terça-feira, julho 19, 2011

Brownies com caramelo e mudando de idéia em minutos

English version

Caramel brownies / Brownies com caramelo

Uma das minhas implicâncias culinárias – e eu tenho várias – é que detesto receitas em que haja sobra de cobertura/recheio/qualquer outra coisa: imediatamente perco a vontade de prepará-la, porque sei que a cobertura/recheio/qualquer outra coisa vai acabar indo pro lixo.

Depois de muito adiar, resolvi preparar estes brownies, mesmo sabendo que sobraria caramelo. OK, vou abrir uma exceção. O engraçado foi que passei de “droga, sobrou tudo isso de caramelo” para “droga, só sobrou isso de caramelo!” em questão de minutos – foi só provar uma colherada do danado. :D

Viram? Mudo de idéia a respeito de outras coisas além de filmes. :D

Brownies com caramelo
um nadinha adaptados do lindão Baked Explorations

- xícara medidora de 240ml

Caramelo:
1 xícara (200g) de açúcar refinado
2 colheres (sopa) de glucose de milho (usei Karo)
½ xícara (120ml) de creme de leite fresco
½ colher (chá) de flor de sal – usei Maldon
¼ xícara de creme azedo (sour cream)*

Brownie:
1 ¼ xícaras (175g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de cacau em pó, sem adição de açúcar
308g de chocolate amargo (60-72% de cacau), picado – usei 100g de chocolate 70% + 208g de chocolate 53%
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, picada
1 ½ xícaras (300g) de açúcar granulado
½ xícara (88g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
5 ovos grandes
2 colheres (chá)s de extrato de baunilha

Prepare o caramelo: em uma panela média, junte o açúcar e a glucose de milho com ¼ xícara (60ml) de água, misturando com cuidado para evitar que os ingredientes espirrem nas laterais da panela. Leve ao fogo alto, sem mexer, até obter um caramelo bem dourado, 6-8 minutos. Retire do fogo e aos poucos junte o creme de leite seguido da flor de sal, misturando com bastante cuidado pois a mistura vai borbulhar loucamente. Acrescente o creme azedo e misture. Deixe esfriar completamente.

Agora, o brownie: pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma assadeira de metal ou vidro de 22,5x32,5cm** (evite usar assadeira antiaderente), forre com papel alumínio deixando uma sobra de 5cm em dois lados opostos, formando “alças”. Unte o papel alumínio também.
Em uma tigela média, misture a farinha, o sal e o cacau em pó.
Coloque o chocolate e a manteiga em uma tigela refratária grande e leve ao banho-maria (fogo baixo), mexendo ocasionalmente, até que os ingredientes derretam. Desligue o fogo mas mantenha a tigela em banho-maria. Acrescente o açúcar granulado e o mascavo, misturando até combiná-los. Retire a tigela do banho-maria – a mistura deve estar em temperatura ambiente.
Adicione 3 ovos, misturando somente até incorporá-los. Junte os ovos restantes e misture novamente só até combiná-los. Misture a baunilha, sem bater a massa em demasia, ou os seus brownies terão textura de bolo.
Salpique os ingredientes secos sobre a massa e, usando uma espátula de silicone, incorpore-os à massa somente até que alguns traços dos ingredientes permaneçam visíveis.

Montagem: despeje metade da massa de brownie na assadeira preparada. Regue com ¾ xícara do caramelo, fazendo um zigue-zague sobre a massa, sem deixar que o caramelo toque as laterais da panela para que não queime no forno. Espalhe-o sobre a massa com o auxílio de uma espátula. Cubra o caramelo com a massa restante de brownie, colocando colheradas da massa sobre o caramelo e, em seguida, espalhando levemente com a espátula. Cubra o caramelo completamente.
Asse por 30 minutos, girando a forma na metade do tempo, e faça o teste do palito: ele deverá sair com algumas migalhas de brownie (eu precisei assar os meus brownies por 45 minutos).
Retire do forno e deixe esfriar completamente sobre uma gradinha. Corte em quadradinhos e sirva, coberto com o caramelo restante, se quiser.

* creme azedo (sour cream) caseiro: em uma tigelinha, misture ¼ xícara (60ml) de creme de leite fresco com 1 colher (chá) de suco de limão ou limão siciliano, misturando até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente até engrossar um pouco mais, cerca de 1 hora.

** fiz exatamente a receita acima e usei uma assadeira de 20x30cm

Makes 16 brownies grandes

18 comentários:

Unknown disse...

