quarta-feira, janeiro 06, 2010

Brownies de Ovomaltine

English version

Ovaltine brownies / Brownies de Ovomaltine

Vocês devem achar que sou louca de fazer brownies depois da farra gastronômica do final de ano, mas em minha defesa digo que os preparei para meu sobrinho: ele ama brownies e eu adoro mimá-lo. :)

A receita vem da revista DH – oh, que surpresa – e originalmente pedia o leite maltado Horlicks; como nunca vi o produto por aqui, dei uma ligeira adaptada e substituí por Ovomaltine.

Não quero me gabar, mas tenho a sensação de que estes brownies ajudarão a me tornar a tia preferida. :)

Ovaltine brownies / Brownies de Ovomaltine

Brownies de Ovomaltine
da Donna Hay magazine

- xícara medidora de 240ml

125g de chocolate amargo, picado
2/3 xícara + ½ colher (sopa) - 157g - de manteiga sem sal, amolecida
¾ xícara (131g) de açúcar mascavo – aperte-o na xícara na hora de medir
2 ovos
¾ xícara + 2 colheres (sopa) (125g) de farinha de trigo
1/8 colher (chá) de fermento em pó
2 ½ colheres (sopa) de cacau em pó, sem adição de açúcar
½ xícara (75g) de Ovomaltine flocos crocantes
½ xícara (78g) de chocolate amargo, em gotas ou pedacinhos
Ovomaltine extra, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma quadrada de 20cm e forre-a com papel alumínio, deixando uma sobra de aproximadamente 2,5cm dos lados (formando “alças”). Unte bem o papel alumínio com manteiga.
Coloque o chocolate e a manteiga numa tigela média e leve ao banho-maria, mexendo algumas vezes até derreter. Retire do fogo e deixe esfriar ligeiramente.
Acrescente o açúcar e os ovos e misture para incorporar. Peneire a farinha, o fermento em pó e o cacau sobre a mistura, junte o Ovomaltine e misture até homogeneizar. Acrescente as gotinhas/pedacinhos de chocolate e misture.
Despeje a massa na forma preparada e leve ao forno por 30 minutos ou até firmar – não asse demais para que a textura dos brownies fique macia.
Deixe esfriar na forma e então remova cuidadosamente com a ajuda das “alças” de papel alumínio. Polvilhe com o Ovomaltine extra – que vai derreter e se tornar uma cobertura molhadinha – e corte em quadrados.

Rend.: 16 unidades

40 comentários:

Sarah Abreu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sarah Abreu disse...

Hum! Você salvou a sobremesa do almoço da família no final de semana! Eles amam brownie com sorvete e eu acabo me esquecendo. Foi um ótimo lembrete! Aliás, deixei um comentário no post dos cookies de pão de mel e reitero os votos de feliz ano novo. Que seja muito farto!

Aqui na Cozinha disse...

Xará vc quer matar a gente é?
Estou aqui salivando.
Ovomaltine eu como até puro, kkkk.
Beijos
Patty Martins
www.aquinacozinha.com

Quéroul disse...

olha, uma vez fui inventar de fazer brigadeiro com ovomaltine e ficou a coisa mais incomível da terra... aí fiquei com medo de ovomaltine, sabe.

mas esse brownie tá com uma cara tão linda que aposto que seria um ótimo 'destraumatizador'. :)

colher-de-pau disse...

Que aspecto delicioso. Tenho de experimentar!

Samanta disse...

:O que delicia! Um desses agora pro café da manhã ia ser ooooootimo :D

Oii Patricia, eu moro em Santa Catarina!

Aqui tem creme de leite assim:
http://www.lkp.com.br/fotos_produtos/LKP/Creme%20de%20leite%20UHT%20G.JPG
(de caixinha ou latinha)

e a nata é essa aqui: http://4.bp.blogspot.com/_esD6aRur2q0/SBiIwTpo80I/AAAAAAAABoE/Fe8uMUWG_zY/s1600-h/creme+de+leite+pi%C3%A1+e+frutas.jpg (é creme de leite pasteurizado.. a gente usa em saladas de frutas, cremes de bolo.. batido com açucar.. coisas desse tipo! .. eu gosto de comer com morangos e açucar!) .. mas se compra 'mais' mesmo pra passar no pão com uma geleia por cima.. ou sozinho mesmo..

no natal fiz um macarrao que pedia creme de leite fresco p/ o creme, acabei fazendo a mistura com o de caixinha e experimentei, ficou gostoso e usei assim mesmo pra quebrar o galho ate encontrar o fresco :) agora que sei qual é vou ver se encontro nos mercados grandes, porque nao sabia nem da existencia ! :)

obrigada ! beijos

Carol disse...

