Tuesday, November 28, 2017

Snickerdoodles de limão e noz-moscada e presentes de Natal

English version

Lime nutmeg snickerdoodles / Snickerdoodles de limão e noz-moscada

Esta é a época do ano em que minhas amigas com filhos me dizem que tem que comprar presentinhos de Natal para as professoras das crianças, e como hoje em dia os pequenos tem vários professores desde muito cedo bate o desespero nas amigas (e sim, amigAs, pois até hoje nunca vi nenhum homem se preocupar com isso, é mais uma das muitas atribuições que sobram só para as mulheres). Eu geralmente sugiro que façam uns biscoitinhos ou brownies, embrulhem de maneira bem bonita e pronto, presentes prontos. :)

Estes snickerdoodles podem ser uma boa ideia de presentinho: comecei com a receita de snickerdoodle comum, troquei o combo bicarbonato de sódio e cremor tártaro por fermento em pó (nem todo mundo tem cremor tártaro em casa ou quer comprar o ingrediente), juntei um toque generoso de limão e substituí a tradicional canela por noz-moscada. Os biscoitinhos ficaram deliciosos e o cheiro deles enquanto assam é maravilhoso – pode ser que vocês tenham de dobrar a receita para presentear os vizinhos. :)

Snickerdoodles de limão e noz-moscada
receita minha

Massa:
1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1/8 colher (chá) de sal
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
raspas da casca de 2 limões taiti
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
1 ovo grande, temperatura ambiente
½ colher (chá) de extrato de baunilha

Para envolver os biscoitos:
¼ xícara (50g) de açúcar cristal
raspas da casca de 1 limão taiti
¼ colher (chá) noz-moscada ralada na hora

Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o fermento e o sal. Reserve.

Na tigela da batedeira, junte o açúcar e as raspas de casca de limão e esfregue com as pontas dos dedos até o açúcar ficar aromatizado. Acrescente a manteiga e bata até obter um creme claro. Junte o ovo e a baunilha e bata para incorporar. Acrescente os ingredientes secos e misture em velocidade baixa somente até incorporar e uma massa se formar. Cubra e leve à geladeira por 30 minutos – enquanto isso, preaqueça o forno a 180°C e forre duas assadeiras grandes e rasas com papel manteiga.

Em uma tigelinha, junte o açúcar e as raspas de casca de limão restantes e esfregue com as pontas dos dedos até o açúcar ficar aromatizado. Junte a noz-moscada e misture bem. Faça bolinhas usando 2 colheres (chá) niveladas de massa por biscoito e passe-as pelo açúcar aromatizado. Coloque-as nas assadeiras preparadas deixando 5cm de distância entre elas. Asse por 10-12 minutos ou até que os biscoitos dourem levemente nas extremidades. Deixe esfriar nas assadeiras por 5 minutos e então deslize o papel com os biscoitos para uma gradinha e deixe esfriar completamente.

Rend.: cerca de 35 biscoitos

3 comments:

Cintya Maria Rodrigues Pedroso said...

Oi Paty!

O cheiro dos seus biscoitinhos chegou até aqui!... Lindos!!! Amo fazer bolachinhas e ultimamente tenho preparado algo homemade para presentear. Acho que é muito mais carinhoso! E em tempos de crise, é uma ótima opção.
Bjs

Andrea Blaz said...

Olá!
Parecem fabulosos! hmmm... Quero fazer.
Parabéns pelo belo trabalho.
Um dica se puder dizer... qual seria a medida de cremor tártaro? Meu caso oposto ao que você comenta no post. Um potinho de cremor perdido em casa há tempos sem uso. rs

Abraço.

Patricia Scarpin said...

Andrea, é mais fácil você fazer uma receita comum de snickerdoodles.

Related Posts with Thumbnails