Thursday, September 24, 2020

Bolo de iogurte, banana e avelã

English version

Bolo de iogurte, banana e avelã

Estou de volta com mais um bolinho delicioso e fácil de fazer, e novamente uma variação da receita do bolo de iogurte do Epicurious – realmente espero que vocês não estejam cansados desta receita, porque eu adoro e acho versátil demais!

Estava com vontade de fazer um bolo de banana, mas diferente das receitas que sempre faço e vejo por aí, em que as bananas vão para a massa do bolo amassadas. Lembrei do meu amado bolo de iogurte e maçã e decidi colocar as bananas em pedacinhos.

Para deixar o bolo mais úmido e interessante, substituí parte da farinha de trigo por farinha de avelã – comprei em uma promoção, pois a farinha estava para vencer, e guardei no freezer, como faço com todas as oleaginosas, para que não fiquem rançosas logo. A combinação de sabores ficou maravilhosa! Claro que você pode usar outras farinhas de oleaginosas, como castanha de caju, amêndoa ou amendoim – esta última deve ficar incrível com banana.

O bolo ficou muito saboroso, macio e úmido, os pedacinhos de banana assada no meio da massa do bolo ficaram deliciosos! O bolo entrou para a minha lista de favoritos: está agora empatado com o bolo de maçã. ;)

 

Bolo de iogurte, banana e avelã

um nadinha adaptado do Epicurious, de novo!

 

 - xícara medidora de 240ml

 

180g de farinha de trigo

45g de farinha de avelã – use a farinha de oleaginosa que preferir

2 colheres (chá) de fermento em pó

¼ colher (chá) de sal

½ colher (chá) de canela em pó

180g de açúcar, cristal ou refinado

¾ xícara (180g) de iogurte natural integral

½ xícara (120ml) de óleo vegetal – usei de canola

2 ovos grandes, temperatura ambiente

1 colher (sopa) de Frangelico – opcional

½ colher (chá) extrato de baunilha

2 bananas médias (120g cada pesadas ainda com a casca), descascadas e em cubinhos

 

Preaqueça o forno a 180°C. Pincele levemente com óleo uma forma de bolo inglês com capacidade para 6 xícaras de massa (1 litro e meio), forre com papel manteiga deixando sobras nos dois lados mais longos, formando “alças” que vão lhe ajudar a remover o bolo depois de assado. Pincele o papel com óleo também.

Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha de trigo, a farinha de avelã,  o fermento, o sal e a canela. Reserve.

Em uma tigela grande, junte o açúcar, o iogurte, o óleo, os ovos, o Frangelico e a baunilha misture usando um batedor de arame, até obter uma massa homogênea. Com uma espátula de silicone, incorpore os ingredientes secos – se a massa ficar muito engrumada, misture levemente com o batedor de arame, mas não bata demais para não desenvolver o glúten da farinha. Acrescente as bananas e misture.

Despeje a massa na forma preparada e alise a superfície. Asse por 50-55 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 15 minutos, e então remova com cuidado da forma, usando o papel como guia. Transfira para a gradinha e deixe esfriar completamente.

O bolo pode ser guardado em um recipiente hermético por até 3 dias.

Rend.: 8 porções

2 comments:

mariana Z. said...

Aprendi com vc a "massa básica" deste bolo de iogurte e também estou assim, sempre variando. Uso o que estiver à mão. Já fiz com gotinha de chocolate + coco, com especiarias, com castanha... Muito delicioso, super rápido de fazer, sem usar batedeira. Obrigada, Pat ;)

Unknown said...

Patricia, eu sou muito fã de suas receitas. Seria possível você colocar as medidas de colher em gramas? É muito mais fácil trabalhar com a balança que com o conversor de unidades. Hoje em dia as colheres são muito diferentes umas das outras e nem sempre consigo achar uma tabela de equivalência (colher- gramas) com todos os ingredientes. Beijo.

Related Posts with Thumbnails