Comprei um saquinho de maracujás perfumados para preparar o sorvete de maracujá da Tessa Kiros, mas como ainda não tinha dado conta de terminar o sorvete de cheesecake de morango tive de achar outro uso para as frutas. Lembrei da minha amiga querida Ana, com quem eu conversara sobre o livro certa vez: contei a ela que comprara o livro mas que ainda não havia cozinhado nada dele, e isso me deixava desapontada. “Você tem que dar outra chance ao livro, é ótimo!”, ela disse. Pensei na nossa conversa e em seguida me lembrei do bolo lindo de maracujá que ela fizera um tempo atrás. Bingo!
Adoro quando uma coisa boa leva a outra – uma perfeita linha de raciocínio. :)
Bolo de maracujá com sementes de papoula
adaptado do Flour: Spectacular Recipes from Boston's Flour Bakery + Cafe, inspirado no bolo da Ana
- xícara medidora de 240ml
Bolo:
2 xícaras (240g) de farinha para bolo*
¾ colher (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
½ xícara + 3 colheres (sopa) - 156g - de manteiga sem sal, derretida e ainda morna
¼ xícara (60ml) de creme de leite fresco, temperatura ambiente
1 colher (chá) de extrato de baunilha
4 ½ colheres (sopa) de polpa de maracujá, sem sementes
3 colheres (sopa) de sementes de papoula
4 ovos grandes
1 ¼ xícaras (250g) de açúcar refinado
Cobertura de maracujá:
½ xícara (70g) de açúcar de confeiteiro, peneirado
1-2 colheres (sopa) de polpa de maracujá, sem sementes
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma de bolo inglês de 22,5x12,5cm**, forre com papel manteiga e unte o papel também.
Em uma tigela média, peneire juntos a farinha, o fermento e o sal. Reserve.
Em uma tigela grande, misture com um fuê a manteiga, o creme de leite, o extrato de baunilha, a polpa de maracujá e as sementes de papoula – a mistura deve ter consistência espessa, porém ainda líquida – se estiver muito espessa reaqueça até que a manteiga derreta novamente.
Na tigela grande da batedeira, bata os ovos e o açúcar em velocidade média por 4-5 minutos ou até obter um creme claro e fofo. Com o auxílio de uma espátula de silicone, misture os ingredientes secos à mistura de ovos, mexendo gentilmente, de baixo para cima, somente até combinar os ingredientes. Junte ¼ da mistura de ovos à mistura de manteiga, misturando gentilmente para deixá-la mais leve. Acrescente o restante da mistura de ovos e misture até incorporar tudo. Despeje a massa na forma preparada e asse por cerca de 1 hora ou até que o bolo cresça e doure bem (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por pelo menos 30 minutos. Desenforme com cuidado sobre a gradinha e deixe esfriar completamente.
Prepare a cobertura: em uma tigelinha, misture o açúcar de confeiteiro e a polpa de maracujá até homogeneizar. Despeje sobre o bolo e deixe secar por pelo menos 20 minutos antes de servir.
O bolo pode ser guardado embrulhado em plástico por até 3 dias em temperatura ambiente.
* farinha para bolos caseira: retire 2 colheres (sopa) de 1 xícara (140g) de farinha de trigo comum e adicione 2 colheres (sopa) de amido de milho
** fiz exatamente a receita acima usando uma forma de bolo inglês de 20x9cm
Rend.: 8 porções
24 comentários:
Lindo esse bolo de maracujá, mas as papoulas que dão um toque especial, nunca vi por aqui e creio ser difícil encontrar!
Mesmo assim anotei a receita, pois parece delicioso!
ficou divinal Patrícia!
bem que marchava agora uma fatia maravilha!
Oi Paty
Tudo bem por ai? Lindo bolo, como sempre....
Mas, você já não havia preparado essa receita? Eu costumava fazer esse bolo (quando ainda vendiam sementes de papoulas por aqui..) com base em um livrinho da Claudia Cozinha, e ficava maravilhoso!
