quinta-feira, agosto 04, 2016

Bolo de limão, coco, sementes de papoula e mirtilo e receitas que não saem da minha cabeça

English version

Lime, coconut, poppy seed and blueberry cake / Bolo de limão, coco, sementes de papoula e mirtilo

Algumas receitas ficam na minha cabeça por meses, às vezes anos: eu as vejo uma, duas, cinco vezes, e não as faço por uma porção de motivos. Depois de um bom tempo, as vejo novamente e já não lembro mais se as fiz ou se ainda são parte da minha (imensa) lista mental de receitas a serem testadas – acho que depois de dez anos de blog é natural. ;)

Vi este bolo na revista Good Food muitos meses atrás, e depois o vi novamente umas duas outras vezes. Adorei a ideia de juntar coco e mirtilos, mas sempre que via a receita me faltava um ou outro ingrediente. Meses se passaram e finalmente tinha um punhado de mirtilos no freezer, mas somente metade do que a receita pedia, por isso resolvi dar uma mexida nela, adicionei raspas de casca de limão taiti e sementes de papoula e em vez de incorporar os mirtilos à massa eu os salpiquei por cima do bolo antes de levá-lo ao forno. O resultado foi um bolo úmido e macio, com um delicioso toque cítrico e com pequenas bolhas de mirtilo aqui e acolá – modéstia à parte, minhas alterações na receita deram muito certo (e eu posso riscá-la da minha lista mental). ;)

Bolo de limão, coco, sementes de papoula e mirtilo
adaptado da ótima revista Good Food magazine

- xícara medidora de 240ml

2 xícaras (280g) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de sementes de papoula
1 pitada de sal
½ xícara (50g) de coco ralado sem adição de açúcar
1 xícara (200g) de açúcar cristal
raspas da casca de 2 limões taiti
1 xícara (240ml) de óleo de canola
3 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
175ml de leite integral, temperatura ambiente
½ xícara (70g) de mirtilos, frescos ou congelados – se usar congelados, use diretamente do freezer, sem descongelar antes

Preaqueça o forno a 180°C. Unte generosamente com manteiga e enfarinhe uma forma de furo central (tipo Bundt) com capacidade para 8 xícaras de massa.

Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o fermento, o sal, as sementes de papoula e o coco. Reserve.
Em uma tigela grande, junte o açúcar e as raspas de casca de limão e esfregue com as pontas dos dedos até que o açúcar fique aromatizado. Junte o óleo, os ovos e a baunilha e misture com um batedor de arame. Com uma espátula de silicone e misturando delicadamente, de baixo para cima, incorpore os ingredientes secos reservados em três adições alternando-os com o leite (este em duas adições) – comece e termine com os ingredientes secos.
Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície. Salpique a massa com os mirtilos e asse o bolo por 50-60 minutos ou até que doure e cresça (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 20 minutos, e então desenforme sobre a gradinha com cuidado. Deixe esfriar completamente.

Rend.: 8-10 porções

8 comentários:

Sabrina Romano disse...

nossa, era para ter ficado na cabeça, mesmo, porque é muito a sua cara - e ficou uma perfeição!!! bjo grande

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Que delícia.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/08/batido-de-iogurte-com-alperce-e-mirtilo.html

Unknown disse...

Fiz ontem e ficou muuuuuuito gostoso!!!!
beijão

Patanisca disse...

Deve ser muito aromático :)

Unknown disse...

Aiii esqueci de comentar, coloquei açúcar na forma untada, então além de toda a delícia de dentro, meu bolo ficou com casquinha <3

Patricia Scarpin disse...

Helô, amei o seu toque na receita, deve ter ficado incrível! Bj, querida!

Cacau disse...

onde posso achar sementes de papoula aqui no Brasil?

Cacau disse...

Onde posso achar sementes de papoula aqui no Brasil? Desde já agradeço qualquer informação