Com o fim de “Breaking Bad” achei que demoraria um tempão até viciar em um seriado de TV novamente, mas a qualidade de alguns dramas é tanta que logo arrumei outros vícios. Achei “Rectify” maravilhosa, mas com seis episódios apenas eu terminei de ver a série num instante. Fiz uma pausa para assistir a alguns filmes indicados ao Oscar deste ano e então comecei a ver “Masters of Sex” – quando estava em NYC setembro passado a cidade inteira estava tomada por propagandas de três programas de TV: “The Blacklist”, “Masters of Sex” e “Mom” – fiquei curiosa. Eu e meu marido adoramos a saga de Raymond Reddington, entretanto achei “Mom” pobre e ofensivo – devo estar ficando velha mesmo porque não consigo achar um pingo de graça na ideia de uma adolescente grávida.
Portanto, escolhi “Masters of Sex” e descobri que é um dos melhores seriados já produzidos, com roteiro e atuações em um nível bastante alto e um assunto interessante para arrematar. Eu já sabia o quão talentoso Michael Sheen é – algo confirmado novamente pela série –, por isso a surpresa foi Lizzy Kaplan: eu já a tinha visto em “A Ressaca” – nada de mais – e fiquei boba com sua atuação (sem contar que a mulher é lindíssima).
Geralmente fujo de bolos com ervas – especialmente alecrim, que acho forte demais – mas quando vi Nigel Slater preparar este bolo decidi experimentar: na manhã seguinte ao programa eu estava na cozinha, fazendo a receita dele e perfumando o apartamento todo com limão siciliano e tomilho. O bolo ficou uma delícia e bem molhadinho, e o tomilho dá uma dimensão diferente ao sabor do limão sem ficar com gosto da erva propriamente dita.
Não me importo de estar errada sobre coisas quando o resultado é bom: demorei quase nada para sobreviver ao final de “Breaking Bad” e quero fazer este bolo do Nigel todo final de semana. :)
Bolo de limão siciliano e tomilho
um nadinha adaptado do sempre fantástico Nigel Slater
Bolo:
100g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
100g de farinha de amêndoa
1 colher (chá) de folhas de tomilho fresco – aperte-as na colher na hora de medir
200g de açúcar cristal
200g de manteiga sem sal, amolecida
raspas da casca de 2 limões sicilianos grandes
4 ovos
½ colher (chá) de extrato de baunilha
Calda:
4 colheres (sopa) de açúcar cristal
o suco dos 2 limões usados no bolo
½ colher (chá) de folhas de tomilho fresco - aperte-as na colher na hora de medir
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma de bolo inglês de 900g, forre-a com papel manteiga e unte o papel também.
Bolo: em uma tigela média, peneire a farinha de trigo, o fermento e o sal, e então misture a farinha de amêndoa. Reserve.
Usando um pilãozinho, soque as folhas de tomilho com parte do açúcar até moê-las completamente e o açúcar ficar verdinho e perfumado. Na batedeira, bata a manteiga, o açúcar aromatizado, o restante do açúcar e as raspas de limão siciliano até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Acrescente a baunilha. Em velocidade baixa, junte os ingredientes secos aos poucos.
Transfira a massa para a forma preparada e asse por cerca de 45 minutos, ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito).
Quando o bolo estiver quase pronto, faça a calda: em uma panelinha, junte o açúcar e o suco de limão. Leve ao fogo médio, mexendo, até o açúcar dissolver. Junte as folhas de tomilho e ferva por 1 minuto. Retire do fogo.
Assim que o bolo sair do forno faça furinhos em toda a sua extensão usando um palito de dentes. Aos poucos, despeje a calda sobre o bolo, aguardando cada porção ser absorvida antes de derramar mais calda. Deixe esfriar completamente antes de desenformar e servir.
Rend.: 6-8 porções
sexta-feira, janeiro 31, 2014
Bolo de limão siciliano e tomilho, outro seriado e estar errada sobre as coisas
Marcadores:
baking,
bolo,
calda,
cítrico,
ervas frescas,
farinha de amêndoas,
limão siciliano,
Nigel Slater,
nuts,
tomilho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Oi Pat querida
tenho os dois em casa, que lindeza! amanhã cedim um bolinho quente e maravilhoso!
Bjos Pat e um bom final de semana! lindo e cheio de sol!!!!
Olá Patrícia,tudo bem? Adoro tomilho, uso muito, tenho plantado aqui em casa mas confesso que nunca o imaginei em uma preparação que não fosse salgada. Deve ficar ótimo!! Por falar em séries, estou seguindo a recém estreada "True Detective", eu e meu marido estamos viciados!! Eu não assisti (ainda), mas meu marido tem a mesma opinião que a sua sobre "Breaking Bad". Abraço. Fernanda
Tati, espero que vc goste da receita!
Beijão!
Fernanda, tudo bem, sim, e vc?
Eu tb tenho um vasinho de tomilho, não vivo sem! Uso toda semana para deixar o molho de tomate mais gostoso.
Ah, vou atrás desta série, outras pessoas já me disseram que é bacana!
Bj!
vê the lizzie bennet diaries! é uma serie do youtube com episodios curtinhos e que conta meio que uma versao atual de orgulho e preeconceito! eu vi e fiquei viciada ahaahahah
Patrícia,a farinha de amêndoas vou substituir pela farinha de castanhas dará um sabor diferente mas vou tentar! Faço um de limão com alecrim,fica de-li-ci-o-so.
Postar um comentário