Andei pensando nos comentários que vocês deixaram no post sobre o livro de receitas da Gwyneth Paltrow e acho que posso ter sido mal-interpretada por alguns: concordo com o fato de que certas pessoas são naturalmente magras e podem comer o que quiserem sem ganhar um grama sequer – tenho primas e amigas assim. Nada de errado com elas – eu bem que gostaria de ser assim! :D
Também não acho que ser gordinho é pré-requisito para um bom cozinheiro – estava brincando com a história de cozinheiros/cookies magrinhos. GP como cozinheira não me convence, mas adoro a Sophie Dahl, por exemplo. Questão de gosto, sei disso.
E já que não faço parte do abençoado grupo de pessoas que pode comer todos os doces do mundo, fiz estes brownies, comi um – estava uma delícia – e mandei os outros quadradinhos para o meu sobrinho; ele pratica um montão de esportes e vai queimar estas calorias num instante. :D
Brownies com manteiga de amendoim
um nadinha adaptados do DamGoodSweet: Desserts to Satisfy Your Sweet Tooth, New Orleans Style
- xícara medidora de 240ml
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, picada
252g de chocolate meio-amargo ou amargo (66-72% de cacau), bem picadinho
2 ovos grandes
1 xícara (175g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
¼ colher (chá) de sal
1/3 xícara (47g) de farinha de trigo
½ xícara de manteiga de amendoim do tipo “chunky”*
Pré-aqueça o forno a 160°C. Unte levemente com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre com papel alumínio deixando sobras em dois lados opostos, formando “alças”; unte o papel.
Junte o chocolate e manteiga em uma tigela refratária grande e leve ao banho-maria, sem deixar que o fundo da tigela toque a água. Mexa constantemente até derreter os ingredientes completamente. Retire do fogo e junte os ovos, o açúcar, a baunilha e o sal, mexendo bem até incorporar. Acrescente a farinha, misture bem, e transfira a massa para a forma preparada. Alise a superfície.
Espalhe colheradinhas (chá) de manteiga de amendoim sobre toda a massa, e em seguida misture-as levemente à massa com o auxílio de um garfo – não misture demais, a idéia aqui é obter um efeito marmorizado. Asse por cerca d 30 minutos ou até que a superfície do brownie fique opaca e pareça seca (as porções de manteiga de amendoim ainda parecerão úmidas). Deixe esfriar completamente na forma, sobre uma gradinha. Corte em quadradinhos para servir.
* vale a pena investir um pouquinho mais de $$ e comprar manteiga de amendoim americana – faz muita diferença
Rend.: 16 porções
sexta-feira, abril 29, 2011
Brownies com manteiga de amendoim + seus comentários em um certo post
Assinar:
Postar comentários (Atom)
23 comentários:
que brownie lindo! escurão e nham nham.
ainda não juntei chocolate + manteiga de amendoim e sinto cada vez mais que este dia tá demorando muito pra chegar... preciso dar um jeito nisso!
=*
huhuhuhu.... Que cor é essa??? Parece ter ficado gordamente divino...
Nossa, parece estar uma delícia!! Eu quero!!!
Patrícia, me diz uma coisa, o que quer dizer manteiga de amendoim tipo chunky?
Beijinhos.
Adorei a cor desses brownies, devem estar uma loucura!
bjs
Nossa, que coincidência! Também postei um brownie com manteiga de amendoim, na semana passada. Fica realemnte muito gostoso! A minha receita tá aqui: http://www.acozinhadehg.com.br/2011/04/brownie-com-manteiga-de-amendoim.html
Beijos,
Heide
O que rolou nos comentários? muita contestação? recomendo vc nao dar muita bola. as pessoas tem direito a uma opinião. A tua e a deles pode nao ser a mesma, mas todos tem direito a sua. Brownies sao sempre uma boa opcao.
hum deliciaaaa!
