sexta-feira, abril 12, 2013

Bolo de sour cream mesclado com doce de leite + "Perdidos na Noite"

English version

Sour cream dulce de leche swirl cake / Bolo de sour cream mesclado com doce de leite

Assisti a muitos filmes maravilhosos quando era mais jovem – foi quando comecei a prestar atenção nos diretores e não somente nos elencos – e muitos deles se tornaram clássicos; entretanto, há ainda outros tantos para ver e há alguns dias foi uma alegria riscar da lista o fantástico e brilhante “Perdidos na Noite”. Estou até agora boba com as performances de Jon Voight e Dustin Hoffman, me faltam palavras para descrever o que eles fazem no filme – é o que pode haver de melhor em termos de atuação, algo que eu gostaria de ver com mais frequência nos filmes lançados hoje em dia.
Adoro sequências iniciais – minha amiga Bianca sabe disso – e “Perdidos na Noite” tem uma das melhores que vi: é bonita, com um quê poético, e “Everybody’s Talkin’” gruda na cabeça da gente. E além de toda a grandeza do filme, algo me chamou a atenção: Angelina Jolie se parece demais com seu pai quando ele era jovem – a semelhança é impressionante.

***

Bolos feitos com creme azedo (sour cream) se tornaram favoritos meus – a textura é sempre bem macia. Este aqui não é exceção e como bônus há pequenos bolsos de doce de leite escondidos em cada fatia de bolo. Nham! :)

Bolo de sour cream mesclado com doce de leite
um tiquinho adaptado da sempre deliciosa Delicious - Australia

- xícara medidora de 240ml

225g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
180g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
230g de açúcar cristal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
3 ovos, temperatura ambiente
2/3 xícara de sour cream*
½ xícara de doce de leite cremoso
2/3 xícara (73g) de pecãs, picadas – meça, depois pique

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma redonda de 20cm, com aro removível, forre o fundo com um círculo de papel manteiga e unte o papel também (eu usei uma forma com fundo removível).
Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o fermento e o sal. Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a baunilha até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo a cada adição. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Acrescente o creme azedo e bata para incorporar. Com o auxílio de uma espátula de silicone, incorpore a mistura de farinha à massa, misturando de baixo para cima.
Espalhe metade da massa na forma preparada. Espalhe às colheradas metade do doce de leite sobre a massa e, usando uma faquinha sem ponta, misture levemente criando o efeito mesclado. Cubra com o restante da massa e o restante do doce de leite, repetindo o procedimento. Cubra o bolo com as pecãs e leve ao forno por cerca de 1 hora ou até que cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha, por 25 minutos. Com cuidado, remova as laterais da forma e deixe o bolo esfriar completamente.

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte o creme fica bem cremoso – leve à geladeira para ficar mais espesso ainda)

Rend.: 8 porções


17 comentários:

Tina Lopes disse...

Sou uma pessoa patética: nunca vi esse filme (apesar de ter visto pedaços, qd reprisava na tv, mas não vale) e também tô morrendo por esse bolo.

Chef de Algibeira disse...

Ai... ai.. ai... que maravilha que esse bolo deve ser.. tenho que experimentar.. :)
beijinhos e bom fim de semana

Su Delícia disse...

gostei...
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Samy disse...

Ai que delícia de bolinho!
Passando pra te dar um oi Pat, faz tempo que não mando um recadinho, mas to sempre espiando!!

Um beijo!

Sam Nicoli disse...

Por aqui na minha cidade é bem complicado de achar sour cream, será que consigo substituir??

Sam Nicoli disse...

Por aqui na minha cidade é bem complicado de achar sour cream, será que consigo substituir??

Valentina disse...

Pat, este bolo ficou lindíssimo. E o prato..me apaixonei.

Patricia Scarpin disse...

Samy, saudade, querida!
xx

Sam Nicoli, use iogurte natural integral.

Anônimo disse...

Taqueusparela! Preciso fazer esse bolo, Pat!

Beijos,

Márcia Amaral (eme.amaral) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Márcia Amaral (eme.amaral) disse...

Oi Patricia,
Adorei essa receita. Só tive que trocar as pecãs por nozes poque aqui não tem. Mas ficou ótima. O bolo é macio, maravilhoso. ;)
Aqui vai a foto.
bj.,
Márcia.

Patricia Scarpin disse...

Márcia, seu bolo ficou lindíssimo! Que bom que vc gostou - obrigada por me enviar a foto, amei! :*

Renata disse...

Patricia, continuo adorando seus doces e bolos lindos e depois de ler esse post não sosseguei enquanto não encontrei o filme! E não foi fácil! rsrsrs
É muito bom ler um blog de alguém que fala de filme e comida (duas de minhas muitas paixões!)
Beijo grande

Patricia Scarpin disse...

Renata, que coisa boa ler esse seu comentário - espero que vc tenha gostado do filme!
Um beijo!

Rossana disse...

Oi, Patricia!
Inconscientemente, deixei de "bater o ponto" por aqui, hoje me dei conta disso e corri para conferir o que estava perdendo!
(Acho que me ausentei pelo excesso de pecados... Seu blog é um atentado contra aos não-evoluídos como eu, que não se contentam com apenas uma porção de cada delícia!)
Este bolo já está na minha lista, ficou lindo e deve ter ficado delicioso.
Ah, o cinema dos anos 70, outro dos meus fracos... O meu marido toda vez que vê a Angelina Jolie torce o nariz, ele diz que é o mesmo que ver o Jon Voight travestido!
Parabéns pelo blog, sempre!!!
Beijo!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Rossana!
Eu tenho de concordar contigo, a quantidade de doces por essas bandas é grande, mesmo. ;)
Eu também adoro o cinema dos anos 70, um clásssico melhor do que o outro!
Um beijo e obrigada pelo comentário tão querido!

Anônimo disse...

Oi adoro receitas com doce de leite,caramelo e sharope de bordo...amo suas receitas...estou sempre espiando por aqui...bjos