Estou saindo de férias e um dos itens de minha listinha é sementes de papoula rsrsrs... Fora a minha Kitchen aid vermelha;)
Beijos
Paty Vieira
Patrícia,
As fotos estão maravilhosas!! E o bolo certamente delicioso! Imagino que vc tenha comprado a semente de papoula fora do Brasil, pois há muito que não encontro aqui em Curitiba... Vou reproduzir a receita sem as sementes mas que é frustante, é!! Adoro estas sementinhas...
marlene
Puxa, é um bolo lindo de tudo!
Mas como todo mundo, tô sem saber onde comprar as sementes de papoula.
No mercadão me disseram que a venda ta proibida, onde você encontra?
Beijos!
Ahhhhhh, so cute esse bolo!!
Apaixonei...S2
Beijos e parabéns pelo blog :)
Estou desejosa de receber maracujás prometidos e este lindo bolo lembra-me que tenho que ir em busca das sementes perdidas :)
Que bolo lindo.... Deve ter ficado delicioso com o toque de maracujá! Adorei! Beijos, Cecilia
Que bonito.. adoro bolos com semente de papoila, o sabor é optimo mas as imagens ficam sempre tão lindas.. adoro as pintinhas :) beijos
Que lindo!!!
Vou tentar fazer! Pois tenho as sementes de papoula, o maracujá e também tenho uma dúvida!
Adiciona 2 colheres de amido a cada 1 xícara ou apenas em 1 xícara??
Parabéns pelo site, pelas receitas e lindas fotos!!
Saudosas papoulas! Essa cobertura açúcarada está um convite para passar o dedo (é, eu não cresci)
beijão
Oi, xará!
Fiz um bolo de maracujá com sementes de papoula há bastante tempo, mas não ficou parecido com esse não. Esse aqui ficou mais gostoso! :D
Beijo, querida!
Patricia, acabei de chegar no seu blog e já posso dizer que estou completamente in love por ele. *rs
Lindo de ver!! engorda só de olhar!! :D
Há tempos venho procurando essas benditas sementes de papoula. Por acaso vc pode me passar a fonte? *rs
beijocas e parabéns pelo blog!
você sempre faz uma receita melhor que a outra!!!
qdo entro no seu blog, é vontade na certa em testar todos os seus quitutes!!!
http://deliciasdaisa.blogspot.com/
Oi Patrícia!
Vou comentar no seu post mais recente pois acredito que você não tenha o hábito de ver os comentários nas receitas antigas e EU PRECISAVA MUITO comentar sobre uma receita!
Fiz hoje o bolo de fubá com laranja (essa coisa deliciosa que você postou em 2006: http://technicolorkitchen.blogspot.com/2006/10/bolo-de-fub-com-laranja.html )
Menina do céu! Virou super queridinho aqui em casa já! Passou na frente de alguns bolos preferidos aqui em casa, com certeza!
Ah! obrigada por trazer receitas tão maravilhosas pra gente, diferentes e acessíveis. Sou viciada no seu blog!
Sucesso!
Beijos,
Pati
QUERIDA PARABÉNS PELA BELEZA DAS SUAS FOTOS...INCRÍVEIS....@SILLASPAUSINI...CEARÁ
Meninas, as sementes de papoula foram compradas fora, aqui no Brasil não tem mesmo. Mas façam o bolo sem as sementes, mesmo, vale a pena!
Angélica, para fazer 1 xícara de farinha para bolos vc faz o que expliquei aí em cima. Para fazer 2 xícaras, dobre a quantidade, e assim por diante.
Pati, que bom que vc gostou do bolo! Adorei saber!
Beijo!
Na falta do creme de leite fresco.. ele poderia ser substituído por outro ingrediente?
Anônimo, não há substituto.
Há muito tempo namorava suas receitas de bolo. Hoje, finalmente, resolvi testar essa de maracujá com sementes de papoula. Ficou ótima!!!
Luciana
Luciana, que notícia ótima! Adorei saber!
Bj!
A massa desse bolo fica super fofinha! Achei curioso o creme de leite, mas resolvi fazer mesmo assim e já quero repetir!! Simplesmete amei! Alias, todas as receitas do blog dão certo :) ansiosa por novidades!
A massa desse bolo fica super fofinha! Achei curioso o creme de leite, mas resolvi fazer mesmo assim e já quero repetir!! Simplesmete amei! Alias, todas as receitas do blog dão certo :) ansiosa por novidades!
Já fiz 3 vezes.faz muito sucesso!!!
Postar um comentário