segunda-feira, julho 23, 2007

Filés de tilápia grelhados com manteiga de manjericão e cebolinha e batatas ao forno com parmesão

English version

Grilled Tilapia with basil-chive butter and parmesan steak fries

Ontem João e eu celebramos 2 anos e meio de casamento.
Como ainda estou me recuperando de uma gripe fortíssima que me pegou semana passada, resolvemos comemorar em casa mesmo.
Um almoço caprichado e feito com amor era mandatório! :)

A receita do peixe peguei da edição de julho da revista Bon Appétit – adaptei alguns detalhes. Usei filé de tilápia ao invés de hipoglosso (halibut) e cebolinha ao invés de spring onions.
Temperei os filés com alho, sal, pimenta e suco de limão siciliano e deixei marinando por 2 horas, mesmo a receita não pedindo.

A receita das batatas tirei deste livro e ficaram deliciosas – o único problema foi que usei papel manteiga ao invés de pardo para forrar a assadeira e as batatas grudaram. Tive que arrancá-las com a ajuda de uma espátula e uma parte das casquinhas crocantes se perdeu.
Da próxima vez, uma espirradinha de cooking spray vai resolver o problema – obrigada, Lydia, pela dica, tenho usado muitíssimo o spray!

Filés de tilápia grelhados com manteiga de manjericão e cebolinha
do Everyday Food: Great Food Fast e da Bon Appetit magazine

1 ½ xícaras (meça sem apertar as folhas) de manjericão fresco
4 colheres (sopa) de cebolinha picada
8 colheres (sopa) - 112g – de manteiga sem sal, temperatura ambiente
1 colher (chá) de raspas de casca de limão siciliano
6 filés de tilápia, 170g cada
azeite de oliva extra virgem

Coloque o manjericão e a cebolinha num mini processador e processe. Adicione a manteiga, 2 colheres (sopa) por vez, e processe até obter um creme – vá raspando as laterais para misturar bem os ingredientes.
Passe o creme para uma tigelinha, adicione a casca de limão e tempere com sal, misturando bem – acrescentei também pimenta do reino moída na hora.
Prepare a churrasqueira para grelhar o peixe ou faça como eu e use uma frigideira específica para isso.
Pincele os filés de peixe com azeite (ambos os lados) e coloque na grelha/frigideira aquecida. Grelhe até que o centro fique opaco, 4 minutos de cada lado, ou conforme o seu gosto.
Transfira os filés para os pratos e imediatamente coloque a manteiga de manjericão por cima.
Sirva e deixe a manteiguinha aromatizada na mesa para que todos se sirvam caso queiram.

Rend.: 6 porções

Batatas ao forno com parmesão

3 claras de ovos grandes – acho que 2 são o suficiente
sal e pimenta do reino moída na hora
3 batatas próprias para assar, com 220 a 280g cada
1 ¼ xícaras (125g) de parmesão ralado

Pré-aqueça o forno a 220ºC.
Em uma tigela rasa e larga, misture as claras com 1 colher (chá) de sal até que fiquem parecendo uma espuma.
Corte cada batata – sem descascar – em 6 longos palitos; junte-os às claras e mexa bem para cobrir. Retire cada palito das claras e sacuda para retirar bem o excesso.
Coloque o parmesão em um prato e vá pulverizando as batatas com ele (não retire o excesso).
Coloque os palitos de batata em uma assadeira forrada com papel pardo e asse até que estejam macias e douradas – cerca de 30 minutos.
Tempere com sal e pimenta antes de servir.

Rend.: 4 porções.

24 comentários:

Silvia Arruda disse...

Pat, além de não comer carne vermelha tb não como peixe, acredita? hehe... mas estas batatas comeria sem parar, com certeza!! :D

Valentina disse...

ai, que delicia. batatas..amo.com crosta entao..e o peixe..ah, isso eh amor meu. combinacao dez. ranguinho caprichado para a ocasiao.

Eli disse...

Parabéns Pat a vocês!! Sabe que sempre comemoro meu aniversário de casamento em casa?! Eu gosto mais depois do jantar podemos ver um filme e namorar um pouco acho mais gostoso que sair, por vezes gastar uma penca de dinheiro e ainda não sair tão satisfeito. Sou meio ranziza né?!hehe
Eu adorei o menu, achei um luxo!!

Marcia disse...

Adoro peixies de mar. Estou bem longe dele e quase dentro de um rio. Aprendi a gostar de 2 peixes de água doce, tilápias e surubins.
A tilápia dá um excelente sachimi quando a temos fresquinha sem congelar.
Abraços

Cláudia A. disse...

Adorei o seu menu. Estas batatas ficaram muito apetitosas. Parabéns pelos dois anos e meio. Beijo.

Elvira disse...

Esse peixinho deve ser tão gostoso! Amei a sua receita, Patricia. :-)

Unknown disse...

O seu prato está com um ar óptimo. Mas, sinceramente, nunca ouvi falar desse peixe: tilápia. Já vi no google e percebi que é um peixe de água oce, mas só isso (riso)
Parabéns pelos dois anos e meio...

Lua Limaverde disse...

Parabéns, Pat e João! Menina, eu gosto de alguns peixes, mas faz tempo que não como tilápia, não lembro se gosto, rs. Mas esse almoço foi pra lá de chique... :)

Camila L disse...