Como diz uma amiga minha:
OHHHH MAANNNNNNNNNN!!!!!!!!

Caramba, que sacanagem colocar uma delicia dessas em plena fase "regime pós festas" !!!! rs...
Adorei a sugestão e quando puder me dar ao luxo de sair da dieta, com certeza vou experimentar!!! rs
bjos!

Maria disse...

Olá, Patrícia! Conheci recentemente seu blog e achei-o muito apetitoso. E esse brownie está irresistivelmente úmido! Já salvei a receita para fazê-la o quanto antes!

Ah, vou colocar um link no meu blog pra cá!

Beijo e prazer em conhecê-la!

lola aronovich disse...

Oh my god, parecem fabulosos! Vc não quer ser a minha tia preferida também? Um ótimo 2010 pra vc, Pat!

ameixa seca disse...

Qual a criança que não gosta de Brownie? Até os adultos não conseguem resistir :) Devem ficar uma delícia!

tatiane disse...

Brownie tb está na minha lista de traumas, ora dá certo, ora não sai da forma, e não sei o que dá errado.
Esse de ovo maltine parece que ficou tão molhadinho! Hei de tentar!
beijos

Fernanda disse...

Oi Pati,
ma-ra-vi-lho-sa receita, eu praticamente salivei no teclado, assim que vi essa receita mandei pro meu namorado e ele ficou maravilhado como eu. Ovomaltine é bom com tudo, ele no brigadeiro então.. hmmm :9~ Com certeza o farei no final de semana. Assim com tanta receita maravilhosa fica impossível perder uns kilinhos.
Feliz ano novo e te desejo tudo que tem de bom para você e sua família.

Mirella disse...

PATRICIAAAA!!!

Tenho um colapso cada vez que vejo suas toalhas, guardanapos e afins. Claro que as receitas me atraem muito, mas o que seria dessas fotos sem todos esses acessórios MARAVILHOSOS???!!! Continua comprando lá na Vila Madalena? Ainda não tive oportunidade de conhecer a loja, mas assim uma coleção tão linda como a sua é de pouquinho que vai se montando né!!

Muitos beijos e ótimo 2010.

anabela martins disse...

ola patricia.

Um Feliz 2010 para si e sua Familia, vi ontem aqui esta receita, e como aqui toda a gente adora Brownie, ja fiz, ficou tãooooo bom, obrigado pela receita, felicidades para este novo ano. anabela martins

Livia disse...

Patty!
meu Deus to aqui com mta água na boca! Ovomaltine tb como de colheiradas! :P
Beijooos

Téia disse...

Pat, tenho, realmente certeza de que agora você vira a tia preferida. Estava até pensando se você não queria ser minha tia. Que tal???kkk. Sério, receita linda e super apetitosa. Bjka.

Rita disse...

Oi, Tia Patrícia, tudo bem?

Ufa, cheguei de nossa viagem de férias e, agora sim, vou voltar a ler meus blogs favoritos com a calma devida. Quero logo dizer que suas trufas de chocolate amargo, canela e avelã foram muito apreciadas no momento sobremesa de nossa ceia de Natal. Thanks a lot, dear! Num falei que você ia fazer parte de nossas refeições de final de ano, lembra?

Bjocas..
Rita

Renata disse...

Lindo Pat, como sempre! Agora, de ovomaltine é realmente novidade.. Tenho feito todos os teus cookies aqui em casa, é um melhor q o outro!!

Bjs

Richie disse...

Receita anotada! Tenho uma obsessão pessoal por brownies..rsrs.

PS: covardia essa receita logo na minha dieta de ano novo..rs. O segredo é preparar para os outros, mesmo..rs

ana claudia disse...

Patrícia!

