terça-feira, março 21, 2017

Pãezinhos recheados de pesto e queijo e tradições familiares

English version

Pesto and cheese rolls / Pãezinhos recheados de pesto e queijo

Ontem fiquei pensando sobre tradições familiares e em como algumas delas passam de uma geração para a outra, muitas vezes sem que percebamos.

Meu irmão e eu ficamos muito mais próximos depois do nascimento do meu sobrinho, o que me deixa muito feliz. Aos finais de semana estamos invariavelmente juntos: eles vem nos visitar ou eu e João vamos até a casa dele e da minha cunhada – é tão bom! Impossível não lembrar de quando eu era pequena e dos almoços de domingo na casa da minha avó, ou dos tios de Campinas que vinham passar o dia por aqui – estamos fazendo exatamente o que nossos pais fizeram há quase quarenta anos e foi tão natural que só me toquei disso agora.

Em uma das vezes em que meu irmão e minha cunhada vieram em casa eu tinha acabado de tirar estes pãezinhos do forno – o cheirinho deles era maravilhoso e achei que os adultos iriam adorá-los, porém, para minha surpresa, foi o meu sobrinho quem mais gostou deles. Não imaginei que ele sendo tão pequenino fosse gostar do pesto no recheio – achei que o sabor pudesse ser forte demais, ou algo assim –, mas estava errada. Por isso lhes trago hoje a receita e espero que os adultos me lendo gostem dos pãezinhos tanto quanto o Pingo gostou. :)

Pãezinhos recheados de pesto e queijo
criação minha

- xícara medidora de 240ml

Massa:
¼ xícara (60ml) de água morna
¾ xícara (180ml) de leite integral morno
½ colher (chá) de açúcar cristal
2 ¼ colheres (chá) de fermento biológico seco
1 ovo grande
2 colheres (sopa) – 28g – de manteiga sem sal, derretida e fria
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
¾ colher (chá) de sal
2 ¼ xícaras (315g) de farinha de trigo comum
½ xícara (70g) de farinha de trigo integral

Recheio:
½ xícara (40g) de folhas de manjericão fresco – aperte-as na xícara na hora de medir
2 colheres (sopa) de queijo pecorino ralado fininho
1 dente de alho pequeno
2 colheres (sopa) de pinoli – podem ser substituídos por castanha de caju ou nozes
¼ xícara (60ml) de azeite de oliva extra virgem
pimenta do reino moída na hora
200g de mozarela ralada grosseiramente

Para pincelar:
1 ovo batido com ½ colher (chá) de água

Comece pela massa: na tigela da batedeira planetária, misture com um garfo a água, o leite, o açúcar e o fermento. Reserve por 5 minutos ou até espumar. Junte o ovo, a manteiga, o azeite, o sal e as farinhas e misture com o batedor para massas pesadas em velocidade média até obter uma massa lisa e elástica, cerca de 8 minutos – se sovar na mão, 12-15 minutos. Forme uma bola com a massa, transfira para uma tigela grande pincelada com manteiga e cubra com plástico filme. Deixe crescer em um lugar morninho da cozinha, longe de correntes de ar, até dobrar de volume, 1 ½ horas.

Recheio: coloque o manjericão, o pecorino, o alho, o pinoli, o azeite e a pimenta do reino em um liquidificador ou processador de alimentos e bata até obter uma pasta – eu não adiciono sal, pois os queijos já são salgadinhos. Reserve. Unte com manteiga uma forma de muffins com 12 cavidades.

Dê um soquinho na massa para remover o excesso de ar. Sobre uma superfície levemente enfarinhada, abra a massa com um rolo até obter um retângulo de 30x50cm. Espalhe o pesto sobre a massa, deixando uma borda de 1cm. Salpique a mozarela sobre o pesto. Começando por um dos lados mais longos, enrole a massa de maneira firme, formando um cilindro. Corte em 12 fatias iguais e coloque cada uma delas dentro de 1 cavidade da forma de muffin, com o lado cortado para cima. Cubra com um pano de prato limpo e seco e deixe crescer novamente por 40-60 minutos – enquanto isso, preaqueça o forno a 200°C.

Pincele os pãezinhos com o ovo batido com água e asse por 20-25 minutos ou até que fiquem bem dourados e assados por dentro. Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 5 minutos, e então desenforme com cuidado, transferindo os pãezinhos para a gradinha. Sirva mornos ou em temperatura ambiente.

Os pãezinhos podem ser guardados em um recipiente hermético em temperatura ambiente por até 3 dias.
Se desejar, aqueça-os no forno a 180°C por 8-10 minutos antes de servir.

Rend.: 12 unidades


3 comentários:

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Belíssima ideia.
Tenho de experimentar.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

camila disse...

Oi Pat!
Minha filha de 7 anos adora macarrão com molho pesto desde pequena! É muito legal isso né, quando eles amam o que a gente cozinha, é como se nos amassem muito mais ;)

CRISTIANE LARA disse...

Oi Patricia, tudo bem ? Os seus pãezinhos são super fofos ! Adorei ! Mais uma receita para eu fazer ... Abraços :)