quarta-feira, julho 01, 2009

Sopa de cenoura assada

English version

Roasted carrot soup / Sopa de cenoura assada

Muito tem sido dito a respeito da morte de Michael Jackson e eu não vou encher a paciência de vocês com mais um texto sobre isso – a Tina e a Lolla já o fizeram imensamente bem. Só quero dizer que pra mim MJ era um gênio e sua música é parte da minha vida desde a infância, quando “Thriller” me apavorou pela primeira vez. Ele nunca deixou de me impressionar.

Quando o assunto é comida, é Donna Hay quem me impressiona o tempo todo – esta sopinha deliciosa é receita do site dela.

Roasted carrot soup / Sopa de cenoura assada

Sopa de cenoura assada
da Donna Hay magazine

1kg de cenoura, descascada e em pedaços graúdos
340g de cebola em pedaços graúdos
3 colheres (sopa) de azeite de oliva*
sal e pimenta do reino moída na hora
1 colher (chá) de cominho em pó
1,5 litros de caldo de legumes
1 xícara (240ml) de creme de leite fresco
folhas de salsinha, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Junte a cenoura, a cebola, o azeite, o sal, a pimenta e o cominho numa assadeira e misture bem. Asse por 30 minutos ou até que a cenoura esteja macia.
Passe os ingredientes da assadeira para um processador de alimentos ou liqüidificador, acrescente o caldo de legumes e bata até homogeneizar. Transfira para uma panela, acrescente o creme de leite e leve ao fogo médio até ferver. Cubra, cozinhe por 5 minutos e polvilhe com a salsinha.

* usei azeite de oliva aromatizado com alho

Rend.: 4 porções generosas

Roasted carrot soup / Sopa de cenoura assada

28 comentários:

Andrea Dohashi disse...

Além de muito nutritivo, cenoura é uma delícia, eu gosto muito!
Apesar de todos comentários atribuídos a MJ, eu sempre fui sua fã, e lamentei muito sua partida, um gênio mesmo!
Beijos

monica disse...

Boommmm dia Pati!Que apetitosa esta sua sopa,humm.Vou fazer.Vc por um acaso teria a receita da torta de abobora(receita americana)?
Nossa eu ja chorei tanto a partida do MJ,ele era um espetaculo!Eu tbm me apavorei com Thriller e meus filhos de 12 e 10 anos gostavam muito dele tbm.Vai fazer falta!
beijos querida e muito obrigado.

Susana Gomes disse...

Eu adoro sopa feita com legumes assados, pois o seu sabor fica ainda mais acentuado.
Com cogumelos assados fica uma sopa fantástica.
Esta de cenoura deve estar uma delícia. :)

Anônimo disse...

Olá Patrícia!
Também sou fã da Donna Hay. E sua, gosto imenso do seu blog! Não sei se gosto mais das receitas ou das fotos, que são lindas de morrer. Sou portuguesa e também tenho um blog, o Lume Brando. Mas as minhas fotos são muito más. Pouco jeito e máquina meia avariada é o que dá...

Teresa Rebelo

Roberta Ogata disse...

Querida, vc mesma fotografa tuas receitas? qual máquina vc usa?
bjos
artesanato.roberta@gmail.com

Tina Lopes disse...

Obrigada, querida. Essa vai pro cardápio do Ninotchka Sopas Deliciosas e Panquecas Legais.

Vânia Costa disse...

Adorei a sopa! Ficou com um aspecto delicioso!

Beijinho*

Sarah disse...

Hum....que delicia de sopa!!! A cor é incrivel!Bjos

Anônimo disse...

Água na boca!

Eduardo Luz disse...

Patrícia, espero que o Timão jogue hoje à noite como estão as tuas fotos : espetaculares !

Fala pro João que hoje só vai dar Timão ( figa !!).

Abs

® disse...

Patrícia!
Nunquinha comi sopa com cenoura assada, ou melhor, nenhum outro legume...:/
Achei uma idéia boa purdimais!!!
Brigadinha por ensinar, viu?!
Bejim!
Vinni
amehliadigital.blogspot.com

ameixa seca disse...

Este creme deve ficar super suave! Adorei :)
Quer se goste ou não MJ marcou o mundo da música!

kaka disse...

OI Paty!
Tudo bem?
Guria que sopinha deliciosa!!
Vou ter que fazê-la!!Tá mto frio aqui!!
Hehehhee
Grande abraço
Kaka

Ana Powell disse...

Absolutamente fabuloso.
Excelente receitas e fotos. Adorei, parabéns pelo Blog x

Helena disse...

Esta sopa deve ser deliciosa. Uma vez vi num programa do Jamie Oliver uma sopa um pouco parecida com esta e fiquei tentada em experimentar, agora com esta então...

