sexta-feira, julho 01, 2011

Tortinhas linzer de geléia de framboesa e vinho do Porto + uma lista dos filmes que amo

English version

Raspberry Port linzer tartlets / Tortinhas linzer de geléia de framboesa e vinho do Porto

Finalmente terminei algo que por muito tempo quis fazer: uma lista dos meus filmes favoritos – os que realmente amo. Foi bem difícil montar a lista – e creio ter esquecido algumas coisas, só o tempo dirá – mas também foi bem divertido fazê-lo. Está publicada aqui, se estiverem curiosos. :)

Estas lindas tortinhas foram um desafio parecido: foi difícil manusear a massa – esfarelava demais – mas o sabor é tão bom que compensa o perrengue. E o recheio é uma delícia, também – geléia de framboesa “temperada” com bebida? Tô dentro. ;)

Tortinhas linzer de geléia de framboesa e vinho do Porto
um nadinha de nada adaptadas do The Boozy Baker

- xícara medidora de

Massa:
1 ½ xícaras (157g) de amêndoas em lâminas
2/3 xícaras (133g) de açúcar refinado
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
¾ xícara (170g) de manteiga sem sal, amolecida
3 gemas grandes

Recheio:
1 ½ xícaras de geléia de framboesa
3 colheres (sopa) de vinho do Porto

Comece preparando a massa: coloque as amêndoas e 1/3 xícara (66g) do açúcar no processador de alimentos e pulse até moer as amêndoas e obter uma textura de farinha grossa. Junte o açúcar restante, a farinha, a canela, o fermento em pó e o sal e pulse para misturar. Junte a manteiga e as gemas e processe até que uma massa comece a se formar. Transfira a massa para uma superfície limpa e seca e sove levemente para amalgamar as migalhas. Divida a massa em dois pedaços, um ligeiramente maior do que o outro, forme discos com ambos e embrulhe-os em filme plástico. Leve à geladeira por pelo menos 30 minutos.
Prepare o recheio: coloque a geléia em uma tigelinha e misture com um garfo, para soltar os gruminhos e deixá-la mais homogênea. Acrescente o vinho e misture.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque o pedaço maior de massa entre dois pedaços grandes de papel manteiga levemente polvilhados com farinha e abra-o com o rolo até obter um círculo de 30cm de diâmetro. Transfira para uma forma de torta de 23cm, de fundo removível, e pressione para cobrir o fundo e as laterais da forma.
Abra com o rolo o segundo pedaço de massa até conseguir outro círculo de 30cm. Corte em tirinhas, transfira-as para uma assadeira e coloque no freezer por 15 minutos.
Espalhe o recheio sobre a massa na forma e alise a superfície. Retire as tirinhas de massa do freezer e arrume-as sobre o recheio, metade horizontalmente e a outra metade na vertical, formando uma cobertura de treliça.
Asse por cerca de 40 minutos ou até que a massa doure bem e o recheio esteja borbulhando. Deixe esfriar completamente na forma, sobre uma gradinha. Retire o aro da forma, corte a torta em fatias e sirva.

Rend.: 8 porções – fiz metade da receita acima, usei forminhas de tartelette de 9cm e consegui 6 tortinhas

21 comentários:

Anônimo disse...

Patricia, muito boa sua lista de filmes! Fiz há uns tempos um album no picasaweb só pra colocar os posters dos filmes que eu e namorido vimos desde que começamos a namorar! :o) Esse ano dei uma relaxada e deixei de atualizar algumas vezes, mas olha como fica bonitinho: https://picasaweb.google.com/monicasdm/Filmes

Beijos

@monica_martins

Belos e Malvados disse...

Fui lá conferir a lista e vi a foto. Beleza que agora você tem um rosto para mim também. rs.

Samy disse...

Pat, tem Edward Mãos de Tesoura na sua lista, com o meu amado Johnny! ahahah então já fico feliz :)
É um dos meus filmes preferidos dele inclusive.

xx

Maria Clara disse...

Pat, que coisa, eu nunca tinha ouvido falar em "Notas sobre um escândalo" e vi há poucos dias no TC Touch! Também o achei muito bom, diferente, parado sem ser monótono, não sei explicar... rs
Ainda que eu discorde de alguns, vou bem usar sua lista como inspiração!!
Mts bjinhus

Pankeka disse...

Pati!
Nossa quando você falou lista achei que fosse tipo um top ten! Mas tu realmente foi a fundo no negócio! Vários filmes que eu adoro na sua lista! Adorei a receita, com certeza vou fazer. E suas fotos são sempre tãoo lindas :D

Lari/Jê disse...

