quarta-feira, janeiro 10, 2018

Focaccia de alho assado e pecorino

English version

Roasted garlic pecorino focaccia / Focaccia de alho assado e pecorino

Posso dizer que depois da adorável Ina Garten minha apresentadora favorita do Food Network é a Rachael Ray: ela é divertida e sua comida sempre parece deliciosa, apesar de eu quase sempre achar as porções um pouco generosas demais. :)

Ela sempre fala sobre o quanto ama alho e super me identifico: tenho a mão pesada na hora de adicionar alho na comida (vai ver é por isso que lá em casa dificilmente alguém fica gripado) e geralmente dobro a quantidade pedida em receitas. E alho assado, então? Amo tanto que tive que colocar o ingrediente em uma massa de focaccia. Ficou deliciosa, mas se você não é tão fã assim de sabores fortes pode cortar a quantidade de alho pela metade e substituir o pecorino por parmesão.

Roasted garlic pecorino focaccia / Focaccia de alho assado e pecorino


Focaccia de alho assado e pecorino
receita minha

- xícara medidora de 240ml

Para o alho assado:
1 cabeça de alho grande, inteira
1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem

Massa da focaccia:
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
¼ colher (chá) de açúcar cristal
300ml de água morna
3 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem + um pouquinho extra para regar a focaccia
3 ¼ xícaras (455g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1/3 xícara de queijo pecorino ralado fininho – rale, depois meça
2 colheres (sopa) de tomilho fresco, só as folhas

Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque a cabeça de alho inteira em um pedaço médio de papel alumínio, regue com o azeite e feche o papel, apertando bem as extremidades para que o azeite não vaze. Coloque o pacotinho em uma assadeira pequena e leve ao forno por cerca de 45 minutos ou até que o alho esteja macio. Retire do forno e, com cuidado para não se queimar com o vapor, abra o pacotinho para que o alho possa esfriar levemente. Assim que conseguir manusear o alho sem se queimar, remova a polpa das cascas, coloque em um pratinho e amasse bem com um garfo até obter um purê (reserve o azeite que ficou no papel alumínio).

Na tigela da batedeira planetária, ou em uma tigela grande caso vá sovar a focaccia com as mãos, junte o fermento biológico, o açúcar e a água morna. Misture com um garfo e reserve por cerca de 5 minutos ou até que a mistura espume. Acrescente o azeite, a farinha, o sal e metade do pecorino. Bata com o batedor em formato de gancho em velocidade média por 6-8 minutos ou até obter uma massa lisa e homogênea – se sovar na mão, 10-12 minutos. Junte o alho amassado, metade das folhinhas de tomilho e incorpore bem. Transfira a massa para uma tigela grande pincelada com azeite, cubra com filme plástico e deixe crescer em um lugar livre de correntes de ar até que a massa dobre de volume, cerca de 1 hora e meia – em dias muito frios eu ligo o forno e deixo a cozinha mais morninha para que a massa cresça bem.

Unte com azeite uma assadeira rasa de aproximadamente 30x45cm. Transfira a massa para a assadeira preparada com cuidado para não perder o ar e formate-a em um oval de mais ou menos 30x20cm. Polvilhe com farinha as pontas dos três dedos centrais de uma das mãos e faça furinhos em toda a extensão da massa (sem deixar que atravessem o fundo). Meça o azeite que sobrou do alho assado e acrescente azeite (se necessário) até completar 1 colher (sopa). Regue a focaccia com este azeite, salpique com o tomilho e o pecorino restantes. Deixe crescer novamente em um lugar quentinho, livre de correntes de ar, por cerca de 20 minutos ou até estufe levemente e quase dobre de volume – enquanto isso, preaqueça novamente o forno, desta vez para assar a focaccia, a 200°C.

Asse até que a foccacia doure bem, 25-30 minutos. Retire do forno e, com o auxílio de uma espátula grande de metal, transfira para uma gradinha. Sirva morna ou em temperatura ambiente – a focaccia pode ser guardada em um recipiente hermético em temperatura ambiente por até 2 dias e fica como fresca novamente depois de alguns minutos no forno quente.

Rend.: 8-10 porções

4 comentários:

Letrícia disse...

Sabe quando a gente vê um trailer e sente o coração aos pulinhos de vontade de ver o filme? Tive essa mesma emoção quando li este post. Vou fazer esta receita neste fim de semana.

Beijos!

Unknown disse...

Alho RULES !!!
Vou tentar fazer domingo, te aviso pela instagram se deu certo
:*

Clarinha disse...

Essa focaccia tem mesmo a minha cara. Cá em casa só eu e o meu filhote é que iríamos comer.

Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/01/salmao-grelhado-bem-acompanhado.html

Maria disse...

Dica maravilhosa! Obrigada por compartilhar! :)