sexta-feira, setembro 11, 2020

Bolo de iogurte e chocolate para o final de semana

English version

Bolo de iogurte e chocolate

A semana foi corrida (ainda está sendo) e o tempo bem escasso, mas queria dividir com vocês este bolo delicioso antes do final de semana: já deixo uma ideia para o sábado – quem me segue no Instagram sabe que sábado é dia de bolo! :)

Espero que vocês não se cansem de ver a receita do bolo de iogurte do Epicurious por aqui: já são diversas versões dele, todas deliciosas, e ainda quero inventar outras. O de chocolate não é exceção: fica muito gostoso, úmido e macio.

Confesso que o bolo de maçã continua sendo o meu favorito e acho que de muitos de vocês também – tem sido tão bom vê-lo reproduzido em tantos perfis das redes sociais! Entretanto, o bolo que lhes trago hoje também é ótimo e vai agradar os chocólatras que me leem. xx

Bolo de iogurte e chocolate

Bolo de iogurte e chocolate

um nadinha adaptado do Epicurious, de novo!

 

- xícara medidora de 240ml

 

1 ¼ xícaras (175g) de farinha de trigo

1/3 xícara (30g) de cacau em pó alcalino, sem adição de açúcar

2 colheres (chá) de fermento em pó

¼ colher (chá) de sal

½ colher (chá) de canela em pó

1 xícara (200g) de açúcar, cristal ou refinado

¾ xícara (180g) de iogurte natural integral - pode usar o potinho de 170g que dá certo!

½ xícara (120ml) de óleo vegetal – usei de canola

2 ovos grandes, temperatura ambiente

1 colher (chá) extrato de baunilha

 

Preaqueça o forno a 180°C. Pincele levemente com óleo uma forma de bolo inglês com capacidade para 6 xícaras de massa (1 litro e meio), forre com papel manteiga deixando sobras nos dois lados mais longos, formando “alças” que vão lhe ajudar a remover o bolo depois de assado. Pincele o papel com óleo também.

Em uma tigela média, peneire a farinha, o cacau, o fermento, o sal e a canela. Reserve.

Em uma tigela grande, junte o açúcar, o iogurte, o óleo, os ovos e a baunilha misture usando um batedor de arame, até obter uma massa homogênea. Com uma espátula de silicone, incorpore os ingredientes secos – se a massa ficar muito engrumada, misture levemente com o batedor de arame, mas não bata demais para não desenvolver o glúten da farinha. Despeje a massa na forma preparada e alise a superfície.

Asse por 50-55 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 15 minutos, e então remova com cuidado da forma, usando o papel como guia. Transfira para a gradinha e deixe esfriar completamente.

O bolo pode ser guardado em um recipiente hermético por até 3 dias.

 

5 comentários:

Lucia disse...

oi, Patrícia! a receita parece ótima, você teria como me dizer qual a medida aproximada da forma de bolo inglês? obrigada!

Patricia Scarpin disse...

Lucia, a forma tem 22x11cm.

Lucia disse...

Obrigada pela resposta!

Anônimo disse...

Fiz hj e amei! Com certeza vai entrar pro caderninho de receitas <3. Juntei a ideia do bolo de iogurte com banana e acrescentei amendoim triturado nesse bolo; pra mim, lembrou um brownie.

A C Barros disse...

fiz e coloquei cumaru no lugar da baunilha, ficou tudo!