Ellerinize sağlık,şahane gözüküyor :)
Mutlu akşamlar diliyorum..
Sevgilerimle..

Cidália disse...

Ai que delícia!
Bj

Receitas ao Desafio disse...

Também me acontece o mesmo quando vejo receitas muito complicadas cheias de recheios e coberturas.
Ficou fantástico!
O caramelo é uma verdadeira tentação.
Bj
Patrícia

Letrícia disse...

Durante todo o tempo em que brownies, para mim, eram aquelas coisinhas dentro de embalagens prateadas da Mr. Brownie, eu não via a menor graça neles. Agora sou uma colecionadora de receitas (e esta, claaaro, entrou para a coleção).

Beijinhos!

Andréa Potsch disse...

Que lindo!! Caramelo ou doce de leite com chocolate é uma de minhas combinações favoritas!!
bjs

Vivian Luiz Coco - Temperaria disse...

Oi Patrícia, adorei a receita, bem bacana para fazer agora para as crianças durante as férias escolares! Beijos

Isadora disse...

amo brownies e esta sua recita está espetacular!!

outro dia fiz um brownie tipo o seu e, em vez de caramelo, coloquei doce de leite no recheio...ficou divino!!

delícia!!! seu blog é sempre um capricho! adoro vir visita-la!!!

tatiane disse...

Pat, sempre que sobra caramelo de alguma receita eu juro que vou usar para alguma coisa, e fica lá morando na geladeira... E que perfeição estes brownies!
beijos

Erika Fernanda disse...

Pat
Adoro seu blog, ja perdi as contas de quantas receitas postadas ja fiz em casa, e agora estou super anciosa aguardando minha sorveteira pra fazer os seus sorvetes maravilhosos. Parabéns!!!

Abraços
Erika

ClarisseJar disse...

aaaaaaaai que maldadeee! eu louquinha pra comer um desses e eles olhando pra mim e eu sem poder pegar :( aaaaai que maldade! kkkkkkk


ah, se puder, da uma passadinha la no meu blog?? XD vai ser uma honra ^^

http://meissaahficadica.blogspot.com/
Beeijos, boa tardee!

A caixa de pandora disse...

Patrícia querida! ADORO seu blog, já fiz várias receitas suas, mas nunca havia postado aqui.
Estava lendo sua lista de filmes e quero te recomendar dois que acho, você irá gostar muito:
- "Como água para chocolate"
- "Mais estranho que a ficção" (neste tem uma frase de uma das personagens que é a sua cara: "se é para tornar o mundo um lugar melhor, que seja com biscoitos". É ou não você???
Um beijão prá você.
Ana Paula

Cozinha Perfumada disse...

Suas receitas são sempre tão lindas e deliciosas!! Fiquei louca por este brownie com caramelos...hummm eu vou adorar comer o q sobrou do recheio..hahaha Beijos Tereza

Raquel de Meneses disse...

Achei isso crueldade.
;)

Marcela disse...

Oi Patrícia, sou apaixonada por comida e adoro o seu blog (me pego pensando como seria bom se pudesse esticar a mão e pegar um brownie da tela). Gostaria de te fazer uma pergunta: já percebi em algumas receitas que você usa uma fôrma de teflon para tortas, ela queima o fundo das suas tortas? Pois tenho fôrmas de teflon que sempre queimam e tenho que usar papel manteiga, mas nesse caso não seria nada prático.
Parabén pelo blog!

Patricia Scarpin disse...

Ana Paula, querida, adorei as sugestões! "Como Água para Chocolate" eu sempre quis ver, por causa do diretor. Quanto ao outro, adoro o diretor mas tenho birra do Will Ferrell. A Ana Elisa já me disse que o filme é a minha cara, agora vc tb, vou ter que assistir!
Beijo pra vc tb, adorei o comentário!

Marcela, nunca tive problema com a forma, acredita? É tão velhinha que nem me lembro onde comprei...
Beijo e obrigada!

Marmita disse...

Ai que delicia.. que tentação. ADORO tudo o que é feito por ti :)

Patrícia Abreu disse...

Olá Paty! Amoooo calda de caramelo. Quero saber se posso substituir o Maldon por sal marinho, pois aqui no RJ não encontro o primeiro facilmente. bj

Patricia Scarpin disse...

Patrícia, acho melhor não usar sal nenhum, então, porque o sal refinado salga demais.