Saturday, August 13, 2016

Financier gigante de laranja e ruibarbo, um seriado, e coisas bonitas

English version

Orange rhubarb giant financier / Financier gigante de laranja e ruibarbo

Sou oficialmente uma molenga. :)

Por dias a fio estava chorando fácil e me sentindo super emotiva. Daí decidi começar a ver algum seriado novo, mas não poderia ser “Stranger Things”, pois de tanto ouvir falar eu já estava de bode (sem contar todos os spoilers nas redes sociais, por que as pessoas fazem isso?).

Optei por “River” por adorar Stellan Skarsgård desde os tempos em que ele tinha bastante cabelo em “Ondas do Destino”. Vi o piloto e sim, é um seriado excelente, mas fiquei tão deprimida no final do primeiro episódio que desisti de ver o segundo; Virei para o meu marido e disse: “vamos ver um episódio de ‘The Blackist’ agora, por favor?” – eu precisava das tiradas espirituosas de Raymond Reddington para melhorar o meu humor.

Coisas bonitas também melhoram o meu humor e eu me senti incrivelmente feliz quando o João chegou em casa com uma bandejinha de ruibarbo – ele sabe mesmo quais são os meus tipos preferidos de presente. ;)

Acabei fazendo duas receitas com o ruibarbo, tão intensamente vermelho e azedinho, e ambas ficaram deliciosas, mas divido hoje com vocês a mais bonita delas: o financier gigante que fiz usando uma forma retangular de torta – fiquei muito satisfeita quando o tirei do forno, estava tão lindo!

Usei a receita de friand do Bill Granger, aquela que já funcionou tão bem com cerejas frescas e peras, e juntei raspas de laranja para dar um toque cítrico que eu tanto amo. Ficou delicioso, com uma textura ótima e lindíssimo – provei uma fatia dele com uma xícara de café enquanto via Red Reddington e fiquei feliz de novo.

Financier gigante de laranja e ruibarbo
adaptado dos friands do Bill Granger

- xícara medidora de 240ml

140g de ruibarbo cortado em palitos de aproximadamente 8x1cm
2 colheres (sopa) de açúcar cristal
Raspas da casca de 2 laranjas
1 xícara + 2 colheres (sopa) - 160g - de açúcar de confeiteiro, peneirado– meça, depois peneire
1 xícara (100g) de farinha de amêndoa
½ xícara (70g) de farinha de trigo
1 pitada de sal
6 claras
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, derretida e fria
2 colheres (chá) de Cointreau – opcional

Coloque o ruibarbo em uma tigela e salpique com o açúcar cristal. Misture levemente e deixe macerar por 30 minutos.

Preaqueça o forno a 180°C. Unte generosamente com manteiga uma forma de torta retangular de 30x10cm (melhor se tiver fundo removível, assim fica mais fácil desenformar o financier sem estragar).

Em uma tigela grande, misture as raspas de laranja com o açúcar de confeiteiro e esfregue com as pontas dos dedos até o açúcar ficar aromatizado. Junte a farinha de amêndoa, a farinha de trigo e o sal e misture com um batedor de arame. Acrescente as claras e misture apenas até incorporar. Acrescente a manteiga e o Cointreau (se for usar) e incorpore.

Deseje a massa na forma preparada e alise a superfície. Escorra o ruibarbo e arrume-o sobre a massa, um palito ao lado do outro, sem pressionar. Asse por cerca de 30 minutos ou até que cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha. Desenforme com cuidado para servir.

Financiers são mais gostosos no dia em que são preparados, porém podem ser guardados em um recipiente hermético em temperatura ambiente por até 2 dias.

Rend.: 8-10 porções

6 comments:

Renata said...

Pat, que belezinha!

Queria muito encontrar umas bandejinhas desses ruibarbos por aqui!

Beijoca!

Patricia Cunha said...

Dá uma olhada em "The Get Down". ;)

Clara Brito said...

Ficou com um aspecto lindíssimo e delicioso.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/08/creme-de-cebola.html

Ana Cláudia Gomes Torres said...

Que benção de marido hein Patrícia... tenho andado assim também, meio triste, chorosa... Mas Graças a Deus sempre acontecem coisas no meio do caos para nos motivar e nos alegrar, como o presente que ganhou! Como fosse Deus dizendo, não temas, estou contigo!! Beijos e sucesso em tudo!

Quéroul said...

eu super ia te perguntar do River. também morri no final do primeiro episódio, mas fui até o fim, e o fim do último episódio é lindíssimo e deprimível também. mas mais lindíssimo. eu adorei. Stelan é amor e luxo, né?
seu financiezão, então, é puro glamour. eu acho que eu sei como é o ruibarbo, o gosto, mas tenho dúvidas...

=***

Alessandra said...

Patrícia, tudo bem? adoro seu blog e o sigo há muito tempo. Faço sempre suas receitas e são um sucesso aqui em casa. Li seu comentário sobre River. Ah, assista até o fim, se puder. Foi um dos melhores seriados que já vi. Atores, história, maravilhoso. Depois conta! 💝💝

Related Posts with Thumbnails