domingo, julho 17, 2011

Sopa de ervilha, a formatura da minha irmã e caipirinhas em excesso

English version

Pea soup / Sopa de ervilha

Eu gostaria de poder dizer que fiz esta sopa por um motivo nobre, mas a verdade é que a preparei para o almoço por causa de uma ressaca colossal. :S

Tudo começou na noite anterior: fomos à formatura da minha irmã – sou velha e falo “colegial” em vez de “ensino médio”, ok? – e nos divertimos muito por lá (derramei algumas lágrimas durante a cerimônia, confesso). Durante a festa, meu irmão me disse que eu “tinha que provar” as caipirinhas que estavam sendo servidas. Tomei uma tradicional, de limão. Estava bem boa. Daí ele me disse que a de morango estava uma delícia. E a de kiwi. E a de maracujá. E, é claro, a caipirinha de abacaxi também. Na manhã seguinte eu estava um bagaço: minha cabeça pronta para explodir, o João tinha ido trabalhar (eu estava de férias) e não tinha nada na geladeira. Minha salvação foi um saquinho de ervilhas congeladas e umas fatias de pão.

De qualquer modo, a sopa ficou saborosa e foi fácil de fazer – por isso a compartilho com vocês hoje.

Sopa de ervilha
da sempre linda e deliciosa Donna Hay magazine

- xícara medidora de 240ml

½ colher (sopa) de azeite de oliva
½ cebola, bem picadinha
2 ½ xícaras de ervilhas congeladas
2 ½ xícaras (600ml) de caldo de galinha ou legumes
sal e pimenta do reino moída na hora
¼ xícara de creme azedo (sour cream)*

Aqueça uma panela média em fogo alto. Acrescente o azeite e a cebola e refogue por 2-3 minutos ou até que a cebola esteja macia. Junte as ervilhas, o caldo, o sal e a pimenta. Deixe ferver e então cozinhe por 5 minutos ou até que as ervilhas estejam macias. Retire do fogo e bata no processador/liquidificador ou use um mixer diretamente na panela até obter um creme homogêneo – com bastante cuidado, pois o líquido pode espirrar.
Transfira a sopa para tigelinhas e cubra com uma colherada de creme azedo. Salpique com um pouquinho de pimenta do reino e sirva.

* creme azedo (sour cream) caseiro: em uma tigelinha, misture ¼ xícara (60ml) de creme de leite fresco com 1 colher (chá) de suco de limão ou limão siciliano, misturando até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente até engrossar um pouco mais, cerca de 1 hora.

Rend.: 2 porções

10 comentários:

Carla disse...

Uau, que farra boa! E eu adorei a receita pq se deixar eu como dessas ervilhas todo dia. Vou tentar fazer essa sopa hj à noite.
bjs e boa semana!

ameixa seca disse...

Ainda bem que estava de férias, né? Imagino se estivesses no trabalho, seria tudo corrido a pontapé por ti ;) Sou uma eterna fã de sopas e não tenho quase nenhuma no blog. Mea culpa. Ainda por cima verde é uma das minhas cores favoritas :)

moranguita disse...

hehe que grande noite. a sopinha sabe sempre bem e depois duma noites dessas melhor ainda
beijinhos

Isadora disse...

que delícia de festa, hein?! as vzs é bom...pra relaxar!

esta sopa está com uma cara ótima! pro frio também nada melhor!!!

http://deliciasdaisa.blogspot.com/

Davi Moura disse...

Não há um mal que não venha pra um bem! Ressaca sim, mas pelo menos bateu a criatividade pra cozinhar e ainda postar no blog! haha!

abração

Patrícia Abreu disse...

Olá, Paty! Aproveitando bem as férias rsrsrrs! Amo sopa de ervilha, mas nunca tinha feito nenhuma com as congeladas. Vou experimentar! Bj grande!

Pati disse...

Patricia, mesmo odiando ervilha cá estou. Que surpresa boa o seu blog, sempre virei checar suas histórias e receitas.

P.S: Vc começou a ouvir Smiths aos 8 anos de idade e eu Guns n' Roses! Silverchair veio na minha adolescência e me tomou de assalto! Fiz um post sobre o final da banda no meu blog.

Kss!
http:\\hierbitte.blogspot.com

Patricia Scarpin disse...

Oi, xará! Tudo bem? (tô rindo aqui do teu ódio por ervilhas). :D
Volte sempre, sim! Que bom que gostou, fico feliz.
Beijo!

Regina disse...

Além de receitas deliciosas, fotos fantásticas, você ainda nos brinda com esses textos do cotidiano. Adoro. Seu blog is a feast to the eyes.

Agora me deu vontade de tomar todas aquelas caipirinhas deliciosas :)

Patricia Scarpin disse...

Regina, que doce o teu comentário, obrigada! Que bom que vc gosta daqui, eu fico feliz.
Beijão!

Related Posts with Thumbnails