quarta-feira, janeiro 23, 2013

Biscoitos de chocolate ao leite com recheio de Ovomaltine

English version

Milk chocolate cookies with malted cream / Biscoitos de chocolate ao leite com recheio de Ovomaltine

Se não estou enganada – e mais de 6 anos de blog podem confundir a cabeça de alguém, acreditem – a primeira vez em que ouvi falar da revista “Food and Wine” foi ao assistir à primeira temporada de “Top Chef”, quando Gail Simmons foi apresentada. Ultimamente tenho usado as receitas da revista com certa regularidade e se vocês não conhecem o site deles dêem uma olhada: há centenas de ótimas receitas lá, e estes biscoitos são uma delas – só tomem cuidado para não comer todo o recheio antes de montarem os biscoitos. ;)

Biscoitos de chocolate ao leite com recheio de Ovomaltine
um nadinha adaptados da sempre deliciosa “Food and Wine”

- xícara medidora de 240ml

Biscoitos:
¾ xícara (170g) de manteiga sem sal, amolecida
½ xícara (88g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
½ xícara (100g) de açúcar cristal
170g de chocolate ao leite, derretido e ligeiramente frio
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
1 ¾ xícaras (245g) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de cacau em pó, sem adição de açúcar
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/8 colher (chá) de sal

Recheio:
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida
½ xícara de Ovomaltine (usei o com flocos crocantes)
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 ¾ xícaras (245g) de açúcar de confeiteiro, peneirado

Em uma tigela grande, usando a batedeira, bata a manteiga e os açúcares até obter uma mistura cremosa e homogênea. Junte o chocolate e a baunilha e bata para incorporar. Em uma tigela pequena, com um batedor de arame, misture a farinha, o cacau, o bicarbonato e o sal. Com a batedeira em velocidade baixa, junte os ingredientes secos e bata somente até incorporar. Embrulhe a massa em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos – enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180°C e forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Coloque a massa entre dois pedaços de papel manteiga e abra com um rolo até obter a espessura aproximada de 6mm. Coloque a massa sobre uma forma e leve ao freezer por 7 minutos. Com um cortador redondo de 5cm, corte círculos de massa e coloque-as nas assadeiras preparadas, deixando 2,5cm de distância entre um e outro. Leve a assadeira à geladeira por 10 minutos. Junte a massa restante, leve à geladeira por 10 minutos e então abra com um rolo para cortar mais biscoitos – quanto mais gelada a massa estiver mais fácil vai ser cortar os biscoitos.
Asse os biscoitos (uma assadeira de cada vez, mantendo a outra na geladeira) por cerca de 10 minutos ou até que estejam secos na superfície (a massa perde o brilho). Retire do forno e deixe esfriar completamente na assadeira sobre uma gradinha.
Recheio: em uma tigela média, usando a batedeira, bata a manteiga e o Ovomaltine em velocidade média até obter uma mistura cremosa e clara, cerca de 3 minutos – a minha mistura estava meio seca, por isso adicionei 1 colher (sopa) de creme azedo (se eu tivesse creme de leite em casa teria usado). Junte a baunilha e o açúcar de confeiteiro e bata até obter um creme claro e fofo. Transfira o creme para um saco de confeitar com um bico de pouco mais de 1cm e coloque porções de recheio no centro de metade dos biscoitos. Feche com a outra metade, formando biscoitos recheados, e aperte gentilmente no centro para espalhar o recheio – eu usei uma cookie scoop pequenina para colocar bolinhas de recheio no centro de cada biscoito, e acho que uma colherinha é mais prática do que usar o saco de confeitar.

Rend.: cerca de 2 ½ dúzias de biscoitos recheados – usei um cortador quadrado de 4cm e consegui 28 unidades

7 comentários:

Su Delícia disse...

Que lindos!!!! Levo uns quantos!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt

Bárbara Pustai (O Mundo na Cozinha) disse...

Que coisa mais linda! Eles são ótimos também pra dar de lembrança (pelo menos eu gostaria de ganhar haha). Adorei!

Chef de Algibeira disse...

Ai..ai..ai... Que maravilha é esta???? Adoro.. ;)
Beijinhos

Fernanda Amarante disse...

Ai, que delícia!!! Estou me controlando para não ir correndo pra cozinha fazer! Amo biscoitos... O perigo é sempre eu comer tudo sozinha e não sobrar pra ninguém!

CRISTIANE LARA disse...

Paty, tudo bem ? Esses biscoitos estão fofos demais, menina ! rs Que lindos ! Sempre tenho Ovomaltine aqui em casa. Vou fazê-los também. Bjs

Unknown disse...

Lindos e deliciosos demais... são a cara do meu marido e minha filha, rsrsrs. Bjinhos

Neyara disse...

Futuro lanche do molequinho tá garantido! Até lá, a mãe dele, no caso, eu, vai testar. :D