quarta-feira, abril 03, 2013

Babka de cream cheese e damasco + um filme inesquecível

English version

Apricot cream cheese babka / Babka de cream cheese e damasco

Há alguns dias consegui finalmente assistir a “Bullhead” – procurei pelo DVD por meses sem sucesso, mas dei a sorte de vê-lo em um canal a cabo sábado passado. É aquele tipo de filme que fica com você por dias, até mesmo semanas depois de vê-lo, e a principal razão é a performance poderosa e perfeita de Matthias Schoenaerts – a transformação física pela qual ele passou para viver Jacky é impressionante, mas há muito mais do que isso no papel, e acho um prazer e um privilégio ver um ator imerso em um personagem desta forma; lhes contar mais seria estragar o filme, por isso apenas digo que é ótimo que ainda existem atores dispostos a ir tão longe para criar performances como a de Schoenaerts e que isso me faz querer ver “Ferrugem e Osso” ainda mais – na verdade, quero ver mais deste ator e também de Michaël R. Roskam, e que notícia ótima foi ler que eles vão trabalhar juntos novamente, e com Tom Hardy, Noomi Rapace e James Gandolfini para tornar tudo ainda melhor. \0/

Também quero cozinhar mais deste livro adorável, cheio de fotos lindas e receitas deliciosas – se todas as outras receitas ficarem tão lindas e saborosas quanto esta babka ficarei bem contente!
Não desanimem com o fato de a receita ter várias etapas diferentes – cada uma delas é bem simples de fazer e o resultado final compensa cada minuto do preparo. Mas se ainda assim eu não conseguir convencê-los a preparar a babka peço encarecidamente que façam ao menos o recheio de damasco – é fantástico e vai deixar o pãozinho das suas manhãs muito mais interessante. :)

Apricot cream cheese babka / Babka de cream cheese e damasco

Babka de cream cheese e damasco
um nadinha adaptada do delicioso Standard Baking Co. Pastries

- xícara medidora de 240ml

Massa:
1 ¾ xícaras + 2 colher (sopa)s (265g) de farinha de trigo comum
2 colheres (sopa) + 1 colher (chá) de açúcar cristal
1 pitada de sal
1 colher (chá) de fermento biológico seco
1 ovo, temperatura ambiente
1/3 xícara (80ml) de leite integral morno
½ colher (chá) de extrato de baunilha
2 colheres (sopa) - 28g - de manteiga sem sal, amolecida

Recheio de damasco:
½ xícara (120ml) de suco de laranja espremido na hora
1/3 xícara de suco de limão siciliano
1 ½ xícaras de damascos secos
2 colheres (sopa) de açúcar cristal

Recheio de cream cheese:
225g de cream cheese, temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de açúcar cristal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal

Cobertura streusel:
2 colheres (sopa) de açúcar cristal
1 ½ colheres (sopa) de açúcar mascavo claro – aperte-o na colher na hora de medir
1 pitada de sal
¾ xícara (105g) de farinha de trigo
3 ½ colheres (sopa) - 50g - de manteiga sem sal, derretida e fria