Parabéns!! E que almoço caprichado! Adorei!!! Eu gosto mto de sair, ir num restaurante novo, mas pq não caprichar tb no almoço de casamento? Essas batatas estão me tentando... vou já mandar pro meu del.icio.us....

colher-de-pau disse...

Em primeiro lugar parabéns pelos 2 anos e meio de casamento....
Eu segundo lugar adorei essa receita. Que aspecto delicioso!

semente de sésamo disse...

Que aspecto fabuloso!

Anônimo disse...

Você voltou a postar, que bom!!! Estava sentindo sua falta... Parei de cozinhar, mas acompanho sempre o que você posta. Ai ai.. saudades da minha cozinha...
E feliz aniversário de casamento!!
Beijo

Akemi disse...

Patricia, parabéns pelo aniversário! E que bela refeição e se tem batatas...hummmmm! :-D

Patricia Scarpin disse...

Si, sabe que lembrei de você depois que postei, amiga? :)

Tina, obrigada, querida. Que bom que gostou!

Eli, obrigada! Eu e o João tb gostamos muito de ficar no nosso cantinho, tomando um vinho, beslicando comidinhas gostosas... Ainda mais no frio, amiga! É super gostoso.



Marcia, obrigada pela visita!
Um abraço!

Cláu, obrigada, querida. As batatas ficaram danadas de boas, viu? :)
Beijocas

Elvira, obrigada! O peixe é gostoso e o melhor, facinho de fazer!

Goretti, ele também é chamado de Saint Peter's fish.
Obrigada!

Luna, acho que dá para usar vários peixes aqui, amiga, desde que não sejam muito fininhos os filés, caso contrário fica difícil pra grelhar.
Obrigada pelo carinho!

Camila, que bom que você gostou, querida, obrigada!

Colher-de-Pau, obrigada! E fico feliz por vc ter gostado da receita!

Semente de Sésamo, fico até sem jeito com tanta gentileza, obrigada!

Denise, obrigada! Meus posts andam meio escassos mas pretendo mudar isso. Fico feliz por você continuar acompanhando as minhas peripécias na cozinha!
Um beijão!

Akemi, querida, obrigada!! E as batatinhas são gostosas, mesmo, e o que não fica bom com parmesão? :)

Sylvia disse...

Essas batatas ficaram maravilhosas ,posso sentir até o cheirinho delas.

laila radice disse...

nossa tudo está lindo, também mereciam né?parabens pelo tempo juntos!e que delícia essas batatinhas, amei...e o peixe deve ficar um encanto com a manteiga aromatizada..tudo mto bom! beijos

Agdah disse...

Aqui em casa não vivo sem o spray. Mas menina, hipoglosso? Ah, mas também com esse nome eu preferiria tilápia sem pestanejar. Agora me diga uma coisa, aonde é que você me arranja tanta receita chique, manteiga de majericão é o fino.
Esse João deve andar rindo à toa. parabéns pelas bodas.

Sheila disse...

Que lindo Paty!!! Parabens pelos muuuuuuuito a felicidade de vcs =)

E que forma deliciosa de comemorar hein? O marido deve ter adorado!!!

Marcia da Paz disse...

Oi Parabens e Felicidades pelo casório, que delicia de peixe e batata, adorei a receita bjks

Karen disse...

Estou atrasada, mas parabéns para vocês dois! Seu marido tem sorte! ;-)

Cris disse...

Parabéns para vocês dois, pelos dois e meio!!! Esta batatinha está me pegando... hum.... sabe que não tenho achado o spray por aqui. Daqui a 2 semanas fazemos 13 anos... o tempo voa!

Patricia Scarpin disse...

Sylvia, elas ficaram muito gostosas, sim! Obrigada!

Laila, obrigada, querida! A manteiguinha é deliciosa, quero testá-la com outras carnes também.
Beijos!

Agdá, eu viciei no danado. Agora, nem quero saber de usar outra coisa. risos
Eu achei no dicionário mas pra ser sincera tb fiquei horrorizada com o nome - e nem sei se dá para encontrar aqui no Brasil. Preferi a tilápia pois a espessura dos filés me pareceu boa para grelhar.
Você é muito querida, obrigada pelos elogios, fiquei até sem jeito! :)
Beijos!

Sheila, obrigada! Ele gostou, sim, e também tomamos um espumante - mesmo eu tomando remédio pra garganta (que desobediente sou, né? - risos)

Marcinha, obrigada, querida!
Beijos!

Karen, imagina! Obrigada por comentar! :)

Cris, nem me fale, voa mesmo! Parece que foi ontem que casei, menina. :)
Bjs!

Talita Takeda disse...

Patricia, fiz as batatas para a ceia de ano novo e foi o maior sucesso!! Fiz duas receitas, pois estávamos em 8. Não sobrou nenhuma! todo mundo adorou a cara "rústica" que ela tem... Ah, ao invés de parmesão usei grana padano! tudo de bom. obrigada, bjs

Patricia Scarpin disse...

Oi, Talita! Tudo bem?
Adorei saber que as batatas fizeram sucesso! Obrigada a você por vir me contar.
Beijo!