quinta-feira, novembro 23, 2017

Grissini de orégano fresco e gorgonzola

English version

Gorgonzola and fresh oregano grissini / Grissini de orégano fresco e gorgonzola

Em casa somos os reis dos belisquetes, especialmente aos finais de semana, e isso me veio à mente no sábado passado enquanto montava um prato de pão, queijos e frutas para o jantar: uma taça de vinho e a refeição estava perfeita.
Há vezes em que jantamos guacamole com tortillas caseiras e é claro que há também os dias em que não quero passar nem perto da cozinha: entra em cena a pizza. :)

Quem estiver um pouco mais animado do que eu deve provar estes grissini: são uma delícia e combinam com o prato de queijos e frutas (e com vinho, também, claro). :)

Grissini de orégano fresco e gorgonzola
receita minha

- xícara medidora de 240ml

1 ½ colheres (chá) de fermento biológico seco
1 colher (chá) de açúcar cristal
200ml de água morna
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
1/3 xícara (46g) de farinha de trigo integral
3 colheres (sopa) de azeite de oliva + um pouquinho extra para pincelar os grissini
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de folhas de orégano fresco – aperte-as na colher na hora de medir
50g de gorgonzola ralado grosseiramente, ou esmigalhado se for bem macio
3 colheres (sopa) de parmesão ralado bem fininho

Na tigela da batedeira, junte o fermento biológico, o açúcar e a água morna. Misture com um garfo e reserve por 5 minutos ou até que espume bem. Acrescente a farinha de trigo, a farinha integral, o azeite e o sal. Sove na batedeira planetária usando o batedor de gancho (ou o equivalente para massas pesadas) por cerca de 8 minutos ou até obter uma massa lisa e elástica – se sovar na mão, levará entre 10 e 12 minutos. Incorpore o orégano e o gorgonzola, misture bem, forme uma bola com a massa e transfira para uma tigela grande pincelada com azeite. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 1 hora e meia, aproximadamente, ou até dobrar de volume, em um lugar morninho, livre de correntes de ar.

Preaqueça o forno a 200°C. Forre duas assadeiras grandes e rasas com papel alumínio e pincele o papel com azeite.
Dê um soquinho na massa para retirar o excesso de ar. Divida a massa em 24 porções iguais e com cada uma dela forme um cordão de aproximadamente 30cm de comprimento – se a massa estiver grudando muito, polvilhe com um pouquinho de farinha na superfície, mas não exagere para não deixar a massa ressecada. Arrume-os nas assadeiras preparadas deixando 2cm entre um cordão de massa e outro. Pincele com azeite, pincele com o parmesão e leve ao forno por 20-25 minutos ou até que fiquem bem dourados.
Transfira as assadeiras para gradinhas e deixe que os grissini esfriem completamente.

Rend.: 24 porções

Nenhum comentário: