quarta-feira, maio 25, 2011

Bolo sueco (Swedish visiting cake) + letras de música

English version

Swedish visiting cake / Bolo sueco

Uma das minhas coisas favoritas em aprender inglês foi poder entender letras de música – acho que alguns de vocês concordam comigo. :)

Dito isso, há vezes em que quero ouvir canções com letras complexas e outras em que canções quase sem letra me agradam. Sinto o mesmo quando o assunto é bolo: há momentos para belezinhas complexas, cheias de camadas e recheios, e vezes em que só os bolos simples me interessam. ;)

Bolo sueco (Swedish visiting cake)
da bíblia de baking da Dorie

- xícara medidora de 240ml

1 xícara (200g) de açúcar refinado + um pouquinho extra para polvilhar
raspas da casca de 1 limão siciliano
2 ovos grandes
¼ colher (chá) de sal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 fava de baunilha, aberta no sentido do comprimento, sementinhas raspadas com as costas da faca – ou use ½ colher (chá) de extrato de amêndoa, como na receita original
1 xícara (140g) de farinha de trigo
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, derretida e fria
cerca de ¼ xícara de amêndoas em lâminas (com ou sem casca)

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma frigideira de ferro fundido “temperada”* de 23cm ou uma frigideira do mesmo tamanho que possa ir ao forno, ou use uma forma de bolo ou torta de 23cm de diâmetro.
Em uma tigela grande, misture o açúcar e as raspas de limão e esfregue os ingredientes juntos com as pontas dos dedos até o açúcar ficar bem aromatizado. Junte os ovos, um a um, mexendo com um fuê até misturar bem. Junte o sal e os extratos/sementinhas de baunilha. Com uma espátula de silicone, misture a farinha, e em seguida acrescente a manteiga, mexendo delicadamente, de baixo para cima.
Espalhe a massa na forma preparada e alise a superfície. Salpique com as amêndoas e o açúcar extra (se usar uma forma de bolo ou torta coloque-a dentro de uma assadeira de beiradas baixas).
Asse por 25-30 minutos ou até que o bolo doure e fique levemente crocante/sequinho nas extremidades – o bolo ficará úmido por dentro. Retire do forno, deixe o bolo esfriar na forma sobre uma gradinha por 5 minutos e então passe uma espátula ou faca fina pelos lados e no fundo do bolo para soltá-lo**. Sirva morno ou frio.

* depois de usar sua panela de ferro fundido, enxugue-a bem com um pano e leve-a ao fogo por alguns segundos para remover qualquer traço de umidade. Antes de guardar, unte a parte de dentro da panela com óleo vegetal (usando um pedaço de papel toalha)
** usei uma forma para torta canelada e foi impossível soltar o bolo quando ele ainda estava quente; deixei esfriar completamente e então soltei uma parte das laterais com o cabo de uma colherinha e terminei de soltar o fundo com uma espátula de metal larga

Rend: 8-10 porções

10 comentários:

Andréa Potsch disse...

Fiquei muito curiosa para provar esse bolo... Bem diferente!
bjs

Samy disse...

Pat!!
Só passei pra te dar um oii, fiquei tanto tempo na praia que abandonei todos os blogs que visito, mas espiei o seu sempre, só não te escrevi, tambem fiz muitas receitas pra familia, e um drink que fez muito sucesso, de pêssego em calda batido + champagne, gostaram tanto que pediram bis!
ahuahuah beijo!!

Angela Escritora disse...

Deve ser bom de um jeito imoral!! Vou fazer algum dia certamente, valeu!!

Valentina disse...

Acho que realmente tem hora pra tudo. Amaria dividir esta tua criação. Tão comforting.

Fernanda Garcia disse...

Adorei esse bolo, alem de tudo tem dois motivos otimos para eu fazer, tenho essa frigideira e nunca havia usado e adoro bolos que nao sao excessivamente doces!

Ate mais,
Fernanda Garcia

ameixa seca disse...

No meu caso, queria aprender islandês para poder entender as letras da Bjork e dos Sigur Ros :) Não me importava nada de aprender sueco também, ir visitar o país e ser recebida com uma delícia destas ;)

.a que congemina disse...

Pode curtir tudo, né? As ideias, as músicas e o bolo.


;*

Raquel de Meneses disse...

Acho que esse bolo é a prova de mim, hein Pat? Tentarei!

;)

Sabrina Romano disse...

Como é modesta; olhem só a preparação desse bolo simples... Também, para quem faz bolo de três camadas, qualquer outro é molesa... Ficou lindo e o sabor deve ser incrível... bj

Patrícia Abreu disse...

Olá, Paty! Impagável o vídeo do You can Dance! Só vc pra achar uma coisa dessas... bj