terça-feira, setembro 29, 2020

Brownies com farinha integral e macadâmia e saudades do pessoal do trabalho

Brownies com farinha integral e macadâmia

Não vou mentir para vocês: esta receita de hoje é antiga. Não fiz brownies nenhuma vez desde que a quarentena começou – o meu público alvo favorito para brownies são as pessoas do trabalho, que não vejo há mais de seis meses, a não ser por chamada de vídeo.

Era tão bom chegar com a vasilha ao escritório e ver a reação de todos: os olhinhos brilhando, “Pati, o que você trouxe de gostoso hoje?”, todo mundo correndo em direção ao tupperware e, em seguida, para a cafeteira, para acompanhar o brownie com um cafezinho.

Não sinto falta nenhuma do trânsito infernal de São Paulo, demorava séculos me deslocando de lá pra cá e daqui pra lá, mas tenho saudades de estar com todos no escritório, falar sobre trabalho e outros assuntos não-relacionados, rir, às vezes passar nervoso e segurar para não soltar um palavrão ao telefone. :)

Que venha logo a vacina para o Corona – quando estiver de volta no escritório vou mimar meus colegas com um montão de doces. :)

Estes brownies levam farinha integral e macadâmia e ficam altinhos, úmidos e saborosos. À época usei macadâmias porque havia um restinho no freezer que eu não queria perder, mas use a oleaginosa que preferir. Gosto muito de usar castanha de caju em brownies, acho que funcionam muito bem.

 

Brownies com farinha integral e macadâmia

receita minha

 

- xícara medidora de 240ml

 

230g de chocolate amargo, picadinho ou em gotas, uso dividido – usei um com 70% de cacau

200g de manteiga sem sal, temperatura ambiente e picada

1 ¼  xícaras (250g) de açúcar cristal ou refinado

3 ovos grandes, temperatura ambiente

1 colher (chá) de extrato de baunilha

60g de farinha de trigo

60g de farinha de trigo integral

¼ colher (chá) de sal

80g macadâmias, picadas grosseiramente – ou use a oleaginosa que preferir

 

Preaqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma de metal quadrada de 20cm*, forre-a com papel alumínio deixando sobras em dois lados opostos e unte o papel também.

Em uma tigela refratária grande, junte 150g do chocolate (reserve o restante) e a manteiga e leve ao banho-maria (em fogo baixo, sem deixar o fundo da tigela tocar a água) até que os ingredientes derretam. Retire do fogo e deixe esfriar. Acrescente o açúcar e misture com um batedor de arame. Junte os ovos, um a um, e misture bem com o batedor. Junte a baunilha.

Adicione a farinha de trigo, a farinha integral e o sal e incorpore-os usando uma espátula de silicone, misturando até obter uma massa homogênea. Incorpore as macadâmias e o restante do chocolate. Espalhe na forma preparada e alise a superfície. Asse por 20-22 minutos ou até que um palito inserido no centro do brownie saia com migalhas úmidas. Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha.

Corte em quadradinhos para servir.

*meus brownies ficaram bem altinhos; se preferir brownies mais fininhos, use uma forma quadrada de 23cm

Rend.: 16 unidades


6 comentários:

Laura disse...

Patrícia, qual extrato de baunilha você usa? (Ou você faz em casa?) Ultimamente só tenho visto aquele artificial da Dr. Oetker nos mercados...

P.S.: Leio teu blog desde 2011 (:

Marina Molina disse...

Tenho seu blog na minha barra de favoritos há anos e anos... Passei a usar só o celular então perdi o costume de ver suas receitas semanalmente. Hoje ví o ícone e vim ver se ainda postava e fiquei muito feliz por saber que ainda está por aqui! Acho que a primeira receita sua que fiz foi a madeleine de limão siciliano e cardamomo, uma delícia. Felicidades

Patricia Scarpin disse...

Laura, tudo bem? Você é leitora super veterana! :) Obrigada!
Uso extrato caseiro, feito com fava de baunilha e vodca. Beijos!

Hevelyn Mori disse...

Paty, vc consegue consumir manteiga? Tenho dificuldade em substituição nas receitas que têm leite. Sou intolerante à lactose. E manteiga me faz mal. E sem lactose, em geral encontro somente a com sal. Obrigada.

Patricia Scarpin disse...

Hevelyn, tudo bem? Minha intolerância melhorou um pouco - no passado, eu só conseguia consumir tomando enzima. Hoje, se for em pequenas quantidades, até fico com a barriga inchada, mas não tenho diarreia nem gases.
Um bj!

Josiani disse...

Olá amiga, amei tua receita vou fazer em breve, falta apenas o cacau vou comprar esta semana obrigada por compartilhar!