terça-feira, junho 21, 2016

Linguine com molho de tomate e chorizo

English version

Linguine with chorizo tomato sauce / Linguine com molho de tomate e chorizo

Apesar de não ter tido tempo de postar regularmente como eu gostaria, as receitas em casa andam a todo vapor – família e amigos agradecem. ;)

As comidas vão bem, mas o ritmo no trabalho está intenso e por isso ando exausta – dias atrás tive uma prova disso: estava vendo uma reprise de “Law & Order: Criminal Intent” (vocês sabem o quanto adoro esse seriado!) e levei um bom tempo (um bom tempo mesmo) para reconhecer Carrie Preston no episódio; eu tinha certeza de que a conhecia de algum lugar, mas sem o cabelo vermelhão da Arlene meu cérebro demorou bastante para processar a informação. :D

E falando sobre intensos tons de vermelho, posso lhes apresentar ao prato que fiz no final de semana passado e que fez o maior sucesso com o João? A ideia inicial era fazer o bom e velho bolonhesa, mas quando chegamos ao mercado o moedor de carne havia quebrado. Decidi, então, fazer um molho ao sugo mesmo, mas quando abri a geladeira para pegar a cebola e o alho dei de cara com um pedaço de chorizo: piquei em cubinhos e os usei para substituir a carne moída. Um tantinho de xerez para deixar as coisas mais espanholas, um punhado de manjerona – erva que adoro combinar com carne de porco, acho que vão super bem juntas – e o almoço estava servido.

Linguine com molho de tomate e chorizo
criação minha

- xícara medidora de 240ml

1 ¼ xícaras (175g) de chorizo macio do tipo espanhol*, em cubinhos pequenos – corte, depois meça
½ cebola grande, picadinha
2 dentes de alho grandes, amassados e picadinhos
2 colheres (sopa) de xerez – opcional, pode ser substituído por vinho tinto
1 ½ colheres (sopa) de extrato de tomate
1 lata de 400g de tomates pelados picados
1 colher (sopa) de açúcar
sal e pimento do reino moída na hora
2 folhas de louro
1 punhado de folhas de manjerona fresca
300g de linguine ou outra massa longa da sua preferência
parmesão ou pecorino, para servir

Aqueça uma panela media em fogo médio-alto. Junte o chorizo e vá fritando até que ele solte óleo e comece a ficar crocante. Junte a cebola e refogue até amaciar, 4-5 minutos, mexendo algumas vezes para que não grude no fundo da panela. Junte o alho e refogue até perfumar, cerca de 1 minuto.
Acrescente o xerez e cozinhe até que reduza, uns 2 minutos. Acrescente o extrato de tomate, cozinhe por 1 minuto, e então junte os tomates pelados e amasse-os com um amassador de batatas ou com as costas da colher de pau. Encha a lata pela metade com água e junte ao molho. Acrescente o açúcar, tempere com sal e pimenta – cuidado, pois o chorizo já é salgado e apimentado – e misture. Junte as folhas de louro e a manjerona e cozinhe em fogo baixo, semi-tampado, mexendo algumas vezes para que não grude no fundo da panela, por cerca de 20 minutos ou até que o molho engrosse.

Enquanto isso, cozinhe o linguine em uma panela grande de água fervente e salgada até que fique al dente, cerca de 10 minutos (confira as instruções na embalagem). Escorra o macarrão e envolva-o no molho. Sirva imediatamente polvilhado com parmesão, pecorino, ou para um toque ainda mais espanhol: manchego.

* uma ideia para quem não encontra chorizo: creio que a receita ficaria muito saborosa com linguiça defumada acrescida de páprica picante e/ou defumada

Rend. 3 porções

2 comentários:

Bruna Molozzi disse...

A receita parece ser realmente muito boa, mas devo dizer que a foto está um show à parte! Parabéns!

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Bela pasta!!!

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/06/almondegas-putanesca.html