segunda-feira, julho 30, 2007

Salada de tomate, palmito, azeitonas e parmesão com molho de manjericão

English version

Tomato, hearts of palm, olive and parmesan salad with basil dressing

Toda vez que visito o blog da Kalyn - e faço isso diariamente, a não ser que esteja doente ou com muito trabalho - tenho vontade de cozinhar tudo o que ela posta! A comida dela tem um tom saudável e uma aparência deliciosa. Difícil de resistir.

Esta é a minha versão de uma de suas receitas - já fiz esta salada várias vezes e até o João gosta - e ele não curte tomates (doido).

Usei lascas de parmesão pois não encontro queijo de cabra facilmente onde moro. Também mudei um pouquinho o molho.

Dê uma olhada na salada original - você vai adorar!

Salada de tomate, palmito, azeitonas e parmesão com molho de manjericão

- xícara medidora de 240ml

4 a 6 tomates pequenos fatiados
1 xícara de palmito picado (ou mais se você gostar)
½ xícara de azeitonas pretas
½ xícara de lascas de parmesão

Molho de manjericão:
1 xícara de folhas de manjericão fresco (meça apertando as folhas)
azeite de oliva extra virgem a gosto – não usei muito pois queria uma salada com poucas calorias
sumo de limão
sal
pimenta do reino moída na hora

Em uma saladeira ou tigela, coloque os tomates, o palmito, as azeitonas e o parmesão.

Usando um pilãozinho, amasse o manjericão e o sal. Adicione a pimenta, o azeite e o limão e misture bem.
Regue a salada com o molho e sirva a seguir.

Rend.: 2 porções

19 comentários:

Marcia da Paz disse...

Hum que saladinha bonitinha, e só contém coisas gostosas !!!! bjks

Heidi disse...

Legal que vai parmesaõ nesta linda salada! Já sou fã de um parmesão, como um tira gosto por sí só, agora dessa forma então!
Abraços.

Cláudia A. disse...

Patrícia, essa salada deve ser uma delícia. Eu sou como seu marido, não curto muito tomates crus mas a mistura com esse molhinho me deu água na boca. Beijo.

Unknown disse...

Vou fazer esta salada. Deve ser muito boa. Óptima para um dia como o de hoje: está um calor infernal!

Silvia Arruda disse...

Pat, para mim não precisa mais nada. Um bom prato dessa salada já é uma refeição completa!! Deliciosa!! Só tem coisa boa!! hummm

Elvira disse...

Com o calorão que sentimos agora em Portugal, essa saladinha vinha mesmo a calhar para o meu jantar! :-)

Agdah disse...

Menina, eu já não visitava o blog de Kalyn há algum tempo...

A Jana e o Ti disse...

Hummm... me pareceu ótimo o molhinho! tá na fila pro teste - sim, porque catei váaarias das suas receitinhas, filhota! esse fim de semana fiz o pudim de leite condensado - fácil, né? mas, pasme, eu nunca tinha feito um. e pelo jeito ficou jóia, pq durou só dum dia pro outro. substituí essencia de baunilha por de abacaxi. fez uma diferencinha gostoooooosa...
Bjo!

Eli disse...

Pat, eu adoraria uma saladinha assim! E posso comer sempre que não fico triste não. hehehe

Helen disse...

Oi, Patrícia! Vim retribuir sua visita, mas acho que não vou conseguir sair daqui tão cedo... Acabou de ganhar na categoria 'blog delícia' rsrs.
bjm :)

semente de sésamo disse...

Que delícia de salada, deve ser muito fresca!

Patricia Scarpin disse...

Marcinha, obrigada!
Beijos!

Dinha, também adoro, se deixar como tudo antes de colocar na receita. :)
Beijos!

Cláu, o molhinho de manjericão é mesmo uma delícia e fica gostoso em outras saladas também.
Beijos!

Goretti, aqui está um super frio, menina! :)

Si, eu comi um pratão gigante da última vez, amiga. Mas um pãozinho bem cascudo vai super bem tb. :)

Elvira, que bom que gostou, querida!

Agdá, eu adoro e ela é um amor.

Oi, menina, eu fico feliz em saber disso, espero mesmo que goste! Essa idéia da essência é jóia, vou testar qualquer hora!
Beijocas!

Eli, esta aqui é gostosa e saudável, amiga.

Helen, adorei o seu blog e fico contente por te ver aqui!
Beijos

Semente, é fresquinha, sim, e deliciosa!

Anônimo disse...

Eu vi um comentário seu no meu blog ou foi um sonho lindo que eu tive, uma alucinação? kkkk
Se não foi um sonho, obrigada pela paciência! :)
Nossa... Eu AMO cozinhar. E comer, obviamente. Já vi uma receita de pudim aqui que eu nunca acerto fazer e vou 'catar'.

Isabel Salvador disse...

uma saladinha sabe sempre bem..parabéns

bjokas

Valentina disse...

Também adoro o site da Kalyn. E esta salada esta tao gostosa, com carinha de verão. amiga, acho que umas gotinhas de azeite de oliva extra-virgem nao teria dado mais quilos, e ajudaria a liberar os óleos do manjericão.risos.Prefiro mil vezes cortar uns pedaços de chocolate!! Vou anotar a tua receita. bjocas

A Jana e o Ti disse...

Paty, mas vc e Erika é que tão certas. Concordo maciçamente se disserem que a burra sou eu! rsrsrsrsr... tb não queria, não queria, lá-lá-lá... rsrsrsrsrs...

Ana disse...

Ai que delicia, adoro salada, tomates e palmitos!!! Hummm!!! Bom p/ o calor q esta fazendo por aqui!!
Ana

Patricia Scarpin disse...

Oi! Que bacana você ter vindo visitar o meu blog, obrigada!
Pode "catar" quantas receitas quiser! :)

Belinha, obrigada!

Tina, eu usei pouquinho azeite, mas usei. Extra virgem, um bem saboroso.
Beijos!

Olha, mas você estava em desvantagem pois "tinha" que responder... ;)

Ana, que bom você ter gostado, obrigada!

Cris disse...

O blog dela é demais saboroso... Acho que vou precisar comprar um pilãozinho... será que na 25 tem? Estou doida para ir para SP!