quarta-feira, setembro 02, 2009

Tortinhas de morango com recheio de amêndoa

English version

Strawberry frangipane tartlets / Tortinhas de morango com recheio de amêndoa

A Paula postou sobre algo com o qual me identifico totalmente: o vício por utensílios de cozinha. Sei que muitos de vocês me lendo agora se identificam, também. :D
Inspirada por suas maravilhosas tortinhas de chocolate, decidi fazer uso mais uma vez de minhas forminhas.

Pensara em preparar a torta de morango que minha mãe fazia quando eu era pequena – cujo recheio usei nesta torta de banana – mas a idéia de misturar amêndoas aos morangos ganhou o meu coração.

Strawberry frangipane tartlets / Tortinhas de morango com recheio de amêndoa

Tortinhas de morango com recheio de amêndoa
da Australian Gourmet Traveller

Massa:
180g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
40g de açúcar de confeiteiro peneirado
2 gemas
250g de farinha de trigo

Recheio de amêndoa:
125g de açúcar de confeiteiro peneirado
125g de farinha de amêndoa (amêndoas moídas)
125g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
2 ovos
1 gema
25g de farinha de trigo

Cobertura:
90g de geléia de morango, diluída em um pouquinho de água + um pouquinho extra pra servir
1kg de morangos, folhinhas e cabinhos removidos*

Comece pela massa: bata a manteiga na batedeira até homogeneizar (3-5 minutos). Junte o açúcar e bata. Acrescente as gemas e 1 ½ colheres (sopa) de água e bata novamente para incorporar. Peneire a farinha numa superfície e faça um buraco no centro. Coloque nele a mistura da batedeira e vá misturando aos poucos até formar uma massa. Sove várias vezes com a parte inferior da mão até ficar homogênea – acrescentei 1 ½ colheres (sopa) de farinha pois a massa estava grudenta demais.
Forme um disco com a massa e embrulhe em filme PVC e leve à geladeira até firmar (3-4 horas). Com a ajuda de um rolo, abra a massa numa superfície enfarinhada (preferi fazer isso entre dois pedaços de papel manteiga) até obter a espessura de 5mm. Forre seis forminhas de 12cm cada, untadas com manteiga, com a massa, ou uma forma para tortas de 20cm. Fure a massa com um garfo e leve novamente à geladeira para firmar (2-3 horas).
Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte o lado brilhante de um pedaço grande de papel alumínio e corte aproximadamente em seis quadrados; coloque cada quadrado, com o lado untado para baixo, sobre a massa, deixando-o diretamente em contato com ela. Leve as forminhas ao forno por 20-25 minutos ou até que dourem levemente.
Retire do forno e remova cuidadosamente os pedaços de papel alumínio.

Para o recheio, misture o açúcar de confeiteiro e a farinha de amêndoas numa tigela. Reserve. Na batedeira, bata a manteiga até ficar cremosa (3-5 minutos). Acrescente a mistura de amêndoa e bata bem para incorporar. Junte os ovos e a gema, seguidos da farinha, e bata para combinar. Encha as forminhas com aproximadamente 5mm de recheio (talvez sobre um pouquinho) **.
Leve novamente ao forno e asse até o recheio dourar e voltar ao lugar quando pressionado levemente com a ponta do dedo (10-12 minutos; para a forma grande o tempo pode variar). Deixe esfriar e então pincele com a geléia.

Corte os morangos em fatias no sentido do comprimento e divida entre as tortinhas. Regue com a geléia extra e sirva.

* fiz meia receita e 250g de morangos (1 caixinha) foram suficientes

** dividi todo o recheio entre as tortinhas; apesar de ter estufado enquanto assava, não derramou

Rend.: 6 unidades – fiz metade da receita acima, usei forminhas de 9cm e consegui 8 tortinhas

35 comentários:

Cássia disse...

Tava aqui fuçando, e de repente vc atualiza!!!!

E com uma maldade dessas! Dez horas da manhã e aqui morrendo de fome, uma delícia dessas flutuando na minha tela!

Deixe de ser tão má Patricia!

Beijos

Rita disse...

