segunda-feira, julho 04, 2016

Bolo de amêndoa, laranja e iogurte com cobertura de iogurte e chocolate branco e dez anos de blog

English version

Bolo de amêndoa, laranja e iogurte com cobertura de iogurte e chocolate branco

Planejara para hoje ter feito um bolo bem lindo, de camadas, no capricho mesmo, e um post igualmente bonito, para comemorar o que para mim é algo extremamente especial: os dez anos deste blog. Dez anos escrevendo por aqui, dez anos tendo vocês comigo, carinho de monte vindo daí, felicidade de monte aqui do meu lado. A cada post um pouquinho de mim e uma troca deliciosa com quem lê o TK.

A gente faz planos, a vida ri da gente. :)

Não teve bolo de camada, não teve post bonito, teve sim um bolo simples, porém muito saboroso, e post rápido, pois o ritmo no trabalho anda bem intenso, mas não poderia deixar a data passar em branco. Fica aqui um beijo enorme para quem me acompanha e um obrigada gigantesco pela companhia durante todo este tempo – eu me sinto privilegiada por ter começado este blog sem pretensão alguma e ele ter se tornado um canal de comunicação com tanta gente bacana.

Feliz aniversário, Technicolor Kitchen! <3


Bolo de amêndoa, laranja e iogurte com cobertura de iogurte e chocolate branco
Um tiquinho adaptado do sempre ótimo Bill Granger

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
1 xícara + 1 colher (sopa) - 150g - de farinha de trigo
½ xícara (50g) de farinha de amêndoa
1 ½ colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 xícara (200g) de açúcar cristal
raspas da casca de 2 laranjas
2 ovos
170g (1 potinho) de iogurte natural integral
½ colher (chá) de extrato de baunilha
2 colheres (chá) Cointreau (optional)

Cobertura:
¼ xícara (60g) de iogurte natural, temperatura ambiente
100g de chocolate branco, derretido – deixe esfriar levemente
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
¼ xícara (35g) de amêndoas inteiras, tostadas, frias e então picadas grosseiramente

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma redonda de 20cm de diâmetro, forre o fundo com um círculo de papel manteiga e unte-o também.

Bolo: em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha de trigo, a farinha de amêndoa, o fermento e o sal. Reserve.
Na tigela da batedeira, junte o açúcar e as raspas de laranja e esfregue com as ponta dos dedos até que o açúcar fique aromatizado. Junte os ovos e bata com a batedeira até que fique claro e espesso. Junte a baunilha e o Cointreau (se usar). Em velocidade baixa, incorpore o iogurte. Com uma espátula de silicone, incorpore os ingredientes secos. Despeje na forma preparada e leve ao forno por cerca de 40 minutos, ou até que cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha.

Cobertura: com um batedor de arame, misture o iogurte ao chocolate até homogeneizar. Peneire o açúcar sobre a mistura e incorpore. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 20 minutos ou até firmar para que possa ser espalhado sobre o bolo sem escorrer demais. Desenforme o bolo e remova o papel com cuidado. Transfira o bolo para um prato de servir e espalhe a cobertura por cima dele. Salpique com as amêndoas antes de servir.

Rend.: 8 porções

24 comentários:

Letrícia disse...

Tenho muito a agradecer ao TK - pelos 10 anos de receitas deliciosas e certeiras, daquelas que a gente pode fazer de olhos fechados, pois vai dar certo e vai ficar divino; e por ter conhecido, através dele, a sua autora: uma moça incrivelmente corajosa, franca, sem papas na língua, e all gooey inside. Parabéns, Pat! Que você e o TK continuem levando doçura e beleza a esse mundo, tão precisado disso. Beijos, querida!

Luciana Leal disse...

Parabéns ao melhor blog de todos!! Suas receitas, suas explicações são ótimas. Adoro ler seus textos e você é sempre uma simpatia, uma querida com todos.
Que venham muitos e muitos anos ainda é o melhor, que venha o livro!!
Beijos Pat!!

AnaC disse...

Parabéns!!! E obrigada pelos nossos 6 anos juntas!!! <3

Bruna Molozzi disse...

Eeeee, parabéns! 10 anos do TK! Já comentei isso no seu instagram, mas tem uns 7 ou 8 anos que acompanho o blog. Adoro ler as suas histórias e babar nos seus livros hahaha. Não tenho certeza qual foi a primeira receita que fiz, mas acho que foi a do Giant chocolate sugar cookies.
Parabéns novamente, um beijo!

Rita disse...

Parabéns ao TK!! Parabéns, Patricia querida, por seu talento e capricho. Obrigada por tudo. <3

Ju disse...

MELHOR BLOG DA INTERWEBS <3
Parabéns Pati! Muito sucesso ainda pra você, torço muito por isso, porque aqui sim tem receitas de verdade, testadas e lindamente fotografadas. Isso que merece atenção!
Beijos! Que venham mais 10!

Mari disse...

Eeeee, parabéns!!!
Acompanho há quase dez anos e gosto cada vez mais!
A qualidade das receitas, fotos, textos... Tudo maravilhoso!
E o carinho de cada post? Da pra sentir aqui do outro lado!
Além das receitas, também adoro os comentários sobre cinema.
Desejo tudo de bom e mais dez, vinte, muitos anos de vida! 😃

Unknown disse...