Bjocas

Lua Limaverde disse...

Pat, assim que vi o título do post já imaginei que era receita da Donna Hay. Estou louca pra assinar a revista dela... :D
Linda sopa!

Renata Grimone disse...

Paty,

que delícia, vou fazer em breve.
Agoro seu blog.Visite o meu: www.menucaseiro.blogspot.com

Um beijão,

Rê Grimone

G' disse...

Michael Jackson será sempre o Rei :')

Quanto à sopinha, está bem laranjinha e parece deliciosa. Eu comia já já uma colherzinha daí.

Beijinhos*

Sarah Abreu disse...

HUm, agora que esfriou de novo, vai ser uma delícia!

Uma pergunta sobre seus camafeus... o fondant fica grossinho mesmo em volta do docinho? Achei tão tão doce...
Ficaram lindos, mas não amei o sabor... pode ser meu paladar que não é assim tão "formiguento"...
Alguma sugestão?

Anônimo disse...

Essas tuas fotos são lindas!!!
Vc que fotografa? E esse fundo branco é na sua mesa?

Beijos!!!

Patricia Scarpin disse...

Andrea, eu adoro tudo com cenoura! Quando estava cortando as cenouras ainda cruas comi tanto que quase não sobra nada para a sopa. :)
Beijo, querida!

Monica, eu não tenho, mas a Ana Elisa tem - www.lacucinetta.com.br
Boa sorte!

Gasparzinha, você tem razão, o sabor fica mesmo mais acentuado, muito gostoso!
Obrigada!

Teresa, as minhas fotos do começo eram bem inferiores, a gente aprende com o tempo!
E obrigada pelo comentário!

Ro, sou eu, sim. Agora uso uma Nikon 40, mas usei uma Sony Cybershot até meados de junho.

Tina, acho que os clientes vão gostar. :D

Vânia, obrigada!
Um beijo!

Sarinha, obrigada!
Beijo!

Paula, e é saudável!
Beijo!

Edu, é nóis!! Timão Campeão!! O João ficou sem voz, viu? :D
Um abraço!

Amehlia, espero que você experimente, é bem gostosa!

Ameixa, ficou suave, sim, e o cominho deu um toque super especial.

Kaka, espero que goste!
Um abraço!

Ana, obrigada pela visita!

Helena, obrigada por comentar! As receitas do Jamie são ótimas, não?
Um beijo!

Luna, querida, é mesmo a cara dela, não? :D
Beijo!

Renata, espero que goste!

G', eu comi e repeti, olha que gulosa. :D
Beijo!

Sarah, a espessura da cobertura depende muito da consistência do fondant. Eu particularmente acho mesmo muito doce, mas a maioria das pessoas gosta.
É um doce tradicional, não há muito que se possa mudar sem que as pessoas estranhem...

Marina, sou eu sim! O fundo branco é um tecido.
Obrigada pela visita!

Orlando Baumel disse...

Olá Patricia! Parabéns pelas receitas e pelo Blog! Te convido a visitar o Oba Gastronomia! Será uma honra para mim!

Paula Pacheco disse...

Adoro sopas, cremes, caldos e afins..este de cenoura esta bem apetitoso...gostei de tudo neste blog, como falaram as fotos e as receitas são maravilhosas...um dia queria fazer um questionário de como tirar tão bem uma foto...as minhas ainda não tiro tão bem...aproveito para te convidar a dar uma espiada no meu blog, ficarei feliz de ver vc por lá...aliás vc já esta no meu avorito hum!!! faz tempo...bjs :)
Paula.

moranguita disse...

eu nunca tinha visto uma receita com legumes assados para fazer sopa. acredita?
mas olhe que deve ser óptima pelo menos a sua esta linda.
tenho que levar a receita ja comigo.
beijinhos

Rafaela Maranhão disse...

Jantei essa deliciosa sopa ontem!
Jea estou com uma lista de receitas para testar! :)
Parabéns pelo delicioso blog!

Patricia Scarpin disse...

Rafaela, que notícia boa, menina! Obrigada por vir aqui me contar!

Marisa disse...

Patrícia fiz a receita e gostei muito. Diferente de todas as sopas que já provei. No entanto fiz um coisa diferente para o caldo de legumes usei um cubo da knorr . Não sabia como fazer diferente. Mas mesmo assim ficou muito boa. Como você faz para o caldo de legumes?

Patricia Scarpin disse...

Marisa, que bom que vc gostou da sopa, fico contente!
Eu uso caldo de legumes caseiro, sempre tenho no freezer - uso a receita da Ana Elisa, feita com aparas e partes de legumes que quase sempre vão para o lixo:

http://www.lacucinetta.com.br/2009/11/uma-sexta-feira-frugal-6-caldo-de.html

Bj!