Há alguns dias consegui finalmente assistir a “Bullhead” – procurei pelo DVD por meses sem sucesso, mas dei a sorte de vê-lo em um canal a cabo sábado passado. É aquele tipo de filme que fica com você por dias, até mesmo semanas depois de vê-lo, e a principal razão é a performance poderosa e perfeita de Matthias Schoenaerts – a transformação física pela qual ele passou para viver Jacky é impressionante, mas há muito mais do que isso no papel, e acho um prazer e um privilégio ver um ator imerso em um personagem desta forma; lhes contar mais seria estragar o filme, por isso apenas digo que é ótimo que ainda existem atores dispostos a ir tão longe para criar performances como a de Schoenaerts e que isso me faz querer ver “Ferrugem e Osso” ainda mais – na verdade, quero ver mais deste ator e também de Michaël R. Roskam, e que notícia ótima foi ler que eles vão trabalhar juntos novamente, e com Tom Hardy, Noomi Rapace e James Gandolfini para tornar tudo ainda melhor. \0/
Também quero cozinhar mais deste livro adorável, cheio de fotos lindas e receitas deliciosas – se todas as outras receitas ficarem tão lindas e saborosas quanto esta babka ficarei bem contente!
Não desanimem com o fato de a receita ter várias etapas diferentes – cada uma delas é bem simples de fazer e o resultado final compensa cada minuto do preparo. Mas se ainda assim eu não conseguir convencê-los a preparar a babka peço encarecidamente que façam ao menos o recheio de damasco – é fantástico e vai deixar o pãozinho das suas manhãs muito mais interessante. :)
Babka de cream cheese e damasco
um nadinha adaptada do delicioso Standard Baking Co. Pastries
- xícara medidora de 240ml
Massa:
1 ¾ xícaras + 2 colher (sopa)s (265g) de farinha de trigo comum
2 colheres (sopa) + 1 colher (chá) de açúcar cristal
1 pitada de sal
1 colher (chá) de fermento biológico seco
1 ovo, temperatura ambiente
1/3 xícara (80ml) de leite integral morno
½ colher (chá) de extrato de baunilha
2 colheres (sopa) - 28g - de manteiga sem sal, amolecida
Recheio de damasco:
½ xícara (120ml) de suco de laranja espremido na hora
1/3 xícara de suco de limão siciliano
1 ½ xícaras de damascos secos
2 colheres (sopa) de açúcar cristal
Recheio de cream cheese:
225g de cream cheese, temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de açúcar cristal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal
Cobertura streusel:
2 colheres (sopa) de açúcar cristal
1 ½ colheres (sopa) de açúcar mascavo claro – aperte-o na colher na hora de medir
1 pitada de sal
¾ xícara (105g) de farinha de trigo
3 ½ colheres (sopa) - 50g - de manteiga sem sal, derretida e fria
Para pincelar:
1 ovo
1 pitada de sal
Massa: coloque a farinha, o açúcar, o sal e o fermento na tigela grande da batedeira e misture. Junte o ovo, o leite, a baunilha e a manteiga e, usando o batedor em formato de gancho (ou o batedor para massas pesadas) bata em velocidade média até obter uma massa homogênea e elástica, cerca de 5 minutos. Faça uma bola com a massa e coloque-a em uma tigela grande levemente pincelada com manteiga. Cubra com filme plástico e deixe crescer em um lugar morninho por cerca de 1 hora ou até dobrar de volume (fiz a babka em um dia friozinho e a massa precisou de 1 ½ horas). Enquanto a massa cresce, prepare os recheios e a cobertura streusel.
Recheio de damasco: em uma panela pequena, misture o suco de laranja, o de limão, os damascos e o açúcar. Leve ao fogo médio-baixo por 10-15 minutos, mexendo ocasionalmente, até que os damascos estejam macios e cerca de metade do líquido tenha reduzido. Retire do fogo e deixe esfriar completamente. Transfira para o processador de alimentos e processe até obter um purê. Reserve em temperatura ambiente.
Recheio de cream cheese: em uma tigela média, misture o cream cheese e o açúcar e bata com uma colher de pau até homogeneizar. Junte a gema, a baunilha e o sal e misture para incorporar. Reserve em temperatura ambiente.
Cobertura streusel: em uma tigela média, misture com um batedor de arame os açúcares, o sal e a farinha. Adicione a manteiga e misture com uma espátula de silicone até que a mistura pareça uma farofa grossa. Leve à geladeira.
Montagem da babka: unte com manteiga uma forma de bolo inglês de 22,5x12,5cm. Em uma superfície levemente enfarinhada, abra a massa com um rolo até obter um retângulo de 25x60cm, com o lado mais longo virado para você. Espalhe o recheio de damasco sobre a massa uniformemente, deixando uma beirada de 1cm sem recheio. Espalhe o recheio de cream cheese sobre o recheio de damasco. Começando pela parte inferior da massa, enrole como se fosse um rocambole até o centro do retângulo. Faça o mesmo com a parte superior da massa, fazendo com que os dois “rolinhos” se encontrem no meio. Visualize o cilindro todo como se fosse dividido em três partes iguais. Dobre o terço esquerdo sobre a parte do meio, e em seguida dobre o terço direito sobre ele. Vire a massa fazendo com que a junção fique virada para baixo. Segure as duas pontas da massa, torça-a gentilmente e coloque na forma preparada. Coloque o ovo e o sal em uma tigelinha e bata ligeiramente com um garfo. Pincele a babka com a mistura, cubra com filme plástico e deixe crescer novamente por 1 ½ a 2 horas – estará pronta para assar quando ao se pressionar a massa com a ponta do dedo a marca permanecer. Enquanto isso, guarde o ovo batido na geladeira.
Pré-aqueça o forno a 190°C. Pincele a babka novamente com o ovo batido e espalhe sobre ela a cobertura streusel, pressionando levemente com a palma da mão para aderir. Asse por cerca de 50 minutos ou até que a babka esteja bem dourada. Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por cerca de 25 minutos e então desenforme com cuidado sobre a gradinha – fique ciente de que algumas migalhas da cobertura se desprenderão do pão ao desenformá-lo.
Rend.: 6-8 porções
8 comentários:
Que bela maravilha, kiss
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/e-um-projeto-qu-e-pretende-difundir.html
Não conheço o filme, mas despertou-me a curiosidade. Quanto à receita gostei da sugestão ;)
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/
Adorei a dica do filme! Estou procurando vê-lo, mas ainda não encontrei. A receita é maravilhosa. Tenho damascos e tenho morangos. Acho que vou dividir e fazer metade com morangos, hummmm!!!
Obrigada por compatilhar a receita.
Estou aqui no Canada com muita vontade de faze-la, porem temos dificuldade em achar laranjas frescas para espremer. No mercado so acho suco de laranja que eh muito doce para meu gosto e dificil acreditar que nao leve acucar e nem conservantes.
O que poderiamos substituir? Limao siciliano com limao taiti?
Obrigada
Danielle
Calgary - Canada
Oi, Danielle - fica difícil substituir o suco de laranja nesse caso. Usar só suco de limão vai deixar o recheio muito azedo. :(
parece delicioso mas acho que não consigo dobrar esse cilindro do jeito que está descrito...
não da para fazer um desenho ?
Anônimo, não sei desenhar. Tentei explicar do melhor jeito possível.
tudo bem, mesmo assim obrigado por responder.
acho esse blog muito bom, leio sempre suas receitas e comentarios sobre filmes, parabéns.
Postar um comentário