segunda-feira, novembro 21, 2011

Bolo de nectarina e limão siciliano + Bill Condon

English version

Lemony nectarine cake / Bolo de nectarina e limão siciliano

Sempre digo que um bom diretor consegue tirar leite de pedra – é por isso que eu suspeitava que “Amanhecer” seria o melhor filme da Saga Crepúsculo. Adoro alguns trabalhos do Bill Condon – “Deuses e Monstros” e “Kinsey” fazem parte da minha lista; ele conseguiu extrair uma boa performance de Brendan Fraser – um milagre! – e tornou possível para mim suportar Beyonce e Eddie Murphy por duas longas horas. :D

Agora, o bolo: muito macio, com um toque delicioso de limão siciliano. Acho que algumas framboesas espalhadas sobre a massa junto com as fatias de nectarina seriam uma boa idéia.

Bolo de nectarina e limão siciliano
um nadinha adaptado da sempre maravilhosa Donna Hay Magazine

- xícara medidora de 240ml

175g de manteiga sem sal, amolecida
¾ xícara + 1 colher (sopa) - 162g - de açúcar granulado, de preferência orgânico
raspas da casca de 2 limões sicilianos
½ colher (chá) de extrato de baunilha
3 ovos, de preferência orgânicos
1 xícara + 1 colher (sopa) - 150g - de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
¼ xícara (65g) de iogurte natural integral
2 nectarinas, fatiadas
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma redonda de 20cm de diâmetro, forre o fundo com papel manteiga e unte o papel também.
Coloque a manteiga, o açúcar, as raspas de limão e a baunilha na tigela grande da batedeira e bata até obter um creme claro e fofo, 6-8 minutos. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Raspe as laterais da tigela com uma espátula de silicone ocasionalmente.
Peneire a farinha, o fermento e o sal sobre a mistura. Junte o iogurte e bata somente até incorporar. Espalhe a massa na forma preparada e alise a superfície. Arrume as fatias de nectarina sobre a massa e asse por 50-60 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito).
Deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha, por 15 minutos e então desenforme com cuidado. Remova o papel e inverta o bolo novamente. Deixe esfriar completamente e polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir.

Rend.: 6-8 porções

16 comentários:

Akemi disse...

Este bolo é uma ótima dica para aproveitar as frutas da estação, Patricia! Bjss e uma linda semana!

Letrícia disse...

Tão lindo... Estou apaixonada por bolos com frutas. Esse deve ser ótemo :-)

Beijo, boa semana!

Loly disse...

Me encantan los bizcochos con frutas. Lo adaptaré a las frutas que tenemos ahora de temporada. Te quedó divino. Un abrazo.

Ameixinha disse...

Bolo com iogurte e frutas é sempre das melhores opções :)

camilla disse...

como fica lindo o bolo com pedaços da fruta aparecendo...nunca comi bolo com nectarina..fiquei curiosa..
bjs

Fê Dayrell disse...

Patricia, ficou muito mas muito bonito e com aparência de muito apetitoso.
Bjo

Sabrina disse...

Não bastasse postar a foto desse bolo lindo, ainda nos massacra com "acho que algumas framboesas espalhadas sobre a massa junto com as fatias de nectarina seriam uma boa idéia"; dá até para imaginar uma vozinha dissimulada, com o dedinho no canto da boca, pronunciando essas palavras com o olhar de Capitu. Você é terrível!!!

Em tempo, fiz o brownie do "dia a dia" com farinha integral e um toque de marsala no lugar da baunilha... Só te digo que ele ficou muito, mas muito úmido; dava para passar a colher, displicentemente, pela assadeira e comê-lo aos bocados! Bjs

Beth disse...

Lindo bolo parabens, a decoração ficou fantàstica!

Bjs

Sarah Abreu disse...

Ai, que lindo! Acho que vou aproveitar uns pêssegos! Boa semana! Beijos!

Samy disse...

Nossa, concordo com todos que vão ver essa foto "o bolo ficou LINDO" Pat! To louca pra fazer uma receitinha diferente, fiz um pedido do supermercado online que deve chegar hj a noite, porque a geladeira tá dando eco, quando chegar eu invento algo :)

xx

Rita disse...

BrendaN Fraser: tem um filme antigaço com ele, em que ele se envolve com um pintor, faz ideia qual seja? Vi há séculos e me lembro que gostei. Não sei se eu estava sóbria. Porque qualquer outra com Brendan Frazzzzzzzzzzzzz.

O bolo: nham!!

Bj
Rita

Fer Ayer disse...

Vou ver o filme hojeeeeeeeeeee...risos

Miuda disse...

Pati, cada vez que vejo as suas fotos...,ah... não me apetece sair do seu blog!!! )) Tão apetitoso é tudo que você faz! Adorei a receita desse bolo, porque gosto muito de nectarinas e ainda todos os doces cítricos!
Obrigada por seu trabalho magnifico!

Fabiane Camara disse...

Olá!!! Adoro seu blog ! Parabéns!!! As receitas são ótimas! Fiz este bolo e ficou uma delícia!!! Fiz apenas algumas substituições: no lugar das raspas de limão coloquei água de flor de laranjeira e no das nectarinas usei pêssegos! A massa é super leve!!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Fabiane! Tudo bem?
Menina, que notícia boa! Adorei as suas substituições (a receita original da Donna Hay leva pêssegos!).
Beijo e obrigada pelo comentário!

Noemia Vida disse...

Uau!! Babei!!

Related Posts with Thumbnails