domingo, janeiro 13, 2013

Mini brownies com cereja

English version

Cherry brownie bites / Mini brownies com cereja

Acabei de ver (provavelmente pela 15ª vez) "Curtindo a Vida Adoidado" e é bem possível que eu assista a esse filme algumas vezes mais nos próximos anos: é super divertido, além de ser um clássico. Adoro filmes clássicos (a maioria deles) e adoro sobremesas clássicas como brownies, que são um clássico americano e muito populares no Brasil hoje em dia. Esta versão pequenina, além de ser deliciosa com os pedacinhos de cereja, ficou tão bonitinha! E ao usar forminhas de silicone os brownies são facilmente desenformados e acaba a preocupação de cortar quadradinhos perfeitos.

Mini brownies com cereja
do delicioso Rose's Heavenly Cakes

- xícara medidora de 240ml

55g de cerejas secas, picadas grosseiramente
½ colher (sopa) de rum escuro
½ xícara + 1 colher (sopa) - 127g - de manteiga sem sal
55g de chocolate amargo ou meio-amargo – usei um com 53% de cacau
1/3 xícara (33g) de cacau em pó, sem adição de açúcar, de preferência alcalinizado
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
2 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
55g de cream cheese, temperatura ambiente
1/3 xícara (47g) de farinha de trigo
1 pitada de sal

Coloque as cerejas em um potinho e misture o rum. Deixe curtir por 1 hora.
Pré-aqueça o forno a 165°C. Separe 14 forminhas de silicone com capacidade para ¼ xícara (60ml) cada e unte levemente com manteiga – usei forminhas de silicone e desenformei os brownies facilmente; eles são bem úmidos por isso acho que daria trabalho desenformá-los inteiros usando forminhas de metal.
Coloque a manteiga e o chocolate em uma tigelinha refratária e leve ao banho-maria, mexendo ocasionalmente até derreter. Transfira para a tigela grande da batedeira. Junte o cacau, bata em velocidade média para incorporar e adicione o açúcar, batendo até homogeneizar. Junte os ovos e a baunilha. Acrescente o cream cheese e bata até que somente pedacinhos minúsculos do ingrediente apareçam na massa. Junte a farinha e o sal misture apenas até umedecer completamente a farinha. Escorra as cerejas e acrescente-as à massa.
Encha as forminhas até ¾ de sua capacidade e alise a superfície. Asse por 12-15 minutos ou até que os brownies firmem – a massa estufa e cresce um pouquinho acima da beirada das forminhas e abaixa levemente enquanto esfria.

Rend.: 14 unidades – fiz exatamente a receita acima usando forminhas com capacidade para 3 colheres (sopa) de massa e consegui 19

6 comentários:

disse...

Oi Patricia!

Será que consigo fazer esses brownies em forminhas para cupcake? Minha forma de cupcake é anti aderente, o q vc acha q dá mais certo?
Amo suas receitas

bjos

Patricia Scarpin disse...

Gé, acho que se vc untar bem e enfarinhar consegue - mas não garanto, porque eles são bem molinhos... :S
Bj!

Sam Nicoli disse...

Fiquei realmente com água na boca, testarei essa semana, com a maior certeza! Só uma perguntinha, no livro é falado alguma coisa sobre a substituição do cream cheese? Será que se eu usar só manteiga dá muita diferença?

Patricia Scarpin disse...

Sam, vai dar diferença, sim, pois o cream cheese é que deixa os brownies bem úmidos.

Julia disse...

É.. aqui só terei que fazer sem as cerejas, ou usar as em calda mesmo. O kg da cereja seca por aqui é mais que R$180..... =/
Acha que dá para fazer em forminhas de papel para cupcake?

Beijos!

Patricia Scarpin disse...

Julia, que horror esse preço! Onde vc mora?
Acho melhor não usar forminhas de papel pois o brownie vai grudar nelas.
Bj!