Eu tinha mesmo pensado em procurar uma receita de brownie para fazer no meu aniversário (cansei de bolos tradicionais), e olha só o que me aparece pela frente!

Eu até já tenho o ovomaltine, que comprei para fazer uns muffins. Não ficaram bons, mas estes brownies são tão tentadores... Estou pensando a respeito!

Patricia Scarpin disse...

Sarah, que bom saber disso! Espero que todos gostem!
Beijo grande e obrigada!

Patty, eu também adoro Ovomaltine. :)
Beijo e obrigada!

Quéroul, eu já ouvi falar muito desse brigadeiro mas nunca provei nem tentei fazer. Fica com medo, não. ;)
xx

Colher de Pau, obrigada!

Samanta, o creme de leite pasteurizado é bem espesso, né? Que bom que você vai poder fazer as receitinhas agora que descobriu o produto!
Beijo!

Carol, não me fale em dieta, tô tentando seguir firme na minha. :)
Beijo!

Maria, obrigada pela visita! Vou lá te visitar depois.
Beijo!

Lola, querida! Feliz ano novo pra você também!
Beijo!

Ameixa, todo mundo adora, né?

Tati, sério, querida? Eu acho brownie uma receita que sempre dá certo... Espero que você tenha mais sorte da próxima vez.
Beijoca!

Fernanda, preciso provar esse brigadeiro, tanta gente falando! :)
Espero que o seu namorado aprove o brownie! :)
Beijo grande e tudo de bom, também!

Mirella, morri de rir contigo! Continuo, sim, comprando na V. Madalena, mas esse aqui da foto é um tecido simples que comprei por metro na Cinerama. :)
Beijo grande e obrigada!

Anabela, muito obrigada! Amei saber que testou a receita e que deu certo! Obrigada por vir me contar!
Beijo!

Livia, eu também! Um perigo! :)
xx

Téia, posso ser, sim - adoro ter sobrinhos! :)
Beijo e obrigada!

Rita, querida, saudade! Tudo bem?
Fiquei super feliz sabendo das trufas - quanta honra fazer parte da sua ceia!
Beijo grande!

Renata, oba! Amei saber dos cookies, querida!
Beijo e obrigada!

Richie, brownies são irresistíveis. :)

Ana Claudia, feliz ano novo, querida!
Vou torcer para você gostar do brownie - afinal de contas, quanta responsabilidade, sendo o seu aniversário... ;)
Super beijo!

monica disse...

Patricia do ceu!Vc é a salvaçao das minhas gordurinhas,Ameeeiiiiii este brownie!E vou fazer este fim de semana,pois nao faço dieta de fim de ano,nem de meio de ano, nem nada!So dispenso o jantar...Entao PODE comer esta dilicia sem culpa!kkk.
beijos linda.

carladuc disse...

Oi Paty,

Nossa, mais uma tentação! :)

Eu sou uma formiga, então já viu, seu blog é uma perdição pra mim. No bom sentido claro. hehe

Obrigada por compartilhar essa receita. Mais uma pra minha lista. :)

Beijos,

Silvinha disse...

Adorei a receita, vou fazer :)

Beijo!

Bebel Maes disse...

Que absurda essa receita....uma delícia.
eu fiz aqui em casa e estáaprovadíssima. Aliás to morrendo de vontade de fazer ela agora, mas tenho que provar outras receitas.
Estou fazendo doces de chocolate pra vender aqui na cidade onde eu moro e essa receita com certeza vai entrar.

Muitíssimo obrigada!!!
Adoro suas receitas e suas imagens, acompoanho sempre o seu blog.

Beijosssss

Patricia Scarpin disse...

Monica, que bom que você não liga pra dietas - virou minha "ídala"! :)

Carla, espero que você goste, querida!
xx

Silvinha, saudade!
Beijoca!

Bebel, obrigada pela visita! Que bom saber que a receita deu certo pra você, obrigada por vir me contar!
Vou torcer para você vender bastante. ;)
Beijoca!

Cinthya Rachel disse...

não sou fã de chocolate, mas brownie entra na categoria "adoro", rs que cara boa essa receita, e bem tenho ovomaltine aqui... hum...

Valentina disse...

Pelo amor de Déus, o que é isso? enlouquecedor. as fotos estao um estouro. dá vontade de comer here and now. it really does.

