Monday, September 07, 2015

Brownies de chocolate, canela e Cointreau

English version

Cinnamon Cointreau brownies / Brownies com canela e Cointreau

Meus dias continuam extremamente cheios – muito mais do que eu gostaria que eles estivessem, na verdade – e eu não faço um docinho há semanas (nem lembro mais quando foi a última vez que liguei o forno para isso). Vários finais de semana se passaram sem um bolinho esfriando sobre a bancada por aqui. :(

Pelo menos eu fiz algumas coisinhas gostosas antes de começar a trabalhar e posso dividi-las com vocês, como estes brownies fantásticos: a receita original pedia por pimenta ancho em pó, mas acho que sou um pouco conservadora quando o assunto é chocolate e não gosto da ideia de juntar pimenta aos meus brownies, por mais modinha que isso tenha se tornado (desculpem, Matt e Renato).

Omiti a pimenta, aumentei a canela e troquei o gengibre fresco por uma dose saudável de Cointreau e os brownies ficaram uma delícia – não somente no sabor, eles ficaram com uma textura ótima, úmidos e quase cremosos (que é como gosto dos meus brownies). Vocês podem usar a imaginação e trocar a canela por outras especiarias, ou usar Marsala ou uísque no lugar do Cointreau, por exemplo, ou se tiverem crianças a quem servir os brownies usem só baunilha – lhes garanto que os brownies ficarão igualmente gostosos.

Brownies de chocolate, canela e Cointreau
um nadinha adaptados dos deliciosos Baked: New Frontiers in Baking e Baked Elements: The Importance of Being Baked in 10 Favorite Ingredients

- xícara medidora de 240ml

¾ xícara (105g) de farinha de trigo
¼ colher (chá) de sal
1 colher (sopa) + 1 colher (chá) de cacau em pó, sem adição de açúcar (de preferência alcalinizado)
1 colher (chá) de canela em pó
140g de chocolate meio-amargo, picado – usei um com 53% de cacau
½ xícara (113g) de manteiga sem sal
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
¼ xícara (44g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
3 ovos grandes
½ colher (chá) de extrato de baunilha
3 colheres (chá) de Cointreau

Preaqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre-a com papel alumínio deixando sobras em dois lados opostos, formando “alças”, e unte o papel também.

Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o sal, o cacau e a canela. Reserve.
Junte o chocolate e a manteiga em uma tigela grande e leve ao banho-maria (fogo baixo, sem deixar o fundo da tigela tocar a água), mexendo até que derretam. Desligue o fogo, porém mantenha a tigela sobre a panela. Junte os açúcares e misture bem com um batedor de arame. Retire a tigela do banho-maria e deixe esfriar por 20 minutos.

Acrescente os ovos à mistura de chocolate, um a um, e misture bem com o batedor de arame até incorporar. Acrescente a baunilha e o Cointreau – não bata demais, ou os brownies terão textura de bolo. Salpique os ingredientes secos sobre a massa e misture com uma espátula de silicone, misturando delicadamente de baixo para cima até que somente alguns traços dos ingredientes secos sejam visíveis. Despeje a massa na forma preparada e alise a superfície. Asse por 20-25 minutos ou até que um palito inserido no centro do brownie saia com migalhas úmidas. Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha antes de cortar e servir.

Rend.: 16 unidades

5 comments:

O cantinho dos Gulosos said...

adorava agora comer um que aspeto bom.


O Cantinho dos Gulosos

Susana Machado said...

Lindooos!!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Clara Brito said...

Ao ver esse bolinho deixou me com fome.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/09/festa-regresso-as-aulas-e-um-mix-de.html

Danyela Guedes said...

Que delícia!! Se fizer com whiskie, será que dá certo?

Bjs!!

www.exitandosemh.com

Verdinha said...

Estes pequenos quadrados de chocolate dão me a volta a cabeça!

Related Posts with Thumbnails