Tuesday, July 12, 2016

Petit gateau de doce de leite - uma receita fácil + um filme maravilhoso

English version

Dulce de leche molten cakes / Petit gateau de doce de leite

Tenho uma mania péssima e acho que alguns de vocês a compartilham comigo: apesar de haver centenas de filmes ótimos para serem vistos eu sempre acabo revendo os mesmos filmes várias e várias vezes. :)

Há vezes, entretanto, em que rever filmes é necessário: Joao ainda não tinha assistido a “Whiplash” e como este foi o melhor filme que vi ano passado fiquei bem contente em rever, desta vez com ele. Joao amou – eu acho que “Whiplash” é o tipo de filme incrível que não dá para elogiar sem usar um palavrão. :D
Assisti novamente a J.K. Simmons ser maravilhoso além da conta – ele deu uma de Cate Blanchett e levou todos os prêmios por este papel, fez a rapa mesmo, incluindo um dos Oscar mais merecidos da História.

Eu já gostava dele antes – sou fã fervorosa de “Law & Order”, né, gente – mas não sabia que ele era capaz de ser tão fantástico. Que bela surpresa.

Surpresa parecida eu tive com a receita de hoje: com pouquíssimos ingredientes e um modo de preparo de minutos, não achei que estes bolinhos ficariam tão bons – bem, eu estava errada: eles ficaram deliciosos e foram tão fáceis de fazer que me vejo repetindo a receita à exaustão – do mesmo jeito que me imagino revendo “Whiplash” pelo menos uma vez por ano de agora em diante. :D

Dulce de leche molten cakes / Petit gateau de doce de leite

Petit gateau de doce de leite
da sempre maravilhosa revista Donna Hay

- xícara medidora de 240ml

2 ovos
2 gemas
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara (300g) de doce de leite
4 colheres (sopa) - 40g - de farinha de trigo
1 pitada de sal

Preaqueça o forno a 220°C. Unte generosamente com manteiga 6 forminhas de muffin ou mini bolo (usei umas de bombocado) com capacidade para 120ml cada.

Coloque os ovos, as gemas e a baunilha na tigela da batedeira e bata até obter um creme claro e espesso. Junte o doce de leite e bata em velocidade baixa até incorporá-lo. Gentilmente, com uma espátula de silicone e misturando de baixo para cima, incorpore a farinha e o sal – a massa é bem leve e parece uma espuminha.
Divida a massa entre as forminhas preparadas e leve ao forno por 6-8 minutos ou somente até que inflem, porém ainda estejam molinhos no centro. Deixe-os na forminha por 1 minuto e então, com cuidado, passe uma faquinha nas laterais das forminhas para soltar os bolos. Inverta-os em pratinhos e sirva imediatamente com sorvete.

Rend.: 6 unidades

8 comments:

O cantinho dos Gulosos said...

que aspeto bem guloso, fácil e delicioso.


O Cantinho dos Gulosos

Clara Brito said...

Humm ficou com óptimo aspecto.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/07/cupcakes-de-baunilha-2.html

Livia Prati said...

Adorei.... sonhando em fazer o mais breve possível!!! Me tira uma dúvida, sabe se posso deixar a massa pronta com antecedência? Deixo na geladeira? Poderia fazer de véspera?
Beijos,
Lívia

Patricia Scarpin said...

Livia, a massa na geladeira vai ficar muito firme, você vai ter que deixar mais tempo no forno e o bolinho pode acabar assando todo, sem ficar com o miolo molinho. Se você assar pouco tempo, o centro vai ficar frio. Eu não aconselho.
Bj!

Elis Bastani said...

Estou procurando por essa receita há anos! Vi numa revista deppois fui procurar, nunca mais achei. Obrigada!

Thaís Sanfelice said...

Oi
Escuta... O meu nao dei certo! :(((((
Ja fazem 49min no forno e por baixo está cru sinto q a massa esta cozinhando e nao vai virar um petit. Sua forma é de metal??

Thaís Sanfelice said...

Oi
Sua forma eh de metal??? Pq a minha eh de silicone e nao esta dando certo, estou decepicipnada 😑

Patricia Scarpin said...

Thaís, sim, a minha forma é de metal.

Related Posts with Thumbnails