Estao lindas essas tartlets! Adoro amendoas em doces como este! Nico photos:)

Anônimo disse...

Vc sabe que eu leio seu blog desde sempre, bem antes de ter o meu blog. Vc falar de mim aqui é tipo a Nigella ou a Martha Stewart mandarem um beijão pra Patricia Scarpin no programa dela... Enfim, sou sua fã.
Obrigada, viu?
bj grande
Paula

Susana Gomes disse...

Eu adorei este recheio de amêndoa combinado com morangos.
Tb tenho que dar mais uso às minhas forminhas de tartelettes.
Com esta receita! :)

Beijinhos.

♥ Elaine Veiga ♥ disse...

Mulher,quando lançar um livro,quero ir no lançamento...
E por favor faça logo um livro...
Bjs
Nani

Téia disse...

Pat, esta receita também me pegou pelo coração, que delícia, creio que a amêndoa deve mesmo ter dado um toque especial. Lindas, parabéns. Bj grande.

dose única disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flávia(Recife) disse...

Poxa vida, acabo de comprar utensílios para fazer o cupcake e vc me vêm com maisssss!!! O jeito é ter que ir comprar também, que sacrifício *-*
Adoroooooo utensílios de cozinha, gasto MUITO dinheiro nisso!

Anônimo disse...

Paty
adouro cupcakes, mas esta tortinha, ah....
Linda!
Mari T

ameixa seca disse...

Adoro tartes de morango, são uma delícia. Lembro-me até de comprar para uma amiga que esteve no hospital e adorava também :)

Flávia(Recife) disse...

Bom, não sabia se você ia ler os coments do cupcake de novo então vou comentar aqui que com certeza você verá!
Acabeeeei de chegar da cozinha, tipo assim eu não gostei da sua receita... EU AMEEEEEEEEEEEI!!!!! MENINA O QUE É ISSO? FICOU FANTÁSTICA!! Também fiz metade, renderam 10 forminhas de silicone para muffin e ficou simplesmente saboroso, saborosérrimo, macio, borda crocante, marshmallow derretido, nutella dando o toque final... Até a vizinha bateu na porta, era saindo do forno e o pessoal levando da minha mão, comeram quentes ainda! Tive que fazer mais um pouco preu poder comer e guardar um pra minha irmã. Eu mudei algumas coisas, como não achei farinha de avelã coloquei de castanha de caju mesmo e a cobertura acabei fazendo um "brigadeiro" de creme de leite (coloquei o seu modo de fazer só que na panela e levei ao fogo) com uma colher cheia de nutella. Deixei na geladeira por meia hora e ficou aquele creme aerado, maravilhoso, não sobrou pra contar a história. Ficou de-li-ci-o-so! Muito obrigada!!!!!!!

shinji disse...

Bom dia. Desculpe ir entrando assim sem mais sem menos no seu blog tá. Mas estou acompanhando o seu blog por ter sobremesas deliciosas com esplicações detalhadas. E esta torta de morango tá um show de apresentação. Vou tentar fazer.
Sayonara

Unknown disse...

Os morangos por aqui já acabaram (tudo bem que pra esse ano a minha cota também já foi, hahahah).

Mas morangos e amêndoas! :D Acho que irei fazer uma com mix de castanhas, :)

Ah sim. Pessoal da cozinha sempre se identifica, percebemos que não somos os únicos insanos, hahahahah

Lolla disse...

o bordado inglês da toalha e a fitinha na colher: mimos para os nossos olhos. adoro os seus detalhes. :)

e eu amo utensílios de cozinha mesmo não sendo "a" cozinheira oficial da casa. os catálogos da Lakeland são uma perdição, uma desgraça para o meu bolso, mas oh que delícia receber aquela caixona cheia de coisas coloridas e lindas e úteis.

as tortinhas estão lindas! deu vontade de comer doce.

tatiane disse...

Adoro tortinhas de morango, o recheio com amêndoas deve ter ficado ótimo (nunca consigo guardar amêndoas para receitas, como tudo). Preciso tirar poeira das minhas forminhas de torta.

Miriam Levy disse...

