segunda-feira, janeiro 21, 2013

Bolo mármore de sour cream com cobertura de chocolate branco

English version

Marbled sour cream pound cake with white chocolate icing / Bolo mármore de sour cream com cobertura de chocolate branco

Um tempo atrás nomeei Flo Braker e Lisa Yockelson as Rainhas dos Pound Cakes e agora tenho que adicionar um outro nome àquela ótima lista: Alisa Huntsman, quem para mim já era a Rainha dos Bolos de Camadas, também arrasa em outros campos e seus pound cakes têm se tornado favoritos meus, não só por serem absurdamente macios e deliciosos mas também porque as receitas de pound cakes dela deste livro maravilhoso rendem mais de um bolo e para mim isso é sempre um bônus. :)

Já fiz muitos bolos mármore e sempre achava que a parte de chocolate ficava um tiquinho ressecada, mas não neste bolo: ele é simplesmente perfeito e pra ser bem sincera com vocês a cobertura nem é tão necessária assim.

Bolo mármore de sour cream com cobertura de chocolate branco
bolo do absolutamente delicioso Desserts from the Famous Loveless Cafe e cobertura do igualmente fantástico Martha Stewart's Baking Handbook

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
200g de manteiga sem sal, amolecida
1 ¾ xícaras (350g) de açúcar cristal
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
3 ovos grandes
3 gemas grandes
2 ¼ xícaras (315g) de farinha de trigo
¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
2/3 xícaras de creme azedo (sour cream)*
85g de chocolate meio-amargo, derretido e ligeiramente frio

Cobertura:
¾ xícara (105g) de açúcar de confeiteiro, peneirado
2 colheres (sopa) de leite integral, temperatura ambiente
65g de chocolate branco, derretido e frio

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga duas formas de bolo inglês de 20x10x5cm, forre com papel manteiga e unte o papel, também.
Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a baunilha até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos inteiros e as gemas em duas ou três adições, raspando as laterais da tigela após cada uma delas. Bata para incorporar. Peneire a farinha, o bicarbonato e o sal sobre a massa, junte o creme azedo e misture delicadamente com uma espátula de silicone até que a massa esteja homogênea.
Separe 2 xícaras da massa em outra tigela e acrescente a ela o chocolate, misturando para incorporar. Coloque porções de ambas as massas nas formas preparadas, alternando os sabores. Com uma faca sem ponta ou palito de churrasco, misture levemente as massas para criar o efeito marmorizado. Asse por cerca de 45 minutos ou até que os bolos cresçam e dourem (faça o teste do palito). Deixe esfriar nas formas sobre uma gradinha por 5 minutos e então desenforme, com bastante cuidado. Remova o papel e deixe os bolos esfriarem completamente sobre a gradinha.
Cobertura: em uma tigelinha, junte o açúcar de confeiteiro e o leite e misture – a consistência deve parecer a de creme de leite fresco. Junte o chocolate e misture até obter uma cobertura homogênea – se ficar muito fininha, junte mais açúcar – 1 colher (sopa) por vez – e se ficar muito espessa, junte mais leite – 1 colher (chá) por vez. Imediatamente espalhe sobre o bolo já frio.

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte o creme fica bem cremoso – leve à geladeira para ficar mais espesso ainda)

Rend.: 2 bolos, cada um servindo 6 porções

11 comentários:

Ana Claudia disse...

Que delicia de bolo...
Beijinhos, boa semana

Tertúlia da Susy disse...

Oi, adoro tudo o que leva chocolate branco.
Kiss, Susy

Mafalda disse...

Esta com um aspecto super fofo... :)
Bjs e boa semana

Aim'Art disse...

Também fiz bolo mármore mas mais simples por não ter eletricidade e por conseguinte batedeira... Beijinhos e abraços,

Bárbara Coelho disse...

Por ir sour cream, esse bolo fica com gosto azedinho? Pq, se ficar, acho que nem coloco o chocolate haha

Ronize disse...

Aiiiii

Amo bolo Mármore, mas confesso que ainda não tenho a minha preferida.
Quem sabe não vira essa?

beijos

Patricia Scarpin disse...

Bárbara, não fica com gosto azedinho, não - o sour cream deixa a massa bem macia e úmida.
Bj!

Anônimo disse...

Patrícia,

Tenho dificuldade em encontrar creme de leite fresco, funciona com o de caixinha?

Roberta.

Patricia Scarpin disse...

Roberta, eu acho que o de caixinha não talha com o suco de limão. Não sei, só testando mesmo.

Anônimo disse...

Oi Patrícia. Vou fazer essa receita agora a tarde. Seria ótimo se conseguisse a resposta. Como você falou que ao final são dois bolos, isso é muito para mim e o marido. Vou fazer metade da receita. Eis então que surge a dúvida: Como dividir 3 ovos?? Rsrs.. Adoro esse blog!!! Beijão

Patricia Scarpin disse...

Oi, Anônimo,
Eu divido assim: quebro o ovo em uma tigelinha, bato levemente com um garfo e uso metade da mistura.
Bj!

Related Posts with Thumbnails