segunda-feira, setembro 28, 2015

Bolo de amêndoa, coco e limão

English version

Almond, coconut and lime cake / Bolo de amêndoa, coco e limão

Olá, tem alguém aqui ainda? :)

Faz tempo que não publico nada aqui no blog e faz mais tempo ainda que não cozinho nada interessante ou novo – não me lembro mais o que é baking, mas já lhes disse isso.

Nada mudou de quase um mês pra cá: continuo trabalhando feito louca (e pra completar retomei minhas aulas de espanhol), raramente sinto vontade de cozinhar e nunca na vida ansiei tanto pelos finais de semana. Espero que as coisas se acalmem com o tempo e também espero voltar a sentir vontade de ir pra cozinha e de postar aqui mais regularmente, por ser algo que realmente me faz feliz.

Enquanto isso não acontece, espero que depois de tanto tempo ainda haja alguém me lendo, pois este bolo merece ser compartilhado: é delicioso, macio e perfumado, e tenho certeza de que eu me sentiria muito melhor agora se ainda tivesse uma fatia dele por aqui. :)

Bolo de amêndoa, coco e limão
um nadinha adaptado do absolutamente lindíssimo Summer Berries & Autumn Fruits: 120 Sensational Sweet & Savoury Recipes

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
1 xícara (200g) de açúcar cristal
raspas da casca de 2 limões taiti
1/3 xícara (75g) de manteiga sem sal, amolecida
1/3 xícara (80ml) de azeite de oliva
1 ¾ xícaras (175g) de farinha de amêndoa
½ xícara (50g) de coco ralado sem adição de açúcar
¾ xícara + 2 colheres (sopa) - 125g - de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
4 ovos médios – usei 3 ovos bem grandões, 70g cada
½ colher (chá) de extrato de baunilha
3 colheres (sopa) cheias de creme azedo (sour cream)*

Calda:
suco dos 2 limões usados no bolo
100ml de água
2 ½ colheres (sopa) de mel
1 ½ colheres (sopa) de açúcar cristal

Preaqueça o forno a 180°C. Unte uma forma redonda de 20cm (que seja alta), forre o fundo com um círculo de papel manteiga e unte-o também.

Coloque o açúcar e as raspas de casca de limão na tigela da batedeira e esfregue com as pontas dos dedos até o açúcar ficar aromatizado. Reserve.
Em uma panelinha, derreta a manteiga em fogo baixo. Retire do fogo, misture o azeite e deixe esfriar.
Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha de amêndoa, o coco, a farinha de trigo, o fermento e o sal.
Junte os ovos ao açúcar da tigela da batedeira e bata em velocidade média-alta até que triplique de volume e fique bem espesso e claro – ao levantar o batedor, a mistura deve cair dele em fita. Junte a baunilha e bata.
Com uma espátula de silicone, incorpore os ingredientes secos, misturando de baixo para cima, gentilmente. Incorpore a manteiga+ azeite e o creme azedo da mesma maneira. Espalhe a massa na forma, alise a superfície e asse por 40-50 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito).

Calda: em uma panelinha, junte todos os ingredientes e leve ao fogo até que comece a ferver. Continue fervendo até que reduza pela metade e engrosse levemente.
Deixe o bolo esfriar por 5 minutos. Faça furinhos nele com um palito de dente e vá derramando a calda aos poucos, esperando que cada porção seja absorvida pelo bolo antes de derramar mais. Deixe esfriar completamente na forma.

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte o creme fica bem cremoso – leve à geladeira para ficar mais espesso ainda)

Rend.: 8-10 porções

25 comentários:

Unknown disse...

Eba! Post novo! Estou aqui torcendo pra você voltar à cozinha com o prazer de sempre bem loguinho! Eu não cozinho mais tantos doces, mas venho aqui ler pra imaginar os aromas, sempre!

Boa sorte, querida Patrícia! Que os bons ventos te tragam tranquilidade e muito mais ânimo!
<3

Unknown disse...

com certeza ainda tem gente te lendo, pati! que bom que você arrumou um tempinho pra postar. espero que as coisas melhorem, você faz falta aqui!

Anônimo disse...

Amei conhecer seu blogue. Fiz a receita do bolo de amêndoa com calda. Delicioso! Agora o próximo é esse. Parabéns! Que Deus continue abençoando você.

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Esse bolinho deve ter ficado divinal.
Adoro a escolha de ingredientes.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

O Cantinho dos Gulosos disse...

bolinho cheio de sabor de certeza.


O Cantinho dos Gulosos

Natacha Rodrigues disse...

Eu continuo ansiosa pelas receitas do blog :) Adoro, sempre com coisas fantásticas, tal e qual como este bolo!! Adorei a combinação de ingedientes!

VÊ se volta rápido essa vontade de cozinhar :)

Beijinhos
www.sotaodaverdinha.blogspot.com

Daniela disse...

Adoro seu bolos, massas etc. Vou vir aqui sempre!!!

Sunflower disse...

