sexta-feira, fevereiro 17, 2012

Muffins de amêndoa recheados com doce de leite

English version

Almond and dulce de leche muffins / Muffins de amêndoa e doce de leite

Além de ser alguém que assiste aos mesmos filmes várias vezes também compro ingredientes em excesso; entretanto, venho lidando melhor com isso desde a decisão do inventário. Mas quando vi doce de leite argentino – e delicioso – em oferta no supermercado não resisti e trouxe três vidros (imensos) para casa. Depois de preparar o bolo de doce de leite diversas vezes ainda tinha um pouquinho de ddl na geladeira e ele se tornou o recheio destes muffins, os mesmos muffins linzer do fantástico Gourmet Today.

Almond and dulce de leche muffins / Muffins de amêndoa e doce de leite

Muffins de amêndoa recheados com doce de leite
um nadinha adaptados do ótimo Gourmet Today

1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
1 ½ xícaras (150g) de farinha de amêndoa (amêndoas finamente moídas)
¾ xícara (150g) de açúcar cristal, de preferência orgânico
2 colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de sal
¼ colher (chá) de canela em pó
1 xícara (240ml) de leite integral, temperatura ambiente
6 colheres (sopa) - 84g - de manteiga sem sal, derretida e fria
1 ovo grande, de preferência orgânico
1 colher (chá) de extrato de baunilha
cerca de 1/3 xícara de doce de leite firme
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 200°C. Unte com manteiga uma forma de muffins de 12 cavidades com capacidade para 1/3 xícara (80ml) cada.
Numa tigela grande, misture a farinha de trigo, a farinha de amêndoas, o açúcar, o fermento em pó, o sal e a canela. Em uma tigela média, misture bem com um garfo o leite, a manteiga, o ovo e o extrato de baunilha. Despeje sobre os ingredientes secos e misture somente até combiná-los – não misture demais; massa de muffin não é lisa como massa de bolo e se você misturar demais os seus muffins ficarão duros.
Despeje cerca de 1 ½ colheres (sopa) de massa em cada cavidade da forma de muffin. Coloque 1 colher (chá) de doce de leite no meio da massa. Cubra com o restante da massa. Asse até que os muffins cresçam e dourem, aproximadamente 15 minutos (faça o teste do palito). Deixe os muffins esfriarem na forma por 5-10 minutos e então, com jeitinho, desenforme-os e transfira para uma gradinha. Polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir.

Rend.: 12 unidades

20 comentários:

Fernanda Passos disse...

Adoro doce de leite! Argentino então.... Obrigada pela receita, vou TER que fazer este fim de semana. Bjinho.

Tina Lopes disse...

Só você pra fazer minha convicção pela dieta estremecer. Ainda bem que moro longe da tua casa, senão ia aparecer hoje mesmo pra um café.

Especialmente Gaspas disse...

Delicia! :)

Ana Beatriz disse...

Acho que nunca comentei mas amo suas receitas <3

Ana Maria disse...

Patricia,
depois de provar um doce de leite argentino... Não tem pra mais ninguem....
com certeza farei essa receita embora eu não goste de amêndoas mas aki em casa elas são disputadíssimas...
só tenho uma dúvida: como fazer a farinha de amêndoas? Elas precisam ser torradas antes ou apenas moídas, mesmo cruas?

Menina, seu blog me mataaaa..... vivo fazendo suas receitas... ai...ai...ai...

German disse...

I love Dulce de Leche, I rather like more the Uruguayan one but is very complicate to find

Quéroul disse...

nham!
mas a minha pergunta é: como é que o doce de leite não explodiu pra fora dos bolinhos?

nunca consegui fazer com que as geléias e os doces de leite que coloquei no bolinho ficassem dentro do bolinho.

tem segredo?

Sabrina Romano disse...

imagine esses caras feitos com raspinhas de laranja na massa e goiabada molinha no recheio; já tentou essa combinação laranja-goiabada? É incrível! bjs

Susana disse...

Eu faço bolinhas com doce de leite bem gelado e passo na farinha de trigo ....dá certo! !!

Danni e Lype disse...

Uau!!! Que DELICIA!!!
Grande beijo, IRene

Anônimo disse...

Nossa q delicia Patricia este blog é fantástico mesmo! adoro doce de leite qual é este ? adoro seu blog, parabéns ! bjo Yara

Janaína disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Janaína disse...

pati, suas receitas são incríveis!!!!! heheh
querida, tenho uma dúvida que eu imagino que você possa solucionar: quero fazer uma receita que vai maple syrup, mas não tenho esse ingrediente, você sabe com o que posso substituí-lo?

bjo, bom feriado!

LuLu disse...

Hummmmm.. que idéia òòòòòtima!

Marmita disse...

Que tentação trazes tu hoje. as imagens ficaram lindas muitos parabéns!

Unknown disse...

Vou ter que fazer, me parecem divinos!!!!

Abraço,
Renata

Simone disse...

Adoro muffins linzer!
E com doce de leite argentino então...
Beijos!

wair de paula disse...

e eu precisava visitar seu blog justamente hoje, quando recomecei o regime? justo eu que adoro doce de leite e sempre encontro motivos para fazer muffins? e adorei esta receita, ainda bem que não tenho doce de leite em casa hoje. amanhã não prometo nada... abraços!

Patricia Scarpin disse...

Tina, eu adoraria ter você aqui em casa prum café. xx

Ana Maria, não sei te dizer, já compro a farinha pronta.

Quéroul, eu não sei o segredo! Aliás, não tinha pensado nisso até vc mencionar. :)
xx

Patricia Scarpin disse...

Janaína, algumas leitoras já fizeram receitas que publiquei aqui usando melado de cana em vez de xarope de bordo (maple syrup). Não garanto o resultado pois nunca testei, ok?
Bj!

Wair, nem me fale em dieta! :)
Um abraço!