terça-feira, janeiro 15, 2013

Bolo de amêndoa e laranja - um bolo ótimo + música idem

English version

Orange almond cake / Bolo de amêndoa e laranja

Um dos melhores filmes que vi ano passado foi “Loucamente Apaixonados” – Anton Yelchin é uma coisa fofa (eu o vi pela primeira vez no ótimo “Huff”, se não estou enganada) e fiquei muito tocada com a história de amor do filme; além disso, a trilha sonora é absolutamente linda e há duas canções que não consigo parar de ouvir – sem contar que a última tem um dos clipes mais lindos que já vi. Estão vendo? Não descubro boa música somente comprando sapatos – isso acontece também de maneiras mais tradicionais. :)

De um dos melhores filmes para um dos melhores bolos: este bolo de laranja, apesar de simples, é muito, muito delicioso: absurdo de tão macio, úmido por causa da farinha de amêndoas e cítrico na medida, se tornou um dos meus favoritos – não fiquei muito contente com a quantidade de louça para lavar após o preparo, mas uma fatia do bolo me convenceu de que havia sido tudo por uma ótima causa. :D
Vocês podem usar o suco de laranja que sobrar para fazer uma caldinha para o bolo, mas eu realmente acho desnecessário nesse caso.

Bolo de amêndoa e laranja
um tiquinho adaptado do lindo Italian Home Cooking: 125 Recipes to Comfort Your Soul

1 ¼ xícaras (175g) de farinha de trigo
2 ½ colheres (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
1 ¾ xícaras (175g) de farinha de amêndoas
3 ovos grandes, claras e gemas separadas
¼ colher (chá) de cremor tártaro
1 ½ xícaras (300g) de açúcar cristal, uso dividido
2 ovos inteiros
½ xícara (120ml) de óleo de canola
raspas da casca de 2 laranjas grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
¼ colher (chá) de extrato de amêndoa (opcional)
¾ xícara (180ml) de suco de laranja espremido na hora, com a polpa, temperatura ambiente
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma de furo central (tipo Bundt) com capacidade para 12 xícaras de massa.
Em uma tigela grande, misture com um batedor de arame a farinha de trigo, o fermento e o sal. Misture a farinha de amêndoa. Reserve.
Na tigela grande da batedeira coloque as 3 claras e o cremor tártaro. Bata até que as claras comecem a espumar e então junte ¾ xícara (150g) do açúcar aos poucos, batendo até obter uma mistura espessa e brilhante. Transfira para outra tigela.
Usando a mesma tigela em que bateu as claras, junte as 3 gemas, os ovos inteiros, o óleo, os ¾ xícara de açúcar restantes, as raspas de laranja e os extratos de baunilha e amêndoa. Bata em velocidade alta por 3 minutos, até que clareie bem. Com a batedeira em velocidade baixa, junte o suco e bata por mais 1 minuto. Com uma espátula de silicone, incorpore gentilmente os ingredientes secos. Faça o mesmo com as claras, em três adições.
Transfira a massa para a forma preparada e asse por 35-40 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha, por 20 minutos, e então desenforme com jeitinho sobre a gradinha. Deixe esfriar completamente.
Polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir.

Rend.: 8-10 porções

14 comentários:

Preguiça ;-) disse...

Gosto muito de bolos de laranja.
Nunca vi o filme mas vou ver se encontro no videoclube.

Mafalda disse...

que bolo com aspecto maravilhoso...
beijinhos

Joana (Palavras que enchem a barriga) disse...

Realmente o bolo parece delicioso :D

Beijinhos :D

Renata disse...

Patrícia, e não é que eu (que sempre leio seu blog, apesar de não comentar), vim parar aqui justamente pra ver se você tinha alguma receita de bolo de laranja "com cara de macio, porém úmido", de preferência com amêndoas? Ah, que coincidência boa... estou com desejos quase grávidos desse bolo. Exatamente esse =)

Mariel disse...

Oi Patricia!
O bolo parece uma delícia, mas ainda não testei a receita!
Li o q vc escreveu sobre o filme e tive que vir comentar!! Vi esse filme há algumas semanas, e é realmente um dos mais lindos que já vi...principalmente considerando a trilha sonora!
Adorei ler suas impressões sobre ele!
Bjs!

Susana Machado disse...

Que belo bolinho!!! Assim simples tem um ar bem delicioso!
Um beijinho
http://sudelicia.blogspot.pt/

Anônimo disse...

Um dica que pode ajudar: pode substituir o cremor tártaro por vinage (1 c. sopa p/ 4 claras) - o efeito é o mesmo. Se alguém puder me responder: posso trocar a farinha de amêndoas por farinha de castanha do pará? Alguém já testou?
Obrigada!
Lala.

Mari disse...

Num acredito que a gente fez bolo de amêndoa e laranja no mesmo dia!! Só que a receita que usei é um pouquinho diferente... Eu estava ali deliciando o bolo com a geléia de cereja e ameixa (que há meeeeses eu estava esperando a época de ameixa pra fazer). Delícia!!! Vou experimentar essa receita depois. Bjos!!!

Mayra disse...

Patrícia,

Adoro seu blog e já descobri vários outros blog ótimos através do seu!

Vejo que você compra muito livro pela amazon. Mas você compra ingredientes também? Pergunto isso porque estou querendo comprar evaporated milk para uma receita da torta da Minny do filme Histórias Cruzadas. Essa aqui desse link:
http://m.commercialappeal.com/news/2011/aug/10/help-ing-hands/#comments

Achei receitas para substituir mas não achei nenhuma que ficasse boa! Você tem algum vendedor para indicar? Ou alguma ideia para substituir? Obrigada! Bjus

Patricia Scarpin disse...

Renata, espero que vc goste do bolo!
Beijo!

Mariel, que bom que vc gostou de ler o post, eu fiquei realmente encantada com esse filme.
Beijo!

Lara, eu acho que ficaria bem gostoso com farinha de castanha do Brasil.
Bj!

Mari, querida, olha só a nossa sintonia! ;)
Beijo!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Mayra! Tudo bem?
Compro livros, sim, pela Amazon, mas é só. Produtos por lá eu só compro quando vou pros EUA, e os trago na mala. Será que vc não encontra leite evaporado importado na Casa Sta. Luzia?
Bj!

Roberta disse...

Pat, que bolo delicioso! Fiquei com ele na memória por dias, e quando marido apareceu com uma oferta de fazer um bolo pra hoje, não pensei duas vezes no meu eleito.
Fácil de fazer, molhadinho, e com um gosto de laranja bem pronunciado, como eu gosto.
Sempre sei que as receitas do teu blog vão ser infalíveis e sempre as sigo a risca.

Beijo

Neyara disse...

Que bolo delicioso! Fiz ontem e amei, realmente compensa a quantidade de louça pra lavar. Só acho que você tem que alterar o rendimento para duas porções. :D
Beijos,

Patricia Scarpin disse...

Roberta, AMEI saber do bolo! Menina, que notícia ótima! E obrigada pelo comentário tão querido.
Beijão!

Nê, querida, tô rindo aqui do teu comentário - totalmente concordo. Adorei saber que vc fez o bolo. Beijo!

Related Posts with Thumbnails