Gosto muito da conjugação de sabores, deve ser um bolo delicioso!

Letrícia disse...

Oi, Pat! Que bom ver você por aqui! Senti sua falta, mas entendo perfeitamente o que você está passando. Tive uma mudança na rotina de trabalho há quase 5 meses e, confesso, até hoje a vida não entrou nos eixos.

Tomara que tudo se acalme logo por aí e você possa ter mais tempo para fazer o que gosta. E se isso incluir o TK, ebas!

Beijos, querida. Boa semana.

mmhagar disse...

Sempre passando por aqui. Já estava com saudades de receita nova e essa parece perfeita!

Anônimo disse...

Há anos acompanhando...rs
Essa correria neste momento fará bem... Logo recuperará o prazer de cozinhar e dividir conosco...
Pra te fazer feliz...
Pra nos fazer feliz...
;)
Angela

Patricia disse...

Oi, Patrícia.
Sim, tem sempre alguém por aqui. Fique tranquila. Assino seus posts e te sigo no Instagram. Então, saiba que tem sempre alguém no seu encalço (rsrsrs)/ Puxa vida, ando na mesma vibe que ti. Um desânimo de dar dó com o fogão. As comidas que têm saído de dentro da minha cozinha parecem cardápio de restaurante PF, mais comum, trivial e sem inspiração, impossível! O que será que se passa com a gente?! Overbaking?!
Enfim, torcendo para me animar e torcendo para vc voltar a se animar e nos presentear com suas maravilhosas receitas. Obrigada pela receita do bolo. Parece fantástico!
Beijos

Unknown disse...

Obrigado por voltar a postar. eu sou um dos que sentiram sua falta. Conheci seu blog em inglês e só bem depois é que descobri que havia uma versão em português.
gostou muito de vc dar as medidas corretas, pois tenho uma certa dificuldade com expressões tipo "o quanto baste" ou "um copo de requeijão" e outras que vejo por aí.
Não para não, seus fãns estão aqui.

Patricia Luck disse...

Oi xará! Estamos sempre por aqui! Take your time e aproveite os fins de semana para descansar e curtir o Pinguinho! Esse bolo parece muito gostoso, e se pudesse, faria um e te mandaria um belo pedaço para agradecer pelas ótimas receitas de sempre! Um abraço!

Filipa Lemos disse...

Como eu entendo! Eu também ando numa fase assim! Mas esse bolo parece realmente uma maravilha!

Dani disse...

Patrícia, a gente sempre vai estar por aqui! E tem tanta coisa gostosa no seu blog, que não vai ser por falta de "novidades" que a gente vai ficar sem ter o que cozinha (ou pelo menos namorar as fotos lindas!).
Preocupa não, que a gente tá aqui!!
Beijos!

Leda calfat disse...

Que bom que voltou Patrícia, sempre aguardo suas deliiiiiiicias!!!
Eu também tenho fases que não tenho vontade de entrar na cozinha,mas passa....
Um grande abraço!

Anônimo disse...

Olá, Patrícia. PELO AMOR DE DEUS, não deixe que a correria do dia a dia faça você desistir ou esquecer do seu blog!!! Ele é lindo e simplesmente o melhor blog de comidas, na minha humilde opinião. É para onde corro, de olhos fechados, quando preciso fazer algo delicioso e certeito para me dar um momento de puro prazer ou para agradar pessoas queridas. Uma verdadeira inspiração!!! Beijos e estaremos sempre aqui.

Anônimo disse...

Olá,
Eu como fã, estou sempre à espera de mais um post "delicioso"....
Mas, por agora o mais importante é ... boa sorte no emprego!!!!
Maria

Unknown disse...

continuo lendo! :)
essas fases da vida são complicadas, mas já já as coisas chegam no lugar certo!

Anônimo disse...

Tem cara daqueles bolinhos para servir com chá =D

Bjs!!


www.exitandosemh.com

Sabrina Romano disse...

Está louca; mesmo sem posts novos o povo vive por aqui! Bolo lindo, com coco, limão, farinha de amêndoa e uma mistura de azeite e manteiga; deve ficar um sonho!

Talitha disse...

que saudade dos seus posts! volta Pat!

Cozinhar é Preciso - Cintya Maria disse...

Oi Patty!
Só digo uma coisa: "tamo junto" rsrs...
Olha só vc postou em Setembro e eu só consegui vir comentar agora em outubro, quase um mês depois. Estou vivendo um momento semelhante ao seu, muito trabalho, correria, porém tenho vontade de ir pra cozinha, mas não tenho tempo mesmo!
Mas, tenho certeza de que é apenas uma fase e irá passar.
Enquanto isso, há muito o que reproduzir de sua cozinha! Seu blog é lindo e repleto de receitas magníficas, portanto não ficaremos tão "orfãos" assim rs... Mas, fico aqui na torcida e aguardando o seu regresso!
Um super beijo cítrico! ;-)
Take care dear!

solanger disse...

Parece delicioso. Pena que preciso receitas sem glúten. Amei o blog.