terça-feira, fevereiro 28, 2012

Barrinhas de aveia, coco e amora

English version

Blackberry coconut oat bars / Barrinhas de aveia, coco e geléia de amora

Domingo passado, pela primeira vez desde 1997, assisti a toda a cerimônia do Oscar, desde o primeiro minuto até o momento em que “O Artista” foi anunciado como o melhor filme. O que me fez ficar acordada até às 2 da manhã em 1997 foi o meu amor por “O Paciente Inglês” – ficara obcecada pelo filme depois de ler o livro e, para mim, Anthony Minghella fizera algo tão sublime e brilhante que torci muito para que o file levasse o máximo de prêmios possível. Ralph Fiennes não levou o Oscar mas não fiquei tão desapontada porque ele perdeu para o fantástico Geoffrey Rush – não era algo injusto como perder Tommy Lee Jones. :)

Este ano vi a cerimônia desejando com todo o meu coração que Gary Oldman, Rooney Mara (já que Tilda não levou a tão merecida indicação) e Scorsese ou Malick levassem os prêmios, mas não fiquei tão desapontada assim, já que amei “O Artista” e perder para Meryl Streep é uma honra – não é algo injusto como perder para Paltrow, Roberts, Witherspoon ou Zellweger. :)

---

Continuo interessada em receitas preparadas em formas de 20x30cm ou 13x9 polegadas, por isso estas barrinhas foram a primeira receita que testei deste livrinho lindo – elas são tão deliciosas quanto fáceis de fazer e a quantidade enorme de aveia pode lhes permitir dizer aos comensais que se tratam de barrinhas “saudáveis”.:)

Barrinhas de aveia, coco e amora
um tiquinho adaptadas do adorável e delicioso One Girl Cookies: Recipes for Cakes, Cupcakes, Whoopie Pies, and Cookies from Brooklyn's Beloved Bakery

- xícara medidora de 240ml

¾ xícara (75g) de coco em flocos adoçados
1 ¼ xícaras (175g) de farinha de trigo
¾ xícara (131g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
¼ xícara (50g) de açúcar cristal, de preferência orgânico
½ colher (chá) de sal
¾ xícara (170)g de manteiga sem sal, gelada e em pedacinhos pequenos
1 ½ xícaras (172g) de aveia em flocos
½ xícara de geléia de amora

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma retangular de 32x22cm* e forre-a com papel alumínio. Unte o papel também.
Espalhe o coco em uma assadeira e toste-o levemente no forno por 2-3 minutos. Deixe esfriar completamente (mantenha o forno ligado).
Na tigela grande da batedeira, usando o batedor em formato de pá, misture a farinha, o açúcar mascavo, o açúcar cristal e o sal. Bata em velocidade baixa para combiná-los. Acrescente a manteiga e bata em velocidade baixa até que uma massa comece a se formar. Junte o coco e a aveia. Misture em velocidade baixa por mais 1 minuto até obter uma massa farelenta.
Reserve ¾ xícara da massa. Transfira o restante para a forma preparada e, usando as pontas dos dedos, aperte-a no fundo da assadeira, formando a base das barrinhas. Asse por 14 minutos, girando a forma na metade do tempo de forno, ou até que a base doure levemente nas extremidades. Retire do forno (mantenha-o ligado) e deixe esfriar 10 minutos. Espalhe a geléia sobre a base, espalhando uniformemente, deixando uma borda de 1cm sem geléia. Salpique a massa reservada sobre a camada de geléia e asse por mais 8-10 minutos ou até que a geléia borbulhe e a cobertura firme. Deixe esfriar completamente antes de cortar em barrinhas.

* fiz exatamente a receita acima usando uma forma de 20x30cm; reservei 1 xícara de massa para a cobertura e usei o restante na base. Como a minha forma tem fundo removível não forrei com papel alumínio

Rend.: 24 barrinhas

9 comentários:

CRISTIANE LARA disse...

Oi Paty, tudo legal ? Adorei essas barrinhas ! Fofas e deliciosas, hein? rs Assisti ao Oscar também e realmente "O Paciente Inglês" é maravilhoso ! Beijocas

Sabrina Romano disse...

ahan, só não conte para ninguém que aveia abre o apetite! rs...

saboracasa disse...

que excelente aspecto! e bm boas ...

Jo Andrade disse...

boa tarde, barrinhas e tudo de bom.
chocolatesdocemel.blogspot.com

CaMila disse...

Patricia...
eu acabo de conhecer seu blog.

estou absolutamente encantada!
É PERFEITO.

fotos lindas e receitas incríveis.
agora vc vai me ver sempre por aqui!

eu estava lendo o sobre vc e o blog, vc pode me dar uma diquinha?
na questão do isopor, como vc utiliza?

Obrigada
Bjsssss

Anônimo disse...

Pat será q posso substituir o açúcar mascavo por mel?
bj

Manoela S. Vianna disse...

Que delícia essa barrinha!! Vou fazer hoje mesmo, com geléia de blackberry!!! Daqui uns dias posto no meu blog (escrevendoabobrinhas.com) contando como ficou... Bjos

Ameixinha disse...

Aqui a cerimónia começa à 1 da madrugada e termina por volta das 4. Houve anos que consegui ver até meio mas, este ano, nem o início deu para ver :) A sorte é que no dia seguinte passa a repetição mais cedo. Ainda não fiz barritas com geleia, ficaram bem bonitas!

Patricia Scarpin disse...

Camila, obrigada pela visita! É só usar o isopor para refletir a luz sobre a comida.

Rosa Lopes, não substitua, não.