UUhhhull! Parabéns, Pat! :D 10 anos dentro do reino interwebs é para se comemorar mesmo, 'samo old skool! hahahaha Parabéns mesmo! :D

A Casinha das Bolachas disse...

Muitos parabéns! :)

Já o sigo há uns anos e já daqui levei umas quantas receitas :)

Que venham muitos mais!

Beijinhos Ana
http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

Letícia disse...

Parabéns Patricia! Amo seu blog: a produção, as fotos, os textos, as receitas! Com sua dedicação, competência e capricho não teria como o blog não ser um sucesso! Imagino seu livro!!! Beijos, Letícia (de Curitiba).

Jéssica disse...

Parabéns pelos 10 anos! Não faz muito tempo que conheci o seu blog, mas te digo, tenho certeza que esses 10 anos valeram a pena cada esforço. O seu blog é lindo e cheio de coisa boa.
Desejo muitos anos pela frente, com muita garra, muita inspiração e muita receita boa para nós! :)
Obrigada por compartilhar esse bolo simples, porém com um peso e um significado enorme.

Grande beijo!

Brazilmt04 disse...

Feliz aniversário, Technicolor Kitchen!

Anônimo disse...

Parabéns! curto muito o blog há anos, muitas são as receitas que fiz - torta de banana, bolo de polenta, batatas com parmesão, pizza sem massa, bolo de maracujá com amêndoas - muitas já viraram favoritas e estão escritas no caderno físico de receitas como o brownie de cacau que não tem em loja alguma igual. Incrível. Sei que esse é o blog que não sucumbiu ao youtube mas sinto falta (lembro de um vídeo que foi muito bom). não rola um podcast? sei lá. Beijinhos, obrigada e parabéns. ana affonso

Mariana Zapella disse...

Pat, parabéns! Adoro o blog, sigo há vários anos e já fiz várias receitas (sempre ótimas, aliás).
Que venham mais 10 anos, além do super aguardado #livrotk, yay!
Beijo grande ;)

Carol Moraes Maia disse...

Happy 10th Anniversary, TK!! 10 anos de muita doçura, capricho boas histórias, bom gosto em séries e cinema e uma receita mais gostosa que a outra... Ainda vou encontrar vc um dia pessoalmente, Pati. Em algum curso vai dar certo. Adoro seu blog. Não nos abandone e não abandone o projeto do livro de forma nenhuma! Será um sucesso! Obrigada e mais 10 anos de TK pelo menos, ok? Beijos. Carol

Unknown disse...

Parabéns ao TK pelos 10anos de receitas e dicas maravilhosas.
Bjs

Roberta disse...

Parabéns, Pat!!! O TK é o melhor blog de culinária que conheço e o mais confiável, já fiz muitas receitas suas e nunca me arrependi! Muito obrigada por sua dedicação e carinho com todos nós.
Beijos!!!
Roberta

Vamary Rodrigues disse...

Parabéns!
Suas receitas são encantadoras!

Patricia Luck disse...

Nossa! Agora que vi esse post! 10 anos?? Parabéns! O TK é figurinha favorita aqui em casa. Marido logo pergunta de onde é a receita: é daquela menina de São Paulo, sua xará? Kkkkkk
Como dona de casa e apreciadora do home made, sou sua fã há anos, e digo com orgulho que muitas de minhas receitas favoritas vem do seu blog. Seu jeito de escrever, as receitas escolhidas, as dicas certeiras, as fotos...já está competindo com a minha avó no quesito receitas inesquecíveis!
Obrigada por tudo!

Sachet d'Epices disse...

.. olá Patrícia, boas tardes e bons ares!
.. muito por acaso cheguei aqui, no seu blog, andava pesquisando sobre bolos, algumas técnicas novas, aprecio muito "os diversos tipos de bolos". Mas não qualquer bolo, pois bolo para mim tem que ter uma história, senão jamais será um bolo, cozinha tem que ter aroma e perfume de bolo, uma casa tem que ter o perfume de um bolo.
.. uma comida tem que contar uma história, senão não terá um significado, e será uma simples receita.
.. então, saudações guidø lunardini
.. www.chefguidolunardini.blogspot.com

Unknown disse...

Parabéns e que Deus abençoe vc ainda mais. Tenho uma dúvida, a quantidade total de farinha é de 150g?

Mari disse...

Só queriw deixar registrado uma coisa: sempre que quero uma receita com determinado ingrediente que estou querendo usar (Hj era iogurte), minha busca no google é (exemplo): Technicolor kitchen iogurte. Só faço receita de outro lugar se nao achar uma por aqui que tenho todos os ingredientes. TK é meu top blog em receitas confiáveis, que dão certo e são deliciosas! ❤️ TK

Patricia Scarpin disse...

Mari, querida, sempre tão bom te ver aqui! Tão gostoso ler o seu comentário - fico super feliz sabendo que vc gosta do blog! Beijo enorme!

Marcus disse...

Como tem iogurte na cobertura, se o bolo ficar fora da geladeira não vai estragar?