Para pincelar:
1 ovo
1 pitada de sal

Massa: coloque a farinha, o açúcar, o sal e o fermento na tigela grande da batedeira e misture. Junte o ovo, o leite, a baunilha e a manteiga e, usando o batedor em formato de gancho (ou o batedor para massas pesadas) bata em velocidade média até obter uma massa homogênea e elástica, cerca de 5 minutos. Faça uma bola com a massa e coloque-a em uma tigela grande levemente pincelada com manteiga. Cubra com filme plástico e deixe crescer em um lugar morninho por cerca de 1 hora ou até dobrar de volume (fiz a babka em um dia friozinho e a massa precisou de 1 ½ horas). Enquanto a massa cresce, prepare os recheios e a cobertura streusel.
Recheio de damasco: em uma panela pequena, misture o suco de laranja, o de limão, os damascos e o açúcar. Leve ao fogo médio-baixo por 10-15 minutos, mexendo ocasionalmente, até que os damascos estejam macios e cerca de metade do líquido tenha reduzido. Retire do fogo e deixe esfriar completamente. Transfira para o processador de alimentos e processe até obter um purê. Reserve em temperatura ambiente.
Recheio de cream cheese: em uma tigela média, misture o cream cheese e o açúcar e bata com uma colher de pau até homogeneizar. Junte a gema, a baunilha e o sal e misture para incorporar. Reserve em temperatura ambiente.
Cobertura streusel: em uma tigela média, misture com um batedor de arame os açúcares, o sal e a farinha. Adicione a manteiga e misture com uma espátula de silicone até que a mistura pareça uma farofa grossa. Leve à geladeira.
Montagem da babka: unte com manteiga uma forma de bolo inglês de 22,5x12,5cm. Em uma superfície levemente enfarinhada, abra a massa com um rolo até obter um retângulo de 25x60cm, com o lado mais longo virado para você. Espalhe o recheio de damasco sobre a massa uniformemente, deixando uma beirada de 1cm sem recheio. Espalhe o recheio de cream cheese sobre o recheio de damasco. Começando pela parte inferior da massa, enrole como se fosse um rocambole até o centro do retângulo. Faça o mesmo com a parte superior da massa, fazendo com que os dois “rolinhos” se encontrem no meio. Visualize o cilindro todo como se fosse dividido em três partes iguais. Dobre o terço esquerdo sobre a parte do meio, e em seguida dobre o terço direito sobre ele. Vire a massa fazendo com que a junção fique virada para baixo. Segure as duas pontas da massa, torça-a gentilmente e coloque na forma preparada. Coloque o ovo e o sal em uma tigelinha e bata ligeiramente com um garfo. Pincele a babka com a mistura, cubra com filme plástico e deixe crescer novamente por 1 ½ a 2 horas – estará pronta para assar quando ao se pressionar a massa com a ponta do dedo a marca permanecer. Enquanto isso, guarde o ovo batido na geladeira.
Pré-aqueça o forno a 190°C. Pincele a babka novamente com o ovo batido e espalhe sobre ela a cobertura streusel, pressionando levemente com a palma da mão para aderir. Asse por cerca de 50 minutos ou até que a babka esteja bem dourada. Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por cerca de 25 minutos e então desenforme com cuidado sobre a gradinha – fique ciente de que algumas migalhas da cobertura se desprenderão do pão ao desenformá-lo.

Rend.: 6-8 porções

8 comentários:

Tertúlia da Susy disse...

Que bela maravilha, kiss

http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/e-um-projeto-qu-e-pretende-difundir.html

Su Delícia disse...

Não conheço o filme, mas despertou-me a curiosidade. Quanto à receita gostei da sugestão ;)
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Doces Dona Joaninha disse...

Adorei a dica do filme! Estou procurando vê-lo, mas ainda não encontrei. A receita é maravilhosa. Tenho damascos e tenho morangos. Acho que vou dividir e fazer metade com morangos, hummmm!!!

Danielle disse...

Obrigada por compatilhar a receita.
Estou aqui no Canada com muita vontade de faze-la, porem temos dificuldade em achar laranjas frescas para espremer. No mercado so acho suco de laranja que eh muito doce para meu gosto e dificil acreditar que nao leve acucar e nem conservantes.
O que poderiamos substituir? Limao siciliano com limao taiti?
Obrigada

Danielle
Calgary - Canada

Patricia Scarpin disse...

Oi, Danielle - fica difícil substituir o suco de laranja nesse caso. Usar só suco de limão vai deixar o recheio muito azedo. :(

Anônimo disse...

parece delicioso mas acho que não consigo dobrar esse cilindro do jeito que está descrito...
não da para fazer um desenho ?

Patricia Scarpin disse...

Anônimo, não sei desenhar. Tentei explicar do melhor jeito possível.

Anônimo disse...

tudo bem, mesmo assim obrigado por responder.
acho esse blog muito bom, leio sempre suas receitas e comentarios sobre filmes, parabéns.