Fiquei tentada a fazer essas tortinhas por aqui, mas quando li que foi um desafio fazê-las, decidi deixar pra outro dia... rs
Mas ficaram com uma cara ótima =D

Beijos
Lari

Sofia Apóstolo disse...

Adorei a lista dos filmes, embora haja alguns que ainda não tive oportunidade de ver, como o x-men: a primeira classe, só agora está no cinema e nem sempre posso ir lá pois os meus filhos são pequenos.

Mas de resto apoio essa lista.

Bjinhos,
Sofia Apóstolo

ameixa seca disse...

Adoro geleias de fruta e vinho do porto, que é a melhor bebida do mundo ;) Ficaram lindas fotografadas nesse tecido às bolinhas.

Rosa Lucena disse...

Oi patrícia!
Comentando de novo aqui...

Entre seus filmes favoritos, há vários filmes relativamente novos! Digo muito novos mesmo, na verdade hehehe Sou uma aficcionada por livros, filme e - sim, também! - por futebol! hahaha
Por curiosidade, assim... Para que time você torce?hehe espero que não seja o rival do meu...

Andei parando com minhas "aventuras" pela cozinha... preciso arranjar alguma receita fácil e gostosa para me animar novamente!

Abraços para você!
Bela lista de filmes =)

Anônimo disse...

Vi sua lista, bem legal, mas são só filmes mais ou menos recentes e em sua maioria americanos...tenta assistir os clássicos e o cinema europeu e oriental, vc vai descobrir outro mundo! bjos

Isadora disse...

hum q delicia!!!

só filme bom...

dá uma passadinha pelo meu blog:
http://deliciasdaisa.blogspot.com/

Patricia Scarpin disse...

Meninas, adorei saber a opinião de vcs sobre a lista! Obrigada pelos comentários!

Rosa, eu sou Corinthiana desde que estava no ventre de minha mãe. ;)
xx

Sabrina disse...

a sua lista é perfeita, bom ter se lembrado de "o segredo dos seus olhos", um dos melhores recentemente - na humilde opinião de quem tb gosta de x-men -; adicionaria, ainda, "uma luz na escuridão".

Recheio de geleia "corrigida" com Porto... Vc é maravilhosa!!! Humnmnmnm... Bjs

[Drii] disse...

O seu blog é o blog mais fofo de culinária que eu já vi, também adoro cozinhar, mas ainda sou bem novata no assunto. E as fotos do seu blog são tãão lindas, da vontade de fazer todas as suas receitas só de ver essas fotos lindas ooun *-*
Vi que você gosta bastante de filmes, você conhece o "filmow"? é um site que da pra você adicionar todos os filmes que você já assistiu, que quer assistir e que não quer assistir, haha. Eu adoro lá é ótimo pra encontrar filmes que você nem lembrava mais o nome, entra lá, tu vai gostar :D
filmow.com

Continue sempre com essas receitas maravilhosas e esse blog, literalmente, delicioso *-*
Beijooos!

Karol Prattes disse...

Olá Patricia,
seu blog é maraaavilhooso!
Passo por aqui todos os dias e já testei algumas deliciosas receitas :)
Estou com uns lindos blueberries frescos que meu namorado trouxe do Mercado Central em SP rs, poderia usá-los como substitutos nesta receita?

Obrigada , beijos
Karol

Patricia Scarpin disse...

Oi, Karol!
Eu fiz uma receita parecida com mirtilos, mas ainda vou demorar para publicar. Dá uma procuradinha aqui, talvez vc encontre algo que te agrade:
www.foodblogsearch.com

Beijo!

Juliana Colombo disse...

Oi, Patricia! Vou te receitar um filme que acho que você vai gostar: Simplesmente Martha, dirigido por Sandra Nettelbeck. É um filme alemão, teve adaptações para o filme Sem Reservas. Delicioso de ver!

Programa para o fim de semana, pra olhar comendo cookies de maracujá. Beijo!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Ju! Tudo bem?
Este filme está na minha "to watch list", tenho certeza de que vou gostar. Obrigada por me lembrar!
Beijo!

Niih disse...

Patríciia ! Acabei de começar a tentar suas receitinhas e ja to dooida aqui ! Você acha que essas tortinhas ficariam boas com uma geléia caseira de amoras? Tenho daquelas gigantes frescas aqui em casa e estou doida pra usá-las ! haha.
Beeijos.

Patricia Scarpin disse...

Niih, acho que ficaria uma delícia! Mas cuidado com o calor, pois geléia caseira não tem conservantes e as tortinhas podem mofar.
Beijo!

Claudia disse...

muito lindo seu suporte de ferro! a produção da foto ficou ótima :)

Related Posts with Thumbnails