sexta-feira, janeiro 26, 2018

Panzanella com um toque espanhol - perfeita para o final de semana

English version

Panzanella with a Spanish touch / Panzanella com um toque espanhol

Eu me lembro da primeira vez em que fiz uma panzanella em casa: foi uma revelação. Quem poderia imaginar que uma salada feita com pão amanhecido seria tão deliciosa? Os italianos, claro. :)

Por mais que eu ame comida italiana – metade do meu sangue é italiano, aliás – adicione uns toques espanhóis à minha panzanella: chorizo crocante, grão-de-bico, vinagre de xerez no molho. A salada ficou incrível e é uma ótima ideia para almoço ou jantar nos dias quentes que estamos tendo aqui em São Paulo ultimamente (para deixar a salada ainda mais refrescante, adicione um pepino japonês em fatias bem finas). A salada vai bem também em finais de semana preguiçosos como o que pretendo ter. :)

Panzanella com um toque espanhol
receita minha

- xícara medidora de 240ml

½ cebola roxa, descascada e cortada ao meio
1 colher (sopa) de vinagre de xerez – ou use o vinagre que preferir
2 xícaras de cubos de pão amanhecido (os cubos devem ter aproximadamente 2cm)
3 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
3 tomates bem maduros, sem as sementes e cortados em pedaços grandes
100g de chorizo em cubinhos
¾ xícara (127g) de grão-de-bico cozido e escorrido
½ colher (chá) de mostarda de Dijon
sal e pimenta do reino moída na hora
1 punhado de folhas de manjericão fresco

Corte a cebola em meias-luas bem fininhas, transfira para uma tigelinha, regue com o vinagre e deixe descansar por 15 minutos ou pelo tempo necessário para preparar as outras etapas da salada.

Preaqueça o forno a 180°C. Forre uma assadeira rasa com papel manteiga ou papel alumínio, espalhe os cubos de pão sobre ele e regue com 1 colher (sopa) do azeite. Leve ao forno por cerca de 8 minutos ou até o pão dourar. Retire do forno e reserve.
Enquanto isso, aqueça uma frigideira antiaderente em fogo alto. Junte os cubinhos de chorizo e frite, mexendo algumas vezes, até dourar. Transfira os cubinhos para um prato forrado com papel toalha.

Transfira o pão, o chorizo, os tomates e o grão-de-bico para uma travessa grande. Escorra a cebola à salada (reserve o vinagre para fazer o molho da salada). Ao vinagre da tigelinha junte o azeite restante, a mostarda, o sal e a pimenta do reino e misture bem. Despeje sobre a salada, misture bem e reserve por 30 minutos. Junte o manjericão e sirva em seguida.

Rend.: 2 porções

2 comentários:

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Que delícia.

Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/01/dia-da-francesinha.html

Mari disse...

Água na boca!
Adoro a versatilidade dessas saladas e com abacate fica maravilhosa!