Nossa, que lindo! Já foi para a eterna lista de afazeres culinários.

Patrícia, adoro seu blog e venho aqui sempre. Mas posso fazer uma crítica, talvez desnecessária, de algo que me incomoda?

Não entendo porque de uns tempos para cá tem aparecido tanto o pretérito-mais-que-perfeito nos blogs. Comecei a reparar isso no Cuccineta, mas não sei se é uma tendência. Além de não soar natural, nem sempre seu uso está correto. Ele é um passado do passado, então, na frase deste post em que ele aparece ("Pensara em preparar a torta de morango que minha mãe fazia quando eu era pequena – cujo recheio usei nesta torta de banana"), o passado do passado seria o "usei" da torta de banana. Ficaria: pensei em prepara a torta com o recheio que usara.

Não me leve à mal, por favor. Mas tudo aqui é tão perfeito (as receitas, as fotos, as composições) e eu admiro tanto o seu trabalho que resolvi vencer a cerimônia e dar o meu pitaco na melhor das intenções.

Um beijo!

Talita disse...

Oi, Patrícia! Se essa receita te conquistou, a mim também. Já foi para a listinha do que fazer. As fotos estão lindas!

Aninha Padredi disse...

Oi Patricia!!!
Estou passando só pra deixar uma dica legal de algo que encontrei..
Como você sempre faz coisas com lavanda, e é meio complicado encontrar para vender e um monte de gente te pergunta onde comprar, segue a dica: tem um site de chás, o http://www.chaecia.com.br/loja/Default.asp?Loja=129, no qual são vendidos 200 tipos de ervas, desidratadas.. inclusive lavanda! Eles vendem pela internet! Achei super tudo!
É isso.. uma beijoca!!
Aninha

Anônimo disse...

Oi Patrícia, eu adoro teu blog, mas há dias estava sem tempo de olha e agora me deparei com esta tortinha de morangos e amêndoas e vi tb a de banana, eu faço há muito tempo uma de banana com doce de leite e chantilly que é divina...se quiseres a receita te passo. bjs, Tereza

Sophia disse...

Miriam levy você deveria ter enviado seu comentário diretamente ao e-mail da Patrícia, muito deselegante da sua parte.....

Patrìcia, adorei a torta com esse toque diferente de amêndoas.....

Beijos

Sophia

Patricia Scarpin disse...

Cássia, tadinha de ti! Mas te garanto que a minha intenção foi boa, viu? :D
Beijoca!

Rita, obrigada!!

Paula, o teu comentário me deixou tão feliz, você nem imagina. Sorrisão deu um laço na testa quando o li. :)
Beijão!

Gasparzinha, vamos botar as forminhas para "trabalhar"! :D
Beijo!

Nani, querida, obrigada!
Pode deixar que você vai ao lançamento, sim. :)
Beijo!

Téia, ficou um recheio gostoso, sem ser enjoativo.
Obrigada, querida!
Beijo!

Flávia, você vai acabar viciada como eu. :)
Beijoca!

Mari, obrigada!
Que bom que gostou!

Ameixa, que querida você, sua amiga tem sorte de tê-la por perto. ;)

Flávia, você pode comentar onde quiser, eu adoro! Mas só pra você saber, quando alguém comenta no blog (não importa em que post), eu recebo um email avisando, então sempre vejo, tá?
A sua versão para os cupcakes me deixou com água na boca! Devem ter ficado fantásticos com essa cobertura sua!
Obrigada a você por vir aqui me contar, é tão gostoso saber como as receitas estão funcionando com os leitores do blog!
Um super beijo!

Sayonara, fique à vontade - eu adoro receber comentários aqui! Espero que a receita funcione direitinho contigo e obrigada por me visitar!

Vitor Hugo, eu ainda quero fazer mais coisas com morango. :D

Lolla, querida, eu curto muito essa parte de arrumar as coisas para fotografar, fico pensando em como deixar as comidas mais bonitinhas. :) Que bom que você gosta. :)
Fui lá ver o site da Lakeland - preciso dizer que babei muito? :D
Beijo, querida!

