segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Salada de espinafre e mussarela de búfala empanada

English version

Spinach and radish salad with mozzarella rolled in breadcrumbs

Sempre gostei legumes e verduras – quando pequena, pedia tomate com sal de “lanche de tarde”, cenoura crua para beliscar nos momentos mais inusitados e, vendo TV junto com minha mãe, devorava bacias imensas de agrião ou rúcula.
Apesar de raramente postá-las aqui, adoro saladas.

Namorei esta receita por tanto tempo e no dia em que decidi fazê-la não encontrei radicchio (fui a três lugares diferentes – às vezes detesto morar em cidade pequena).
O aliche esqueci de comprar...

Mesmo assim, ficou divina – eu nunca tinha comido espinafre cru. Gostei demais e quero fazê-la outras vezes, seguindo à risca a lista de ingredientes da receita original.

Salada de espinafre e mussarela de búfala empanada

3 rabanetes
1 radicchio – use as folhas interiores
100g de espinafre – o que usei tinha folhas imensas
azeitonas pretas

Molho:
50g de aliche de lata - escorra o óleo e reserve
1 colher (sopa) de sumo de limão
1 dente de alho pequeno, cortado em fatias bem finas
2 colheres (sopa) de azeite

Bolinhas de mussarela:
160g farinha de rosca
2 colheres (sopa) de salsinha picadinha
2 colheres (sopa) de manjericão rasgado em pedaços pequenos
1 colher (chá) de raspa de limão
4 mussarelas de búfala rasgadas em pedaços – usei bolinhas pequenas que tinha em casa
farinha de trigo temperada – usei comum com um pouquinho de sal
1 ovo batido levemente*

Para o molho: coloque o aliche, sumo de limão e alho num processador e bata até ficar uma mistura homogênea. Se você não tiver processador pique o aliche em pedacinhos e ponha os 3 ingredientes numa vasilha e bata bem com um mini fuê. Vá acrescentando o óleo do aliche e azeite de oliva inicialmente em gotinhas e progrida para um fio contínuo. A mistura vai ficar grossa. Acrescente uma colher de sopa de água quente aos poucos para afinar o molho e tempere com pimenta do reino moída na hora. Reserve.

Para preparar a mussarela, coloque a farinha de rosca num prato fundo, junte a salsinha picada, manjericão, raspa de limão, sal e pimenta do reino moída na hora. Misture tudo. Coloque a farinha de trigo num outro prato. Pegue os pedaços de mussarela e passe na farinha de trigo primeiro, retirando o excesso. Pincele com o ovo batido* e passe na mistura da farinha de rosca, revestindo bem os pedaços de mussarela. À medida que você for preparando os pedaços coloque-os em uma forma para levar ao forno. Quando todos ficarem prontos ponha a forma na geladeira por uns 20 minutos.

Pré-aqueça o forno em temperatura média. Caso você prefira fritar a mussarela só precisará de 1 cm de óleo na panela. E a chama deve ser média.

Na hora em que você colocar a mussarela no forno comece a preparar a salada. Corte os rabanetes em fatias bem finas – use um mandolim caso tenha. Assim que cortar coloque numa tigela com água gelada por uns 10 minutos. Arrume as folhas de radicchio numa saladeira rasa, coloque o espinafre, os rabanetes e as azeitonas. Quando a mussarela ficar pronta - asse por 15 minutos, virando na metade do tempo para dourar por igual - junte à salada.
Tempere com o molho ou sirva à parte.

* você pode usar mostarda de Dijon ao invés dos ovos – foi o que eu fiz.

12 comentários:

Akemi disse...

Querida Patricia, esta salada está um show de gostosura! Não tenho aliche mas os outros ingredientes tenho todos aqui, talvez pinte amanhã mesmo por aqui. Depois te conto!

valentina disse...

Pat, sabe que nao gosto mais de alface em salada. so espinafre ou rucula ou umas outras verdinhas. Espinafre tem presenca tao marcante.adoro.

fezoca disse...

hmm, amei essas mussarelinhas empanadas! delicia de salada.. bjos,

Silvia Arruda disse...

Pat, adorei sua adpatação à receita. Não gosto de aliche, e mostarda dijon foi uma ótima pedidada. Rabanetes e azeitonas azapas tb são uma perdição para mim!
Bjos

Agdah disse...

Menina, quer ver difícil de encontrar coisas é lá no nordeste.

Cinara disse...

Pat, eu não sou chegada em espinafre na salada, mas estas mussarelinhas empanadas me deixaram com água na boca! Acho que vou deturpar sua salada saudável e fazê-las como petisco, que tal? ;o) Beijos!

Eliana Scaramal disse...

Que gostosa essa salada! Essa mussarela deve estar tudo de bom né?! Eu não gosto de aliche. :(

lunalestrie disse...

Patricia, eu gosto muito de saladas, mas não me animo muito em fazê-las, prefiro quando outra pessoa prepara, dá um pouquinho dessa sua? rs
Eu bem sei o que é não encontrar ingredientes, querida, apesar de morar em capital, certas coisas são bem difíceis de achar!

Patricia Scarpin disse...

Amiga querida, aposto que você vai adorar a salada - receitinha da Valetina não tem erro, né? ;)
Depois quero saber!

Tina, eu nunca fui fã de alface, amiga, nem quando era pequena. Troço mais sem graça, risos. Prefiro as folhas que têm mais personalidade. Foi a primeira vez que comi espinafre cru e adorei!

Fer, elas são deliciosas, sim. :)

Silvia, tb adoro rabanete - me lembram a minha mãe. E azeitona é uma delícia, mesmo! Concordo contigo, amiga!

Agdá, vc deve ter razão!

Ci, manda ver - vc vai ver que delícia ela são! :)

Eli, é super gostosa e também saudável, amiga!

Luna, querida, faço uma pequena idéia. Eu posso ir pra SP comprar, então até tenho solução quando há mais tempo disponível.
Se eu pudesse, mandava um Sedex pra ti cheinho de salada. ;)

Beijão a todas, queridas!

Elvira disse...

Adorei essa saladinha fresca! :-)

Cris disse...

Patrícia, que chique esta salada! Eu gosto muito de espinafre picadinho na salada e suas adaptações foram ótimas. Happy Friday!!! Bjs!

Patricia Scarpin disse...

Elvira, ficou danada de boa, viu? E vou fazer de novo com todos os ingredientes indicados pela Tina.

Cris, T.G.I.F.!! :)
Foi a primeira vez que comi espinafre cru e gostei bastante!

Beijos, queridas!

Related Posts with Thumbnails