quinta-feira, janeiro 25, 2018

Muffins de banana com farofinha de castanha de caju

English version

Banana muffins with cashew nut streusel / Muffins de banana com farofinha de castanha de caju

Geralmente fazer doces com banana em casa não é fácil, pois eu e meu marido amamos tanto a fruta que comemos todas as bananas antes de ficarem maduras o suficiente para bolos e muffins. Entretanto, quando os dias estão quentes como agora as bananas amadurecem do dia para a noite, e estes muffins são um jeito ótimo de usá-las.

Desenvolvi esta receita há séculos, ainda para o livro. Ultimamente tenho feito os muffins sem a farofinha (por causa da intolerância à lactose) e os muffins ficam gostosos também. Porém, se vocês puderem, preparem os muffins com a cobertura: ela os torna mais especiais ainda.

Muffins de banana com farofinha de castanha de caju
receita minha

- xícara medidora de 240ml

Farofinha:
½ xícara (70g) de farinha de trigo
½ xícara (88g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
¼ colher (chá) de canela em pó
1 pitada de sal
5 colheres (sopa) - 70g - de manteiga sem sal, gelada e em cubinhos
2/3 xícara de castanhas de caju sem sal, picadinhas – meça, depois pique

Muffins:
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
1 ½ colheres (chá) de bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) de sal
¼ colher (chá) de canela em pó
4 bananas pequenas maduras
¾ xícara (150g) de açúcar demerara – usado para dar cor e um sabor caramelado à massa; pode ser substituído por açúcar granulado
½ xícara (120ml) de óleo de canola
2 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Preaqueça o forno a 200°C. Forre uma forma de muffins com 12 cavidades com forminhas de papel.

Farofinha: em uma tigela pequena, misture a farinha, o açúcar, a canela e o sal. Junte a manteiga e misture com as pontas dos dedos até obter uma farofinha grossa. Acrescente as castanhas, misture usando um garfo e leve à geladeira enquanto prepara a massa dos muffins.

Muffins: em uma tigela grande, peneire a farinha, o bicarbonato, o sal e a canela. Reserve. Em uma tigela média, amasse as bananas com um garfo. Acrescente o açúcar, o óleo, os ovos e a baunilha e misture bem. Despeje sobre os ingredientes secos e misture levemente com o garfo até incorporar os ingredientes, mas sem misturar demais – massa de muffin é empelotada mesmo, e não lisa como a de bolo; se mexer demais os muffins ficarão duros. Divida a massa entre as forminhas e cubra com a farofinha, apertando levemente com a mão em concha para que grude na massa.
Asse por 20-25 minutos ou até que os muffins cresçam e dourem (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma por 5 minutos e então desenforme com cuidado, transferindo para uma gradinha. Sirva mornos ou em temperatura ambiente.

Rend.: 12 unidades

Um comentário:

Unknown disse...

Obrigada Patrícia, por essas receitas tão incríveis.