Domingo passado, pela primeira vez desde 1997, assisti a toda a cerimônia do Oscar, desde o primeiro minuto até o momento em que “O Artista” foi anunciado como o melhor filme. O que me fez ficar acordada até às 2 da manhã em 1997 foi o meu amor por “O Paciente Inglês” – ficara obcecada pelo filme depois de ler o livro e, para mim, Anthony Minghella fizera algo tão sublime e brilhante que torci muito para que o file levasse o máximo de prêmios possível. Ralph Fiennes não levou o Oscar mas não fiquei tão desapontada porque ele perdeu para o fantástico Geoffrey Rush – não era algo injusto como perder Tommy Lee Jones. :)
Este ano vi a cerimônia desejando com todo o meu coração que Gary Oldman, Rooney Mara (já que Tilda não levou a tão merecida indicação) e Scorsese ou Malick levassem os prêmios, mas não fiquei tão desapontada assim, já que amei “O Artista” e perder para Meryl Streep é uma honra – não é algo injusto como perder para Paltrow, Roberts, Witherspoon ou Zellweger. :)
---
Continuo interessada em receitas preparadas em formas de 20x30cm ou 13x9 polegadas, por isso estas barrinhas foram a primeira receita que testei deste livrinho lindo – elas são tão deliciosas quanto fáceis de fazer e a quantidade enorme de aveia pode lhes permitir dizer aos comensais que se tratam de barrinhas “saudáveis”.:)
Barrinhas de aveia, coco e amora
um tiquinho adaptadas do adorável e delicioso One Girl Cookies: Recipes for Cakes, Cupcakes, Whoopie Pies, and Cookies from Brooklyn's Beloved Bakery
- xícara medidora de 240ml
¾ xícara (75g) de coco em flocos adoçados
1 ¼ xícaras (175g) de farinha de trigo
¾ xícara (131g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
¼ xícara (50g) de açúcar cristal, de preferência orgânico
½ colher (chá) de sal
¾ xícara (170)g de manteiga sem sal, gelada e em pedacinhos pequenos
1 ½ xícaras (172g) de aveia em flocos
½ xícara de geléia de amora
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma retangular de 32x22cm* e forre-a com papel alumínio. Unte o papel também.
Espalhe o coco em uma assadeira e toste-o levemente no forno por 2-3 minutos. Deixe esfriar completamente (mantenha o forno ligado).
Na tigela grande da batedeira, usando o batedor em formato de pá, misture a farinha, o açúcar mascavo, o açúcar cristal e o sal. Bata em velocidade baixa para combiná-los. Acrescente a manteiga e bata em velocidade baixa até que uma massa comece a se formar. Junte o coco e a aveia. Misture em velocidade baixa por mais 1 minuto até obter uma massa farelenta.
Reserve ¾ xícara da massa. Transfira o restante para a forma preparada e, usando as pontas dos dedos, aperte-a no fundo da assadeira, formando a base das barrinhas. Asse por 14 minutos, girando a forma na metade do tempo de forno, ou até que a base doure levemente nas extremidades. Retire do forno (mantenha-o ligado) e deixe esfriar 10 minutos. Espalhe a geléia sobre a base, espalhando uniformemente, deixando uma borda de 1cm sem geléia. Salpique a massa reservada sobre a camada de geléia e asse por mais 8-10 minutos ou até que a geléia borbulhe e a cobertura firme. Deixe esfriar completamente antes de cortar em barrinhas.
* fiz exatamente a receita acima usando uma forma de 20x30cm; reservei 1 xícara de massa para a cobertura e usei o restante na base. Como a minha forma tem fundo removível não forrei com papel alumínio
Rend.: 24 barrinhas
terça-feira, fevereiro 28, 2012
Barrinhas de aveia, coco e amora
Assinar:
Postar comentários (Atom)
9 comentários:
Oi Paty, tudo legal ? Adorei essas barrinhas ! Fofas e deliciosas, hein? rs Assisti ao Oscar também e realmente "O Paciente Inglês" é maravilhoso ! Beijocas
ahan, só não conte para ninguém que aveia abre o apetite! rs...
que excelente aspecto! e bm boas ...
boa tarde, barrinhas e tudo de bom.
chocolatesdocemel.blogspot.com
Patricia...
eu acabo de conhecer seu blog.
estou absolutamente encantada!
É PERFEITO.
fotos lindas e receitas incríveis.
agora vc vai me ver sempre por aqui!
eu estava lendo o sobre vc e o blog, vc pode me dar uma diquinha?
na questão do isopor, como vc utiliza?
Obrigada
Bjsssss
Pat será q posso substituir o açúcar mascavo por mel?
bj
Que delícia essa barrinha!! Vou fazer hoje mesmo, com geléia de blackberry!!! Daqui uns dias posto no meu blog (escrevendoabobrinhas.com) contando como ficou... Bjos
Aqui a cerimónia começa à 1 da madrugada e termina por volta das 4. Houve anos que consegui ver até meio mas, este ano, nem o início deu para ver :) A sorte é que no dia seguinte passa a repetição mais cedo. Ainda não fiz barritas com geleia, ficaram bem bonitas!
Camila, obrigada pela visita! É só usar o isopor para refletir a luz sobre a comida.
Rosa Lopes, não substitua, não.
Postar um comentário