sábado, dezembro 22, 2012

Biscotti de canela e cereja

English version

Cinnamon and cherry biscotti / Biscotti de canela e cereja

Os biscotti de Natal que fiz ano passado ficaram tão bons que decidi que este ano eu precisaria novamente de biscotti de Natal, mas para mudar um pouquinho as coisas usei uma das ótimas receitas da Donna Hay, misturando canela e cerejas secas. Vocês podem achar que quando o assunto é biscotti eu não consigo ser imparcial (e é verdade), então vou deixar que duas mulheres pra lá de talentosas os convençam de que este biscoito é um docinho muito do bom e facílimo de fazer.

Cinnamon and cherry biscotti / Biscotti de canela e cereja

Biscotti de canela e cereja
um nadinha adaptados da maravilhosa Donna Hay Magazine

- xícara medidora de 240ml

2 xícaras + 2 colheres (sopa) - 300g - de farinha de trigo
1 ½ colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de canela em pó
1 pitada de sal
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
3 ovos grandes, ligeiramente batidos com um garfo
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
2/3 xícara (95g) de cerejas secas, picadas – meça, depois pique

Pré-aqueça o forno a 160°C. Forre uma assadeira grande, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Em uma tigela grande, peneire juntos a farinha, o fermento, a canela e o sal. Junte o açúcar. Adicione os ovos e a baunilha e misture até obter uma massa. Incorpore as cerejas.
Forme um cilindro com a massa de aproximadamente 30cm de comprimento. Coloque na assadeira preparada e asse por 30-35 minutos ou até que dourem e fique firme ao toque. Retire do forno e deixe esfriar na assadeira sobre uma gradinha por 30 minutos. Forre outra assadeira grande com papel manteiga.
Corte o cilindro de massa em fatias de 3mm e coloque na assadeira preparada. Asse por 10-12 minutos ou até que os biscotti dourem e fiquem sequinhos. Deixe esfriar na assadeira.

Rend.: 25 unidades

7 comentários:

B. disse...

Parece uma delícia!
www.analogicbea.blogspot.com

Fernanda Amarante disse...

Vou fazer biscotti hoje e essa receita entrou no páreo, pat!!! Acho que biscotti são os melhores biscoitos pro nosso clima, não? A não ser por quaisquer outros do tipo de pegar com a colher de sorvete, mas ainda assim... Nham nham!

Anônimo disse...

olá, adorei a receita, sera que fica ruim fazer com a cereja em calda? pensei em escorrer bastante e ate mesmo dar uma enxugada com papel toalha... sera que dara certo? Feliz Natal - Miriam Campos

dicionariogastronomico disse...

olá Patrícia,
adorei os teus biscoti, as cerejas devem conferir um toque delicioso :)
um beijinho,
Margarida

Anônimo disse...

Patricia, em primeiro lugar quero te agradecer por manter esse blog tão maravilhoso! Há uns 4 anos eu conheço o blog e desde então eu sempre entro aqui pra escolher alguma receita quando decido fazer algo gostoso. Nem olho mais lugar nenhum, venho direto pra cá e nunca me arrependo! Meus bolos, brownies e cookies saídos daqui sempre fazem um sucesso enorme. Muito obrigada mesmo! O cuidado que vc tem em descrever as receitas e as fotos tornam tudo apaixonante:) agora pretendo me aventurar na parte mais difícil do blog, com receitas mais complicadinhas. Queria muito fazer alguma de cupcake mas percebi que eu nem sei por onde começar. Vc assa os cupcakes em forminhas de papel? Essas fôrmas são vendidas onde? Desculpe perguntar sobre cupcakes no comentário de outra receita... :s obs.: por sua causa eu comprei uma balança de precisão e agora estou desejando um termômetro de forno! :)
Beijos, Juliana Reis

Natália Goldberg disse...

Linda receita :)

Patricia Scarpin disse...

Oi, Juliana! Tudo bem?
Adorei saber que as receitas dão sempre certo contigo, obrigada por vir me contar!
Quanto à sua pergunta, sim, eu asso os cupcakes em forminhas de papel e estas vão dentro de uma forma de alumínio (que mantém o formato do bolinho). Eu compro na Chocolândia e na Barra Doce, em São Paulo. Não sei onde vc mora, mas sei que a Barra Doce (www.barradoce.com.br) envia para Sedex para alguns lugares.
Beijo e boa sorte!