom mesmo. Parecem super macios. Adorei a receita.

Quéroul disse...

total promissor esse briochinho, hein? com brie ainda, hummm...

pois bem, tô na fúria baixação-de-filmes-da-maratoninha-do-oscar.
tô de mudança, não sei como vai ser a net pra onde vou, não sei como serão meus dias, mas tenho certeza que preciso ver os filmes concorrentes (e os das demais categorias). tô criando até coragem pra ver coisas como Lincoln e Les Misérables, que eu sempre sempre tenho preguiça de coisas épicas, coisas de Spielberg da atualidade, e coisas de Hooper, que né...

não aguento essa esnobação pro Leozinho, sabe, qual o problema, Hollywood? o mesmo se aplica ao Tarantas.

dia 24 de fevereiro é nóis nos comentários pertinentes no feici, né? :)

Su Delícia disse...

Estão lindos!
beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt

Unknown disse...

Parecem deliciosos! Vou fazer!

Sofia disse...

As suas receitas são maravilhosas.

Parabéns!

Unknown disse...

Meu Deus, como eu demorei tanto tempo assim pra descobrir esse blog? Vim aqui por meio de um link no blog 2beauty, e em menos de 24 horas to ficando louca! Acabei de fazer uma receitinha sua (é de 2009 acho, biscoito amanteigado de pecã, mas usei amêndoa pq eu já tinha). Sério, parabéns pelo blog, vc é a melhor inspiração culinária que eu já tive.

. disse...

Verdade. Seguem ignorando Leozinho, Leozinho segue sendo fabuloso. Tá envelhecendo bem demais, escolhendo coisas interessantes à beça (gostei muito dele em "Inception" e "Os infiltrados". Em "Ilha do Medo" também).

Agooora, esse pãozinho... ain, tô muito preguiçosa nesse período de horário de trampo trocado, dá uma dor no coração ter preguiça de mexer com cozinha, mas dia 21 entro de férias e tudo vai mudar.

Beeeijo!

Patricia Scarpin disse...

Tati, esse livro é maravilhoso!
Beijo, querida!

Queroul, amore, eu sou oldschool e gosto de ver na tela do cinema, mesmo, então vou esperar as estréias (mas ódio por demorar tanto!). Hooper = medo. Hooper + musical = fujam para as montanhas!
E boa mudança, dear - só fico triste por causa do nosso café. :(
xx

Isadora, muito obrigada! Fico feliz sabendo que está gostando do blog, seja bem-vinda!
Bj!

Deh, querida, concordo tanto contigo. Ele faz boas escolhas desde sempre, né? "Diário de Um Adolescente" - qual ídolo teen (que ele foi um dia) toparia algo tão complexo? E com beijo gay? Afe, adoro esse menino. :)
Beijão!