Sabrina disse...

Pat, não sou a maior fã de ovomaltine, mas não posso dizer o mesmo da minha irmã... Vc viu que está sendo vendida barra de chocolate com ovomaltine da hersheys? Fora isso, uma tia minha voltou da itália e disse que comeu um ovomaltine cremoso, como se fosse uma nutella de ovomaltine; vc conhece? Ela falou que foi a melhor coisa do mundo. Vou para lá em Março; se encontar vou comprar um e mandar para a sua casa, mas depois vc tem de me mandar uma provinha do que fizer com ele, ok? Bjs

Heguiberto disse...

Oi Legal seu blog and brownie vou tentar fazê-lo num dia desses e te deixo saber o resultado. Sou meio que devagar para doces. A qui nos US ovomaltime se chama ovaltine. Qdo criança me lembro de uma piadinha inocente sobre o ovomaltine.... então aqui vai ela:
Sabre que é o avô do Toddy?
O VÔ MALTINE
Sabe quem é a avó to Toddy?
A Véia Quaker
Inda rio qdo penso nela.. , cosinha tola p/ quem já está no final do dia de trabalho e com a mente já direcionana aos 20 dias de férias pela frente começando a partir de amanhã no meu Brasil quente!
Dá uma olhada no meu blog se puder está em Inglês. É sobre comida também além de vinho, cultura popular e de vez em qdo algo doce.
Abração
Heguiberto
http://weirdcombinations.com/

Livia Barros disse...

maravilhoso !

obrigada pela receita deliciosa,venho aqui quase todos os dias , seu blog é um vício!

Beijos e feliz ano novo!

Patricia Scarpin disse...

Sabrina, querida, não se preocupe comigo! Aproveite bastante a viagem e depois me conte - esse ovomaltine cremoso deve ser maravilhoso... :)
Beijo!

Heguiberto, obrigada pela visita.

Livia, que bom que você gosta do blog, fico feliz!
Super beijo e obrigada!

Alessandra Foletto disse...

Oi Patricia
Fiz o brownie e ficou maravilhoso!!
Meu marido adorou que quase já acabou hehe.
Coloquei a receita la no meu blog
http://thecakeland.blogspot.com/
Me diz uma coisa como vc compra as revista da DH ai no brasil? Aqui em Londres já procurei nas lojas e nunca achei...só encontrei a venda no ebay e achei os livros na Amazon...parece q realmente vale a pena pq sempre vejo receitas dela mto gostosas.
Bjos
Ale

raqz disse...

meudeus! preciso disso agoraaa!
mentira - amanhã comprarei ovomaltine rs
blog lindo!

Patricia Scarpin disse...

Alessandra, que bom que você gostou do brownie! Obrigada por me contar.
Aqui nunca vi a revista - por isso mesmo resolvi assinar. Sou assinante desde setembro/2006 e amo - a revista é cara (ainda mais convertendo pro R$), mas vale cada centavo.
Beijo!

Raqz, obrigada pela visita!

Márnia Einsfeldt disse...

Oi Patricia,

Adoro tuas receitas!!!
Já fiz várias e a última foi hoje esse brownie dos deuses.
Aqui a postagem e a foto, espero que aprove.
Bjuss

http://minhastuasnossasreceitas.inix.com.br/viewtopic.php?f=79&t=10689&sid=3c023c56bc6d00165d5c335406d6d3ca

Patricia Scarpin disse...

Márnia, que bom que gostou da receita, obrigada por me contar!

crio disse...

Quando fiz pela primeira vez, na hora de tirar do forno, o pirex escorregou da minha mão e se espatifou no chão!!! Não tive dúvidas: sai na hora e comprei tudo de novo, inclusive o pirex...e valeu a pena!!
Beijão

Patricia Scarpin disse...

Crio, que dó! Vc se cortou? Espero que não. E que bom que não desistiu! Amei saber que o brownie deu certo. Beijos!

Clau Clau disse...

eu fiz agora!! tá na cozinha esfriando!!
coloquei no meu Blog tb e mencionei o seu...
http://oblogessencialdassobremesas.blogspot.com.br/

obrigada por compartilhar, fantástica essa receita!! :)

Related Posts with Thumbnails