quinta-feira, setembro 03, 2020

Bolo de tangerina e creme azedo (sour cream)

English version

Bolo de tangerina e creme azedo / Tangerine sour cream cake

Depois que comecei a adaptar a receita de bolo de iogurte do Epicurious para fazer bolos de diferentes sabores demorei muito a fazer novamente uma receita com manteiga – sempre que pensava nisso tinha que abandonar a ideia, já que não teria tempo de esperar a manteiga amolecer (não tenho microondas).

Cozinhar é também planejamento, e nem sempre a gente tem tempo de fazer o que tem vontade. O desejo por um bolinho para o café da tarde e manteiga gelada me faziam recorrer à receita perfeita que eu já tinha feito de várias maneiras, sempre com resultados deliciosos. Há horas em que me cobro muito, querendo sempre fazer coisas novas, inclusive para dividir com vocês, mas em certos momentos nada como uma receita já batida, que a gente tem certeza de que funciona. Em hora de aperto, ou de pressa, receita já testada é a solução.

Só que chegou o dia em que precisei usar um restinho de creme de leite fresco antes que estragasse na geladeira, e acabei fazendo um bolo de creme azedo que também pedia manteiga. Ficou macio, perfumado de tangerina – tanto com as raspas da casca quanto com o suco – e saboroso. Meu marido adorou o glacê sobre o bolo.

O bolo é todo pincelado com suco de tangerina logo após ser desenformado, o que o torna deliciosamente úmido. Caso não tenha tangerinas em casa, faça o bolo com laranjas (a receita original é com limão siciliano).

Bolo de tangerina e creme azedo / Tangerine sour cream cake

Bolo de tangerina e creme azedo (sour cream)

adaptado desta receita

 

- xícara medidora de 240ml

 

Bolo:

2 xícaras (280g) de farinha de trigo

1 ½ colheres (chá) de fermento em pó

¼ colher (chá) de sal

1 ¼ xícaras (250g) de açúcar cristal ou refinado

raspas da casca de 2 tangerinas médias

180g de manteiga sem sal, amolecida

3 ovos grandes, temperatura ambiente

½ colher (chá) de extrato de baunilha

2 colheres (chá) de Cointreau - opcional

1 xícara de creme azedo (sour cream)*

 

Para pincelar o bolo:

3 colheres (sopa) de suco de tangerina

 

Glacê:

½ xícara (70g) de açúcar de confeiteiro

2 colheres (sopa) de suco de tangerina

 

Comece com o bolo: preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma de furo central com capacidade para 8 xícaras de massa.

Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o fermento e o sal. Reserve.

Na tigela da batedeira, junte o açúcar e as raspas de tangerina e esfregue com as pontas dos dedos até o açúcar ficar aromatizado. Junte a manteiga e bata até obter um creme claro e fofo – raspe as laterais da tigela com uma espátula de silicone algumas vezes durante todo o preparo da receita. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Junte a baunilha e o Cointreau (se for usar) e bata para misturar.

Em velocidade baixa, adicione os ingredientes secos em três adições, alternando com o creme azedo em duas adições. Bata somente até incorporar – não bata demais para não desenvolver o glúten da farinha e deixar o bolo duro.

Despeje a massa na forma preparada e alise a superfície. Asse por 45-55 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha, por 20 minutos, e então desenforme com cuidado sobre a gradinha. Pincele todo o bolo com o suco de tangerina, até que o bolo absorva todo o suco.

Glacê: acrescente o suco de tangerina aos poucos ao açúcar de confeiteiro, e vá misturando até obter a consistência desejada. Despeje sobre o bolo já frio.

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte o creme fica bem espesso – leve à geladeira para ficar mais espesso ainda)

Rend.: 10-12 fatias

2 comentários:

Cristine Akemi disse...

Oi, Pat! Esse bolo está com uma cara ótima <3 me fez lembrar do bolo de limão do Panelinha (porém muito mais bonito, é claro).
Vim dar uma espiadinha no blog depois de ler a sua última newsletter. Obrigada pela dose semanal de carinho, fotos lindas e receitas fáceis e deliciosas.
Bom domingo e uma semana cheia de paz e tranquilidade <3
beijos!

Patricia Scarpin disse...

Cris, querida, seu comentário me deixou tão feliz! Que bom saber que você está gostando das minhas cartinhas, eu realmente faço com muito carinho!
Um beijo com saudade!