sábado, junho 25, 2016

Bolo de maçã com farinha de centeio e gosto não se discute

English version

Apple rye cake / Bolo de maçã com farinha de centeio

Para mim, parte do processo de crescer foi entender que gosto não se discute: eu costumava ser bastante enfática sobre as coisas de que gosto – e às vezes ainda sou –, mas tenho tentado não ser tão chata. Até certa idade eu costumava achar que as coisas das quais eu gostava eram melhores do que as coisas das quais os outros gostavam – não mais. Pelo menos tento não ser assim (reparem que digo “tento”, não que consigo). :)

Acho que lhes contei um tempão atrás que estava adorando a banda Ra Ra Riot e recentemente descobri que eles tinham um novo álbum no Spotify (nem sei quando foi lançado, já que ultimamente venho lutando para equilibrar trabalho + projetos pessoais, não me sobra muito tempo para me atualizar sobre tanto assunto). Acabei googlando o tal álbum e descobri um texto de um cara que parece tê-lo odiado, reclamando que o som da banda parece algo saído dos anos 80 e que eles parecem possuídos pelo Journey na faixa “Call Me Out” – eu achei graça e pensei: “bem, esta é uma das razões pelas quais eu gosto da banda e ‘Call Me Out’ é a minha canção favorita deste álbum”. Realmente, gosto não de discute. :D

Talvez muitos (ou talvez apenas alguns?) de vocês não vão gostar do bolo que trago hoje porque trata-se de um bolo bem denso e úmido, e a farinha de centeio dá um retrogosto amendoado a ele – se vocês me perguntaram, eu amei o bolo justamente por causa de tudo isso. Questão de gosto, mesmo – ou vontade do momento, sei lá. Quem estiver com vontade de comer um bolo leve e fofinho, sugiro um passeio pelo índice de receitas do blog – e quem estiver a fim de um bolo mais pesadão, porém muito gostoso, sugiro um pulo ao mercadinho para comprar maçãs. ;)

Bolo de maçã com farinha de centeio
um tiquinho adaptado da Lucy Cufflin

- xícara medidora de 240ml

1/3 xícara (75g) de manteiga sem sal
¾ xícara (150g) de açúcar demerara
1/3 xícara (80ml) de leite integral
2 maçãs Granny Smith, descascadas e raladas grosseiramente
1 ovo grande
½ colher (chá) de extrato de baunilha
½ xícara (70g) de farinha de trigo
½ xícara (70g) de farinha de centeio
½ xícara (50g) de farinha de amêndoa
2 ½ colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de canela em pó
1 pitada de sal
1 ½ colheres (sopa) de aveia em flocos, para salpicar na massa do bolo

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma de bolo inglês com capacidade para 5 xícaras de massa, forre-a com papel manteiga e unte-o também.
Junte a manteiga, o açúcar e o leite em uma panelinha e leve ao fogo médio até o açúcar dissolver a manteiga derreter. Desligue o fogo e deixe esfriar. Em uma tigela grande, misture com um batedor de arame as farinhas, o fermento, a canela e o sal. Junte os ingredientes da panela, as maçãs, o ovo e a baunilha e misture até homogeneizar. Transfira para a forma preparada, alise a superfície e salpique com a aveia.

Leve ao forno por cerca de 40 minutos ou até que o bolo cresça e doure – faça o teste do palito. Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 25 minutos, e então desenforme e transfira para a gradinha para que esfrie completamente. Retire com cuidado o papel e sirva.

Rend.: 8 porções

4 comentários:

Carla Ramalho disse...

Este bolo está com um aspecto delicioso e a ver pelos ingredientes, deve ser mesmo bom :)
Beijinhos ...
Guloso qb

Unknown disse...

Bom, é o tipo de bolo que gosto pra acompanhar um café: Denso, úmido, com uma das frutas que gosto e com alguma farinha de sabor mais marcante. Claro que vou fazer :)

Unknown disse...

Nossa! Adorei! Vai pra lista com certeza. (;

http://www.ohblackbird.com.br/

Mariana disse...

acabei de colocar o meu no forno mas esqueci da aveia!
ô dó!
:-/