Vou testar sim! Estava lendo a receita e imaginando a combinação de chocolate amargo com manteiga de amendoim... hummmmm
Bjinho
Ai Pat que coisa!!! ja comprei essa manteiga de amendoim uma vez e não gostei muito, acabei dando pros sobrinhos, mas ja vi tanta receita de cookie aqui que fiquei com vontade de comprar e fazer =S rsrsrs
vou acabar comprando esse fds rsrsrs
Adoro seu blog e suas receitas, alias essa semana fiz uma do bolo branco que vc fez pra sua sogra certa vez e ficou divino pra rechear e cobrir com a pasta amei!!
Abraços
Erika
Que maravilha de brownies!!!E que combinação óptima a da manteiga de amendoim e o chocolate...devem ser viciantes!
Bjoka
Rita
Ai Morri com tanta gostosura!
Devem estar deliciosos! Não sei se comeria só um!
bj
Pat,
pra mim, o problema não é a GP ser magra, mas ela ser SEM SAL (atuando, principalmente). Ela não me parece uma pessoa de paixões, se é que você me entende, e não consigo imaginar cozinhar BEM sem uma dose grande de paixão envolvida. Em termos físicos, tenho muito mais nóia com cozinheiros excessivamente gordos. :P Agora eu gosto mesmo é da definição do marido pra cozinheiro bom: é só olhar para as mãos dele enquanto manipulam a comida; a comida é uma extensão dos dedos, parece que ele faz isso há várias encarnações, tão familiares são os movimentos e tão pouco é o receio de tocar na comida. Concordo com ele. :) Não vi a GP cozinhando, mas não consigo imaginá-la desossando um frango sem ser na ponta dos dedos e com carinha de nojo... heheh...
bjs
Deliciosos!
Não é que eu não seja abençoada por comer o que quero sem engordar (tem muita gente na familia que é assim), mas o perigo é que sou preguiçosíssima. Adoro brownies, e essa semana mesmo eu tava procurando mais receitas pra fazer pra família.
Aproveitando o assunto, confesso que uma coisa me deixou encucada: vi uma foto de uma das suas receitas ilustrando outra em outro blog.
Se eu tiver enganada me desculpe, mas acho que essa foto é sua (brownie com um toque de laranja?):
www.chefnarede.com.br/receitas/brownie/
É Pati, eu tb não faço parte das mulheres favorecidas pela genética, engordo só de olhar...rs
Seu brownie ficou divino, comeria um (monte)...rs
Bjim e bom fim de semana
Depois dos 30 passei a fazer parte das mulheres que devem cozinhar e também dividir os quitutes com a familia!
Sou chocólatra e penso que esse teu brownie nao dividiria - hehehe.
Léia
Paty, acho q faço parte desse grupo de pessoas que cozinham e não engordam, hahahaha, como, como, como e nem uma grama a mais! aproveitando essa vantagem quero fazer esse brownie, adoro esse bolinho!
beijo
Pat, comprei um potão de manteiga de amendoim pra fazer essas delícias, mas como o mundo é injusto (comigo, hehehe) resolvi fazer dieta porque não posso comer todos os doces do mundo sem que minha cintura seja punida!
beijos
Quem lançou livro de culinária agora foi Eva Longoria. O que você acha? A mim não convence hihi
Tenho um pote de manteiga de amendoim aberto, sou abençoada com essa coisa do chamado metabolismo rápido (não com a beleza e altura dessas duas meninas que referiste) e vou guardar esta receita pra testar, né? Vou fazer esse sacrifício e, com sorte, vou comer mais que um quadradinho he he
Pat, eu faço minha manteiga de amendoim em casa mesmo, triturando os grãos torrados e descascados no processador... fica ótima, e até hoje deu bem certo nas receitas... será que o resultado num bolo fica muito diferente da manteiga americana? Beijo
Que maravilha.. adoro tudinhoooooooo! um beijo!
Leonor, eu já vi receitas de manteiga de amendoim caseiras e pareciam ótimas! Nunca tentei... Talvez dê certo, sim. Beijo!
Postar um comentário