Tati, eu comprei a farinha de amêndoas pronta, porque tenho o mesmo problema que você. :D

Miriam, se você ler os meus textos mais antigos (no começo do blog, inclusive), vai notar que o pretérito mais que perfeito aparece por aqui de vez em quando. Entendo a sua opinião mas não concordo com ela. E a sentença que você destaca não está completa, pois há a continuação dela em que há um outro acontecimento no passado (que seria posterior ao primeiro que citei, o fato de ter "pensado"). Dá uma olhadinha?

De qualquer forma, prepare-se para continuar vendo o pretérito mais que perfeito por aqui. Não vou abandoná-lo. :)
Obrigada pela visita!

Tata, que bom que gostou, querida! E faça sim, tenho certeza de que você vai gostar!
Beijo!

Aninha! Tudo bem?
Pois a sua dica é preciosa! Obrigada por dividir comigo - vou passá-la aos meus leitores.
Beijo!

Oi, Tereza! Essa sua torta deve ser a banoffee pie, certo?
Eu tenho a receita num livro, mas mesmo assim, obrigada!
Beijo!

Sophia, eu queria mesmo falar contigo! Me manda um email? O seu ficou no meu da UOL, se não me engano. Encontrei uma receita que pode ser parecida com aquela que você procura.
Beijo, querida!

Anônimo disse...

Hummmm....estou salivando!
Deve ser maravilhosa essa tortinha!
Um beijão
Paula (Ed. Física)

Filipa disse...

As suas receitas são sempre uma agradável surpresa. Estas tacinhas com morangos estão-me abrindo o apetite. tenho de experimentar. beijinhos

Veggie disse...

pois é. a nova, que é azule, e homenageia o uniforme antigo, é uma beleza. e nao tem aquele Suvinil horrendo. mas custa uma fortunaaaaaaaaa.

Dany disse...

Lindas tortinhas, lindas lindas =D

E com certeza deliciosas (mas, estou tentando não pensar nisso agora).
hahaha

Beijooss

Verônica disse...

Nossa, adorei seu blog! Parabéns!!!
Qualquer dia desses vou tentar alguma receita, parabéns mais uma vez!

moranguita disse...

humq ue maravilha estas tortinhas.
bem deu mesmo vontade de fazer.
pena nao haver morangos agora mas acho qu vou experiemntar com outra fruta.
beijinhos e boa semana

Patricia Scarpin disse...

Paula, querida, obrigada!
Beijoca!

Filipa, espero que goste!
Um beijo!

Ivan, é horrorosa. E ponto. :D

Dany, haha, morri de rir contigo. :D

Verônica, obrigada pela visita!

Moranguita, depois me conta?
Uma ótima semana para você, também!

Danieli disse...

Nossa, olhei para essa receita, perto da hora do almoço e foi difícil controlar para a baba não cair no computador. Uau, que delícia! Adorei o seu blog. Quando puder, visite o meu: www.nossacozinhadani.blogspot.com

Isabela Tibo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isabela Tibo disse...

Olá Patrícia! Adorei encontrar essa receita aqui! Também sou alucinada por utensílios de cozinha (ainda bem que não estou sozinha nessa, rsrsrs) e acabei de comprar forminhas de tartelette, vamos ver se ainda consigo encontrar bons morangos...
Já tem um tempo que visito seu blog (e adoro!), mas acho que nunca comentei... até já publiquei no meu blog uma receita deliciosa sua de Cookies melhores do que brownies, que vi no From our home to yours.
Beijos!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Isabela! Tudo bem?
Mais uma leitora para a lista das viciadas em utensílios, oba! :D
Que bom você ter comentado, adoro "conhecer" as minhas leitoras!
Vou lá ver o teu blog.
Beijoca!

Reinaldo disse...

Esse recheio é o frangipane?

Patricia Scarpin disse...

Reinaldo, é sim.

Unknown disse...

Ésta vou facela xa!
A ver para cando un libro !!! E traducido ao español,xa maravilloso. Eu teño que andar sempre co diccionario. Pero como merece a pena...
Estoy aprendendo o portugués co teu Blog.