sábado, janeiro 05, 2013

Torta caprese al limone

English version

Torta caprese al limone

Que eu não resisto a docinhos com limão siciliano vocês já sabem, por isso não é surpresa nenhuma esse bolo ter fisgado a minha atenção no momento em que o vi: não somente porque eu queria usar o chocolate branco da despensa mas também porque bolos feitos com farinha de amêndoa sempre ficam bem úmidos e macios, e este não é exceção – e já que as amêndoas moídas substituem a farinha de trigo nesta receita o bolo, além de delicioso, não contém glúten.

Torta caprese al limone
um nadinha adaptada da preferida de sempre Delicious - Australia

160g de manteiga sem sal, picada
160g de chocolate branco, picado
4 ovos, gemas e claras separadas
170g de açúcar cristal
raspas da casca de 2 limões sicilianos grandes
4 colheres (sopa) de suco de limão siciliano
1 colher (chá) de extrato de baunilha
280g de farinha de amêndoas
1 pitada de sal
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 200°C. Unte com manteiga uma forma redonda de 20cm, forre o fundo com um círculo de papel manteiga e unte o papel também.
Coloque a manteiga e o chocolate branco em uma tigela refratária média e leve ao banho-maria, em fogo-baixo, sem deixar que o fundo da tigela toque a água, e vá mexendo ocasionalmente até que derretam. Retire do fogo e deixe esfriar por 5 minutos.
Na batedeira, com o batedor de arame, bata as gemas e o açúcar até que a mistura engrosse e fique bem clara. Junte as raspas e o suco de limão e a baunilha, batendo para incorporar. Com uma espátula, misture a farinha de amêndoa e a mistura de chocolate. Reserve.
Usando o batedor bem limpo e seco e uma tigela limpa e bem seca, bata as claras e o sal na batedeira até obter picos firmes. Com uma espátula, incorpore metade das claras em neve à massa do bolo, misturando gentilmente de baixo para cima. Incorpore o restante das claras da mesma forma. Transfira para a forma preparada. Asse por 10 minutos e então abaixe a temperatura do forno para 160°C. Asse por mais 45-50 minutos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo. Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha. Inverta o bolo com cuidado, remova o papel, e então transfira para um prato de servir. Polvilhe com o açúcar de confeiteiro. Sirva com chantilly, se quiser.

Rend.: 6-8 porções

8 comentários:

Entre Tachos e Sabores disse...

Que bolinho bom! Agora comia uma fatia:)

beijinhos,
Joana

Joana (Palavras que enchem a barriga) disse...

Eu também adoro o sabor do limão :D

Beijinhos e bom fim-de-semana! :D

Anônimo disse...

Oi Patricia, faz tempo que me sinto em dívida contigo pelas receitas ótimas que vc posta e que me fizeram ter gosto outra vez por fazer sobremesas, então fiz esse post aqui linkando vc http://cincomundosedoishemisferios.blogspot.com/2013/01/tudo-tem-uma-historia-ate-biscoitinhos.html

Obrigadinha de verdade
Rosa Lopes

Unknown disse...

Olá, olá...

Passei para ver as novidades e deparei-me com esta preciosidade, que aparente ser deliciosa!!! Tenho que experimentar!!!

Voltarei em breve...

Tudo de bom...

Natália Goldberg disse...

Tenho me surpreendido muito com receitas sem gluten, elas são saborosas e fáceis de fazer. Sem contar a leveza né :)

Lindo bolo

Roberta disse...

Onde eu encontro farinha de amêndoas?

Patricia Scarpin disse...

Roberta, eu compro na Barra Doce, em Moema, mas o Richie ensina a fazer em casa: http://acozinhacoletiva.blogspot.com.br/2012/10/bolo-de-limao-amendoas-e-polenta-da.html

Vitoria L disse...

EU compro farinha de amendoas no Natural da Terra do brooklin, mas acredito que todos tenham, fica na geladeira junto com queijos e iogurtes.