quarta-feira, julho 27, 2016

Cookies de aveia, doce de leite e gotinhas de chocolate e dias sensíveis

English version

Oatmeal dulce de leche choc chip cookies / Cookies de aveia, doce de leite e gotinhas de chocolate

Não sei por que, mas ando bem sensível nos últimos dias – até achei que fosse TPM, mas não é.

Vi uma foto de um pai brincando com as duas filhas pequenas em uma banheira no meio de escombros – alguém compartilhou no Facebook – e chorei de soluçar. Não estava tendo um dia bom, e quando vi aquelas crianças brincando em um lugar completamente destruído pela guerra me senti tão insignificante... Meus problemas não eram nada comparados àquilo.

Ontem à noite vi o incrível discurso de Michelle Obama e as lágrimas vieram com força – que mulher maravilhosa, gente. As palavras dela tocaram o meu coração de tantas maneiras! Meu marido estava na cozinha preparando o jantar e ficou preocupado, achando que havia acontecido alguma coisa – não, não, eu só estava vendo Michelle sendo fantástica.

Minutos atrás, quando procurei esta receita e comecei a escrever o post, pensei no meu sobrinho e no quanto ele tinha adorado estes cookies: foi só lembrar de sua mãozinha fofa segurando os biscoitos que pronto, lá vieram as lágrimas outra vez. Ultimamente, é bem verdade, tudo relacionado ao Pinguinho me faz chorar: quando estou com ele, observando-o descobrir o mundo, penso em minha mãe e no quanto ela adoraria compartilhar estes momentos conosco se estivesse viva. Meu sobrinho é uma criança esperta – ele tem longas conversas conosco, apesar de nem sempre entendermos tudo o que ele fala – e ele é extremamente carinhoso: eu ganho muitos beijos e abraços, além de ele me chamar de “mãe” vez ou outra. Fico emocionada sempre que penso em D. Terezinha e no quanto ela amaria seu neto. Chorei bastante ultimamente, algumas lágrimas foram de alegria, outras foram de tristeza. É a vida, não?

Estes são os cookies de aveia e passas da Martha que foram transformados em algo um tantinho diferente: enquanto separava os ingredientes para prepará-los, topei com o doce de leite que havia sobrado do petit gateau que postei outro dia. Decidi adicionar uma boa quantidade à massa dos biscoitos – cortei um pouco o açúcar da receita – e substituí as passas por gotinhas de chocolate meio amargo, já que este ingrediente vai tão bem com doce de leite.

Os cookies ficaram uma delícia e eu não fui a única a achar isso, não. ;)

Cookies de aveia, doce de leite e gotinhas de chocolate
Um tiquinho adaptados da deusa Martha S.

- xícara medidora de 240ml

2 xícaras (280g) de farinha de trigo
¼ colher (chá) de sal
½ colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
¾ xícara (130g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
½ xícara (100g) de açúcar cristal
½ xícara (150g) de doce de leite – usei leite condensado cozido na panela de pressão
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 ovos grandes
3 xícaras (240g) de aveia em flocos
1 xícara (165g) de gotas de chocolate – as que usei tem 53% de cacau

Preaqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras grandes e rasas com papel manteiga.

Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o sal, a canela, o fermento e o bicarbonato de sódio. Reserve.

Na tigela da batedeira, bata a manteiga e os açúcares até obter um creme claro. Junte o doce de leite e a baunilha e bata para incorporar. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Junte os ovos, um a um, batendo a cada adição. Acrescente os ingredientes secos da tigela média e misture em velocidade baixa somente até incorporar. Ainda em velocidade baixa, junte a aveia e as gotas de chocolate.

Coloque porções de 2 colheres (sopa) niveladas de massa por biscoito nas assadeiras preparadas, deixando 5cm entre uma e outra. Asse por 12-15 minutos ou até que os biscoitos dourem bem nas extremidades. Deixe esfriar completamente nas assadeiras.

Guarde os biscoitos em um recipiente hermético em temperatura ambiente por até 5 dias.

Rend.: cerca de 28 unidades

13 comentários:

Anônimo disse...

Ultimamente não tenho me dado o direito ao choro porque acho que me rendo, me enfraqueço, me exponho. Chorei um pouquinho lendo o post. Bjs. Ana Affonso

Renata Lima disse...

Vi a mesma foto e tb chorei rios.
Esses cookies estão lindos. Vou tentar fazer logo.
Bjs!

O Cantinho dos Gulosos disse...

que belas bolachas mesmo com um ar super apetitoso.

O Cantinho dos Gulosos

a disse...

Maravilhosas!!!Bjs

Carol Moraes Maia disse...

Pati, querida... E eu chorei ao ler seu post pensando em tudo o Q vc escreveu... Dias sensíveis por aqui tbem. Que delicia essas cookies! Sábado terei minhas sobrinhas em casa comigo (que são a alegria da minha vida também!) e vou experimentar sua receita! Depois volto pra contar! Fique bem, nem pense em desistir da sua incrível ideia do livro (não comentei mas li e vibrei!! :) e nos presenteie com seus textos e delicias sempre Q der. Beijos

Carla Ramalho disse...

Que bolachinhas deliciosas :)
Beijinhos ...
Blog: Guloso qb
Facebook: Guloso qb

Anônimo disse...

Oi


Acho que algo muito especial está acontecendo e certamente a fara muito FELIZ!!

Um abraço
Vivi

Patricia Luck disse...

Lindo relato. Pinguinho não tem a vovó por perto, mas o amor dela com certeza se traduz nos gestos da titia dele. Bjs

Unknown disse...

Acho que estamos vivendo tempos difíceis, mesmo... o discurso de Michelle tb me emocionou. Nada melhor, para acalentar o coração, do que um biscoitinho feito com amor. Muito obrigada por essa receita.

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Adoro bolachinhas de aveia.
Já comia uma.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/07/passatempo-cozinha-pra-3-e-uns.html

Marcella Preta ;) disse...

Aahhhh querida. Sei como é isso. Do nada a gente chora mesmo, e eu chorei com seu post. É bom pra saber que ainda temos coração e sentimentos. E D. Terezinha deve rachar de orgulho de você e o pinguinho é um pinguinho de sorte.

Quéroul disse...

amor, só amor na postagem. (e quantos cabelos lindos no instagram).

<3

Marcia disse...

Ah querida, de certa forma é um alívio saber que você, assim como muitos aqui, também se emocionam com os mesmos motivos que a fizeram chorar. Sinal que ainda somos humanos, sinal que ainda nos comovemos com o que é essencial. A foto da família Síria também me tocou profundamente... As crianças se divertindo, o pai se esforçando para manter alguma alegria naqueles rostos e eu pensando PQP que mundo imbecil... mundo que priva inocentes de uma vida com o mínimo de dignidade e humanidade... E eu acredito que a única coisa que a gente pode fazer pra mudar esse mundo é amar essa próxima geração, como você está amando o Pinguinho. Com cookies, com doce de leite e com todo coração. <3